review-asdivine-cross-ps4

Review Asdivine Cross (PS4) – Revivendo a fantasia dos clássicos JRPGs

Asdivine é um reino de magia e fantasia dominado por divindades cheias de ira. Junte-se a um grupo de ladrões ao melhor estilo de Robin Hood, enquanto desvenda os mistérios que circundam esse universo de criaturas fantásticas. Lançado originalmente para o 3DS, Asdivine Cross recebeu um tratamento especial, trazendo toda dinâmica dos clássicos JRPGs de turno, com uma roupagem em alta definição para os consoles mais atuais. O que será que se esconde no interior desses calabouços sombrios? 

Desenvolvimento: EXE-CREATE
Distribuição: KEMCO
Jogadores: 1 (local)
Gênero: RPG
Classificação indicativa: 12 anos
Português: Não
Plataformas: PS4, Switch, Xbox One
Duração: Sem registros

Um bom RPG como antigamente

Asdivine Cross é um típico RPG japonês. As lutas acontecem de forma aleatória pelo mapa, onde é possível selecionar entre ataque ou defesa a cada novo turno. Com uma visão de cima para baixo, você deve controlar seu grupo, escolhendo entre os atributos únicos dos seus personagens, que evoluem com a experiência obtida ao final de cada batalha.

Você viverá na pele de Harvey, um membro de um grupo de foras da lei, que roubam dos ricos para dar aos mais pobres. Seu mundo vira do avesso, quando em uma de suas missões ele acaba conhecendo uma misteriosa garota chamada Amelia, que diz ser a verdadeira princesa da cidade de Luminia.

Ajude Amelia a reencontrar seus pais.

Amelia foi substituída por uma sósia e jogada no calabouço do castelo de Luminia por seu tutor, Duncan. Harvey, então decide ajudar a pobre garota a recuperar seu posto de princesa, enquanto enfrentam as forças das trevas que estão dominando toda Asdivine.

A partir daí, a história terá um desenvolvimento bastante linear, embora algumas reviravoltas possam acontecer. A cada chefe superado, novos pontos de descobrimento vão sendo adicionados ao mapa, enquanto você libera caminhos antes fechados por portões. Novos monstros vão aparecendo e outras missões vão sendo apresentadas ao jogador.

Além das missões principais, você também irá encontrar habitantes dos diversos vilarejos do mapa que pedirão ajuda com as mais diversas atividades, que vão desde encontrar uma criança desaparecida até caçar sapos na beira do rio.

Ajude os habitantes de Asdivine com as tarefas do dia-dia.

A simplicidade pode ser uma armadilha

Asdivine Cross possui visuais bastante simples, mas muito vibrantes e coloridos. Alguns elementos até parecem terem sido retirados de criadores de RPG como RPG Maker. No entanto, alguns itens presentes na tela parecem muitas vezes não combinarem com o estilo adotado por aquele ambiente, como barris bem detalhados em 3D encostados em paredes de contorno mais simples sem efeitos de luz e sombra.

As músicas e os efeitos sonoros também são simples e até repetitivos. Algumas vezes, acabam não combinando com o ambiente que você está. De uma hora para outra, os pacatos vilarejos com trilhas tranquilas dão lugar a uma cena de batalha acompanhada dos mais agudos ruídos que uma guitarra possa proporcionar.

Alguns gráficos e texturas parecem não combinar com o ambiente.

Confiança é a chave para o sucesso

O que faz Asdivine Cross se destacar sobre outros clássicos de RPG é que, durante a batalha, é possível combinar os golpes por meio da habilidade de Confiança. Na tela de luta, você verá uma barra que vai enchendo conforme você ataca (quase como acontece com os Limit Breaks dos antigos Final Fantasy). Ao chegar em 100%, você pode selecionar um personagem para utilizar um golpe devastador, ou então aprimorar a equipe com melhorias de ataque e defesa.

Outro ponto são as inúmeras opções de personalização de suas armas. É possível adicionar diferentes status como veneno ou sonífero com os diferentes itens que você obtém nos diversos baús escondidos pelo mundo. Ainda existe uma espécie de loot box que pode te dar armas poderosas logo no início da sua aventura. Mas, é claro, isso irá depender da sua sorte.

O sistema de Confiança é ponto chave para a vitória contra os chefes.

Muito cuidado com o que vem pela frente

Como em todo RPG das antigas que se preze, Asdivine Cross é baseado na evolução dos seus personagens por meio de pontos de experiência. A cada novo nível, você desbloqueia uma nova habilidade que poderá ser usada em batalha. Portanto, se prepare para horas e horas de trabalho duro para maximizar suas magias e atributos. 

O jogo traz também uma opção para alterar a quantidade de batalhas aleatórias que você encontra pelo mapa. Se ainda estiver achando muito difícil, é possível alterar a dificuldade a qualquer momento. E para aqueles jogadores que querem um atalho, Cross ainda possui DLC que permitem que seus personagens evoluam seus atributos de forma mais rápida. Ao final da trama principal é possível recomeçar um novo jogo, com seus atributos já desbloqueados para conseguir destravar novos finais.

Se estiver tendo dificuldades, você poderá diminuir a dificuldade do jogo ou abrir uma loot box.

Jogue do seu jeito

No final das contas, Asdivine Cross consegue agradar a todos os gostos de jogadores de RPG. Ele pode ser jogado de modo clássico, por meio da evolução excessiva dos seus personagens por lutas e mais lutas aleatórias, como você também pode diminuir a dificuldade e a quantidade de batalhas a hora que quiser. Além, é claro, de poder usar dinheiro de verdade para evoluir de forma ainda mais rápida.

Independente da sua escolha, Asdivine Cross consegue ser bastante divertido e vai te levar a um mundo de fantasia com surpresas pelo caminho. Junte-se ao grupo de foras da lei de Harvey e salve o mundo de Asdivine das forças do mal, enquanto ajuda seus companheiros mais afortunados.

Cópia de PS4 cedida pelos produtores.

Revisão: Jason Ming Hong

Asdivine Cross

7

Nota Final

7.0/10

Prós

  • O sistema de Confiança deixa as lutas mais divertidas
  • Várias opções de personalização dos seus equipamentos
  • É possível alterar a dificuldade a qualquer momento
  • Você pode aumentar ou diminuir a probabilidade de encontrar uma batalha

Contras

  • É um pouco repetitivo
  • Existe um sistema de loot box herdado das versões para celular
  • Gráficos e trilha sonora são um pouco genéricos
  • É preciso jogar tudo mais uma vez para conseguir ver todos os finais