Lost Eidolons tem uma fonte de inspiração muito forte em Fire Emblem, o RPG de estratégia da Nintendo – e só de ter mais ou menos as mesmas raízes fazem com que o jogo seja excelente. Porém, a coisa muda bastante na forma como a história é contada e, principalmente, na parte visual. Mas vamos por partes.
Desenvolvimento: PID Games
Distribuição: Plug in Digital
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Estratégia, RPG
Classificação: 12 anos
Português: Legendas, Interface
Plataformas: PS5, Xbox Series X/S, PC
Duração: 43 horas(Campanha)/55 horas (100%)
O emblema de fogo?
Uma das melhores coisas de Lost Eidolons é o seu excelente combate. Os mapas são grandes e variados, o que nos permite criar várias estratégias para derrotar os adversários, humanos ou não. Por exemplo, se o personagem parar em uma poça de água ou então em um rio, ficará molhado, o que dará abertura para tomar um dano de raio, caso a magia seja usada. Outra coisa legal é que quando paramos nossa unidade na floresta e ela pega fogo, tomamos dano contínuo enquanto não nos movermos dali.
Todos os personagens ficam gigantes perto dos cenários em que estão, mas a câmera chega mais perto na hora do combate propriamente dito. Ou seja, ver as magias sendo executadas é um espetáculo, mas o mesmo vale para golpes normais como de espadas, machados, lanças ou arcos e flechas.
Cada arma é, por assim dizer, super efetiva contra um tipo de armadura. O ideal é sempre ficar de olho nos modelos que os adversários estão usando e tirar vantagem disso, mas lembrando que isso também vale para os nossos heróis. Uma coisa que eu gostei foi o fato de o chefão da fase ter sua defesa aumentada caso tenha lacaios em sua volta. Ou seja, o ideal é matar geral e aí sim passar a navalha no grande líder inimigo.
Política e morte, muita morte
As terras de Benário viviam em paz absoluta, mas isso mudou quando Ludivictus apareceu e colocou fogo no parquinho, assim separando o continente em vários pedaços. Porém, Eden, um líder de um bando de mercenários, se vê obrigado a participar da guerra depois que seu vilarejo é incendiado.
Essa é uma das partes mais inconstantes de Lost Eidolons. A história é bacana e vemos uma boa progressão, contudo, é possível ver cenas estáticas, animações muito bonitas e bem feitas, e outras coisas que lembram os jogos de PC dos anos 2000. Muitas das cenas são dubladas, mas nem todas, o que não tem nenhum problema. O game conta com legendas em português, o que nos deixa compreender perfeitamente tudo o que está acontecendo.
Cadeia de comando
Com o desenrolar da aventura, vamos liberando uma série de coisas para fazer além de acompanhar os capítulos que compõem a história. Temos um grande acampamento para conversar com todos os membros do nosso esquadrão, o que nos libera também novos personagens, a oportunidade de fazer missões e muitas outras coisas. Apesar desse aspecto ser bem legal, a movimentação de Eden é meio travada, então andar de um lado para o outro é meio chato. Porém, felizmente, temos um sistema de transporte rápido.
Outra coisa bem legal é que podemos interagir com os demais personagens e conhecer mais suas histórias, como uma espécie de um sistema de relacionamentos. As missões nos dão moedas de ouro, que podem ser usadas nas vendas. Eventualmente, vendedores com itens especiais podem aparecer, mas esses são obtidos principalmente nas lutas, seja através de baús ou ao derrotar certos inimigos.
Uma coisa bem legal, mas que ficou chata ao mesmo foi o sistema de classe. Subir pontos de classe é bem fácil, o que faz com que se alcance o nível máximo muito rápido. Isso não é um problema, mas o chato é que novas evoluções só são liberadas ao chegar em determinados capítulos, o que meio que nos deixa travados, por assim dizer.
Por fim, a magia também ficou bem legal. Esqueça pontos de magia: aqui cada uma delas pode ser usada uma determinada quantidade de vezes, então é melhor dosar bem seu uso, seja para o ataque quanto para a defesa. As classes de magos seguem o mesmo esquema válido para as outras. No entanto, a única diferença é que eles causam um dano muito grande e possuem um excelente alcance.
Um bom jogo
Recomendo imensamente Lost Eidolons, apesar dos problemas que tive com o game. A primeira falha aconteceu em uma transição de capítulo, durante uma das cenas do jogo, e meu save foi obliterado, fazendo com que eu começasse tudo de novo. Ainda assim, com muita força de vontade, retomei a jornada, e no meio de uma luta, tudo travou novamente, com o PlayStation 5 funcionando normalmente e o jogo travado.
Apesar dos problemas, Lost Eidolons é um excelente jogo que traz um combate extremamente divertido e uma direção de arte que conta sua história de uma forma um tanto quanto confusa, por assim dizer. As legendas em português não vão deixar ninguém de fora e todos poderão apreciar a obra. Suas influências em Fire Emblem são palpáveis e tornam o jogo recomendável para todos os amantes do gênero, além de quem está a procura de uma boa aventura.
Código de PS5 adquirido pelo autor
Revisão: Julio Pinheiro