review-bugsnax-1

Review Bugsnax (PS4) – É de dar água na boca

Recheado de criaturas estranhas, mistérios assombrosos e uma jogabilidade repetitiva, Bugsnax diverte e surpreende com a criatividade de seus desenvolvedores.

Nativos da remota ilha Grandsnak, Bugsnax são insetos misturados com comidas ou comidas misturadas com insetos? Seja qual for a sua escolha, devemos concordar que a ideia da Young Horses foi genial. Afinal, quem não gostaria de experimentar um delicioso Burguesouro Grelhado e em seguida se refrescar com uma maravilhosa Snakirinha? O cuidado e dedicação da equipe de desenvolvimento durante a criação das 100 espécies de Bugsnax é um dos pratos principais dese mundo.

Desenvolvimento: Young Horses
Distribuição: Young Horses, Fangamer
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura
Classificação indicativa: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: PS4, PS5 e PC
Duração: 8 horas (campanha) / 13 horas (100%)

Onde está Liz Megafigo?

Devemos descobrir por onde anda Liz Megafigo
Todos reunidos em volta da fogueira enquanto resolvem brigas internas

Em Bugsnax assumimos o papel de um jornalista investigativo em decadência que é convidado por Elizabert Megafigo, para explorar Grandsnak e escrever um artigo sobre as estranhas criaturas encontradas na ilha. Chegando lá, descobrimos que Liz desapareceu e uma grande briga fez com que os habitantes da pacata cidade de Snackburgo se dispersassem por toda o local. Então, somos escalados por Filbo, o prefeito, para ajudar na busca por Elizabert e convencer todos os antigos moradores da  cidade a retornarem para ela. Para que esta missão seja cumprida devemos investigar todas as áreas da ilha, desde a Ravina Esturricada ao último metro quadrado da linda praia da Baía Borbulhante. Realizando pequenos favores aos moradores e capturando cada uma das criaturas, juntaremos todas as peças necessárias para solucionar este grande quebra-cabeça.

Temos que pegar!

Existem diversas opções para captura das criaturas.
Existem diversas opções para captura das criaturas.

Conforme exploramos a ilha e avançamos na história, desbloqueamos novas ferramentas para realizarmos a captura das suculentas criaturas. Cada uma delas deve ser usada individualmente ou em combinação com outras para facilitar a captura dos apetitosos e carismáticos bichinhos. 

Cada espécie de Bugsnax tem personalidade, medos e rotinas próprias. Algumas só aparecem em dias chuvosos, já outras atacam qualquer um que se aproxime de seu território. Seja qual for o alvo, você deve escaneá-lo para saber suas fraquezas e estudar sua rota para planejar um ataque certeiro e capturá-lo. 

Depois de capturados, os Bugsnax podem ser utilizados em missões, pois muitos moradores usarão as criaturas em experimentos ou apenas para fazer um lanchinho, mas quando ingeridos eles acabam causando algum tipo de “reação alérgica” em quem o consome. Infelizmente, após algumas horas a jogabilidade fica repetitiva e previsível pois algumas espécies compartilham os métodos de captura com outras. A dificuldade do jogo está presente somente no início, pois quando o jogador entende como funcionam as mecânicas de captura, ele não terá dificuldade em avançar e capturar a criatura que quiser.

Repetições em todo lugar

Muitos problemas estão presentes em Bugsnax.
Alguns dos exemplares encontrados na ilha.

Além da falta de variedade nos métodos de captura, Bugsnax também dispõe de uma baixa variedade de missões. Podemos resumir os objetivos em 2, capturar um Bugsnax específico e escanear algo, seja ele uma área ou objeto. Este ciclo tedioso me fez querer desistir de jogá-lo diversas vezes.

Como se não bastassem os problemas citados acima, temos que encarar diversas telas de carregamento quando trocamos de ambiente, que podem chegar a absurdos 25 segundos. O ritmo do jogo é muito lento e a sensação de estar fazendo as mesmas coisas do início ao fim fica cada vez mais forte conforme avançamos na história. 

Outro problema são alguns erros nas traduções e legendas. Liz é mencionada como Liz Mafagafo e Liz Megafigo, algumas espécies de Bugsnax não tem o nome traduzido em algumas missões e diversas vezes as legendas não aparecem durante a fala dos personagens, o que pode atrapalhar o entendimento. Até o momento não foi lançado um patch de correção para o PS4, então tive que lidar com todos estes problemas durante minha jogatina. 

Um sabor amargo no final

Mesmo com muitos problemas, Bugsnax é muito divertido. Porém o preço ainda está salgado!
Mutações acontecem no corpo de Filbo após ele comer diversos Bugsnax.

Mesmo com todos os problemas listados anteriormente, Bugsnax consegue divertir muito com suas mecânicas, enredo e ,principalmente, com a criatividade na construção deste inexplorado mundo. A melhor parte do jogo com certeza é descobrir novas criaturas e ver a reação que elas causam nos moradores da cidade quando ingeridas. Mas logo tudo se torna repetitivo e cansativo. O preço atual é de R$133,90. Um valor justo, se levarmos em consideração sua proposta, mas aguardar uma promoção é sempre a melhor coisa a fazer.

Cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Bugsnax

6.5

Nota final

6.5/10

Prós

  • Ambientação magnífica
  • O jogo esbanja criatividade
  • Jogabilidade intuitiva
  • Piadas na medida certa
  • Jogo pra família

Contras

  • Progressão fácil
  • Erros na tradução
  • Jogabilidade repetitiva