Capa de Heavy Duty Challenge

Review Offroad Truck Simulator: Heavy Duty Challenge (PC) – Complexo e bugado

Offroad Truck Simulator: Heavy Duty Challenge é um simulador de condução de caminhões em locais montanhosos desenvolvido pelos poloneses da Nano Games e publicado pela Aerosoft, empresa especializada no gênero. Embora o título tenha uma ideia interessante, tudo é estragado por causa de sua execução problemática e performance extremamente bugada.

Desenvolvimento: Nano Games

Distribuição: Aerosoft GmbH

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Simulação

Classificação: Livre

Português: Interface

Plataformas: PS5, Xbox Series X|S, PC

Duração: Sem registros

Dirigibilidade complexa

Jogabilidade de Heavy Duty Challenge

O objetivo de Heavy Duty Challenge é simples: dirigir suavemente um caminhão que tem uma direção pesada e complicada em regiões montanhosas repletas de obstáculos e ângulos íngremes. O terreno é bem detalhado, existindo uma interação exageradamente sensível com os veículos que é típica de simuladores do gênero, podendo ficar preso no mapa por qualquer motivo.

Conhecer cada canto dos mapas não é o suficiente para suceder nas tarefas. É vital se familiarizar com as mecânicas do jogo, que exige um conhecimento técnico do sistema de marchas e das diferentes configurações de tração e direção em um caminhão. Entretanto, a jogabilidade é focada em um lado arcade devido à disponibilidade de auxílios que desatolam a carreta quando ela estiver presa em algum obstáculo, além de um sistema de pontuação que recompensa o jogador conforme sua habilidade e agilidade em cada missão.

Opções de modos

Jogabilidade do título

Offroad Truck Simulator: Heavy Duty Challenge é dividido em quatro modos distintos, incluindo uma espécie de autoescola que tenta explicar as mecânicas e tarefas de coleta e entrega de cargas. Há também um modo que permite pilotar espontaneamente em dois grandes mapas, além de campeonatos de tempo, nos quais é necessário cumprir objetivos o mais rapidamente possível nos desertos dos Estados Unidos e em outras áreas similares na Europa.

Os créditos recompensados ao finalizar missões nesses modos podem ser utilizados para adquirir novos caminhões e para aprimorar suas peças. Esse sistema de progressão é satisfatório, mas não é tão bom quanto poderia justamente pelo fato dele se concentrar somente na compra de carros, e não na liberação de mapas adicionais e variados.

Um caminhão de problemas

Gameplay do título

Apesar das mecânicas apresentadas serem funcionais, Offroad Truck Simulator: Heavy Duty Challenge não proporciona uma experiência agradável, visto que o título possui uma miríade de problemas em sua versão atual. Um exemplo disso está no sistema de câmera, que sofre com falhas técnicas. O campo de visão pode ser livremente ajustado, com opções entre terceira e primeira pessoa. Porém, as configurações nunca são salvas, sendo preciso reajustar tudo sempre que um mapa é carregado.

A visão em primeira pessoa foi mal executada pelos responsáveis, uma vez que não tem como ver o corpo do motorista, apenas um “fantasma” mexendo no volante. Evidentemente, faltaram animações nesse aspecto, que falha em dar uma imersão quando o modo é selecionado precisamente por sua apresentação incompleta. O simulador tem uma interface péssima, marcada por uma tradução para o português tosca, repleta de termos confusos e mal escritos. Não há confirmações nos menus, nem funções que respondem adequadamente aos comandos do controle, resultando em mais frustrações no decorrer da jogatina.

Performance horrível

Heavy Duty Challenge tem péssimos gráficos

No entanto, o que realmente surpreende aqui é a versão para computadores de Heavy Duty Challenge, mas não de uma maneira positiva. O desempenho é tão ruim a ponto de fazer com que o jogo seja injogável e desprazeroso. A performance é pífia, independentemente da opção de qualidade selecionada – se é que o termo “qualidade” pode ser usado aqui. O título é ridiculamente pesado e sequer utiliza todos os recursos da máquina, denotando um péssimo trabalho de otimização por parte dos desenvolvedores.

Logicamente, os gráficos não justificam o desempenho abaixo do esperado. A imagem entregue pela engine proprietária da Nano Games é lotada de serrilhados e texturas em baixa resolução, além de sombras e reflexos que não são atualizados de acordo com a taxa de quadros do game, que sofre com travamentos constantes nas telas de carregamento. Dá para obter uma performance “melhor” ao reduzir todas as configurações, mas isso prejudica totalmente a gameplay e compromete até mesmo a visibilidade do cenário – e nem assim o simulador funciona corretamente, em uma taxa de quadros aceitável.

Os defeitos não se limitam aos visuais, uma vez que até a parte sonora deixa a desejar. Os efeitos possuem uma qualidade terrível e não podem ser devidamente silenciados por conta da interface que, apesar de possuir a função, simplesmente não muta o áudio de fato. Heavy Duty Challenge é um desastre completo e nenhum desses problemas foram consertados desde o lançamento, que ocorreu em setembro de 2023, embora os produtores estejam sempre atualizando o game com novidades.

Péssimo e tenebroso

Offroad Truck Simulator: Heavy Duty Challenge passa longe de ser uma experiência minimamente jogável. As mecânicas são interessantes, mas o polimento técnico pavoroso faz com que esse título seja algo que deve ser evitado a qualquer custo. Existem alternativas melhores dentro desse gênero, como SnowRunner e MudRunner, que merecem muito mais atenção do que um jogo como esse.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Offroad Truck Simulator: Heavy Duty Challenge

3

Nota Final

3.0/10

Prós

  • Mecânicas interessantes

Contras

  • Performance tosca
  • Gráficos ruins
  • Interface tenebrosa