image

Review Grid Autosport

Lançado pela Codemasters em 24 de junho de 2014, e agora disponível também para Nintendo Switch, GRID Autosport é um jogo de corrida com elementos de simulação lançado originalmente para PC, PS3 e Xbox 360. Com nota 7,5 nas reviews mundiais, o jogo decepcionou alguns fãs em sua época de lançamento, e após quase 5 anos no mercado, faremos a análise desse que podemos dizer que sim: é um bom jogo.

GRID Autosport conta com um modo no qual o jogador precisa convencer que é um piloto virtual de verdade, com tudo o que é capaz de fazer. Somente assim, participando corridas em diversos modos diferentes e correndo em nome de várias equipes, o jogador pode chegar ao seu objetivo no jogo, que é ganhar o Campeonato GRID. Depois de muitas horas no volante ou no controle (no caso, a versão analisada foi a do Xbox 360), o jogador precisa participar de corridas em cinco modalidades diferentes, cada uma com sua característica e tipo de carro específico. Listando os modos de corrida, temos:

Touring

É o sistema de competições de carros de turismo, estilo Stock Car, Nascar, ou mesmo Supercars. Nessa modalidade, o jogador deve se mostrar um pouco mais agressivo que o normal, já que a grande maioria dos carros têm potência parecida, necessitando de um pouco de agressividade e arrojo para se sagrar vencedor. A quantidade de colisões desse tipo de corrida é bem elevada, sendo que a taxa de acidentes no meio da pista é bem grande, o que exige o jogador estar atento o tempo todo.

Open wheel

Essa é minha categoria favorita e é conhecida por muitos como carros de monoposto ou de fórmulas. São corridas de alta velocidade, imitando a GP3, Formula 2 e Formula Indy. E justamente por esse tipo de corrida ter carros que são extremamente frágeis a colisões, é necessário uma pilotagem exemplar por parte do jogador: sem toques e sem cometer erros. Por isso, é preciso bastante treino e muito cuidado e atenção durante a competição para chegar ao lugar mais alto do pódio.

Endurance

É uma corrida de resistência sempre disputada no período noturno. Aqui, você deve preservar o seu carro, incluindo os pneus, que desgastam conforme a corrida vai sendo disputada. É preciso não forçar muito o carro, tendo cuidado para evitar as colisões e preservar também o motor. As competições geralmente acontecem em circuitos fechados e não são mensurados em voltas, mas sim em um período de 8 minutos. Quem terminar esse tempo na frente é o vencedor.

Tuner

É a modalidade de carros tunados em competições de velocidade ou de habilidade no volante. Aqui, existem dois tipos diferentes de competição: por tempo, em que você deve fazer a melhor volta para garantir o primeiro lugar, e as competições de drift. Na segunda competição, você compete em um pequeno circuito, com curvas bem fechadas para você derrapar. A cada derrapagem bem sucedida e prolongada, você acumula pontos. Quem tiver mais pontos, leva a vitória.

Street

Em outras palavras, são as corridas com carros de rua ao redor do mundo. Todos os circuitos são inspirados em locais existentes no mundo real e como o próprio nome já diz, são todas corridas organizadas em grandes ruas ao redor do globo. Aqui, o jogador pode se preparar para demonstrar velocidade e agressividade, para tentar garantir o primeiro lugar. É basicamente o modo mais arcade do jogo.

Um jogo de nicho para amantes de corrida

Contando com 28 circuitos, sendo a maioria deles inspirados em autódromos existentes no mundo real, GRID Autosport é recomendado apenas para fãs da franquia e jogadores que buscam jogos de corrida que mesclam elementos de simulação e arcade. A depender da dificuldade que o jogador programar na sua jogatina, o sistema fica mais ou menos arcade, o que é vantajoso, pois pode vir a atender uma maior quantidade de pessoas, mas mesmo assim, apenas para jogadores que tem alguma experiência em jogos de corrida.

Desse modo, o jogo é agradável e faz com que os jogadores que queiram liberar as conquistas gastem horas e horas jogando ele. Eu particularmente desisti de fazer os 100%, mas vou garantir de fazer todos os troféus offline, que não são difíceis, mas exigem tempo.
E você, caro leitor do nosso site e ouvinte do nosso podcast: o que está achando das reviews? Já ouviu nosso novo podcast de notícias? O que está pensando que podemos melhorar no site? Não pense duas vezes e deixe seus comentários abaixo, curta nossa página no Facebook e nos siga no Twitter para acompanhar todas as novidades.

Prós
• Boa jogabilidade
• Gráficos decentes
• Existe diferença real entre os sons dos motores
• Cada carro guiado se comporta de maneira diferente dos de outra categoria

Contras
• Repetitivo demais para quem deseja coletar todas as conquistas
• A inteligência artificial poderia ser mais elaborada
• Depois de dominar a mecânica do jogo, ele não apresenta mais grandes desafios, apenas se aumentar a dificuldade
• Não é possível customizar seu capacete nem o carro