Meet Your Maker é um jogo de plataforma desenvolvido e publicado pela Behaviour Interactive, a mesma empresa responsável por Dead by Daylight. Sem um grande foco narrativo, o título põe jogadores para invadirem bases criadas por outros jogadores em busca de um artefato valioso. A experiência é agradável, apesar de ser prejudicada por seu sistema de progressão questionável.
Desenvolvimento: Behaviour Interactive Inc.
Distribuição: Behaviour Interactive Inc.
Jogadores: 1-2 (online)
Gênero: Plataforma, Tiro
Classificação: 16 anos
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: 9 horas (campanha)/42 horas (100%)
Roubando itens
A gameplay de Meet Your Maker é complexa e dividida em dois modos diferentes. Na hora de invadir as bases, é preciso entrar em um posto avançado sem sofrer danos das armadilhas presentes nos locais. O objetivo é roubar o MatGen, um receptáculo que serve como uma ferramenta para progredir no game.
O personagem tem acesso a diversos artifícios para suceder em suas investidas, incluindo a opção de contar com a cooperação de outro jogador. O Vigia pode usar um gancho, que lhe permite escalar as bases megalomaníacas com mais facilidade. O instrumento é útil para se movimentar pelos mapas e evitar os ataques inimigos, porque eles matam o personagem instantaneamente. Ele é equipado também com uma arma e um equipamento corpo a corpo, que podem ser utilizados de uma forma extremamente rápida ao pressionar os gatilhos ou botões do mouse. A munição é limitada, sendo vital coletar as balas disparadas contra os rivais e armadilhas para avançar sem problemas.
Dificuldade é alta
As fases, designadas pelos próprios membros da comunidade, impressionam pela engenhosidade. Existem alguns mapas que foram projetados pelos desenvolvedores, e esses mostram o quão brutal e impiedoso Meet Your Maker pode ser. As invasões apresentam um loop desafiador que faz com que cada base precise ser estudada para completá-las, o que torna Meet Your Maker em um sensacional teste de memória e agilidade.
A frustração é parte do título, e é fundamental superar ela para vencer, pois não há checkpoints no decorrer das missões. Se morrer, tem que recomeçar do zero. Felizmente, Meet Your Maker distribui pontos de experiência a cada acontecimento das partidas, e ainda mantém as recompensas entre as tentativas. Os materiais obtidos em cada invasão são usados para aprimorar as habilidades do Vigia, por meio das armas, trajes e itens disponíveis na loja do game.
Construir é simples
Os problemas de Meet Your Maker começam com sua progressão ruim. É preciso adquirir uma base para começar a criar um local a ser invadido, e juntar Sintitas suficientes para isso demora muito tempo, uma vez que a quantidade de moedas distribuídas a cada partida não é alta o bastante.
Com o modo de construção liberado, é necessário exercer toda a criatividade imaginável para designar uma fase com armadilhas capazes de surpreender os jogadores. Todo o funcionamento desse aspecto é completamente interativo, sendo possível até mesmo criar o comportamento dos adversários ao assumir o papel deles em primeira pessoa. O modo é bem feito e impressiona por sua qualidade, mas isso tudo deveria estar disponível desde o início, não após horas de jogatina.
Quase uma rede social
Com a fase criada, é possível compartilhá-la com a comunidade. Os invasores que morrem em suas tentativas deixam itens nos mapas, que são úteis para melhorar o personagem de uma maneira passiva. É permitido conferir como os jogadores reais lidam com as fases através da função de replays, que também deixa assistir às próprias invasões nos mapas alheios.
No entanto, o game erra ao oferecer conteúdos limitados em períodos semanais e diários. Ter tudo desbloqueado em qualquer momento seria ótimo, já que essa tentativa de manter um engajamento não funcionou. Meet Your Maker foi lançado em abril de 2023 e poucos meses depois, já amarga menos de 100 usuários simultâneos na Steam. Contudo, o jogo possui suporte ao crossplay, que unifica a base de jogadores entre todas as plataformas.
Deveria suportar mods
Produzido pela Behaviour pela Unreal Engine 5, Meet Your Maker tem um bom desempenho em sua versão para computadores, apresentando uma imagem nítida e sem travamentos. O universo é bem representado nas fases, que exibem tons laranjas e frios que imprimem uma boa identidade para o visual do título. Entretanto, as texturas têm uma resolução inconsistente, visto que algumas estão em uma definição alta, enquanto outras são apenas borradas.
O suporte ao ultrawide deixa a desejar. Embora a interface seja bem posicionada, o jogo não oferece funções de customização do ponto de vista expansivas o suficiente para o formato de tela em questão. É impossível alterar isso manualmente por conta do anti cheat adotado pelos produtores, que impede qualquer tipo de modificação. Um suporte para mods seria bem-vindo para dar uma longevidade para o título, que se escora justamente em conteúdo criado pela comunidade.
Sensacional
Meet Your Maker é um jogo metódico e criativo. Completar uma fase é sempre recompensador, e construir um mapa é mais satisfatório ainda. Porém, o game sofre com alguns problemas de design e progresso que poderiam ter sido facilmente evitados por seus responsáveis. Mesmo com essas falhas, a experiência não deixa de ser inovadora e, acima de tudo, muito divertida.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Ailton Bueno