Dead by Daylight

Review Dead by Daylight: Chapter 29 DLC (PC) – Três ótimas adições

Dead by Daylight chegou em 2016 e, desde então, se tornou o principal expoente do terror assimétrico. Mesmo após 7 anos de estrada, o jogo nunca parou no tempo e está sempre recebendo novidades, como até a ilustre e pitoresca inclusão de Nicolas Cage ao elenco, por exemplo. 

Desenvolvimento: Behaviour Interactive Inc.

Distribuição: Behaviour Interactive Inc.

Jogadores: 5 (online)

Gênero: Terror

Classificação: 18 anos

Português: Interface e legendas

Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X/S

Duração: Sem registros

Quatro contra um

Perseguindo uma sobrevivente

Dead by Daylight coloca quatro sobreviventes e um assassino em um jogo de gato e rato. As vítimas precisam escapar da morte enquanto tentam consertar geradores de energia para fugir do local onde estão presas com um matador ensandecido.

A jogabilidade é baseada em testes de habilidades, que consistem em pequenos eventos de ação rápida que avaliam e recompensam a atenção dos jogadores enquanto eles cumprem os objetivos. É necessário pressionar uma determinada tecla dentro de um período específico para efetuar as ações de uma forma silenciosa.

O game oferece uma experiência satisfatória, mas apenas para aqueles no lado dos sobreviventes, visto que eles possuem diversas vantagens, além de uma jogabilidade mais livre. A jogatina é desequilibrada, pois os matadores sofrem com uma gameplay e mecânicas lentas, que não funcionam tão bem quanto poderia por serem pouco responsivas na hora da ação. 

Vários crossovers

Reparando gerador

Como Dead by Daylight segue um modelo de serviço, os desenvolvedores precisam introduzir novidades constantes para manter uma base de jogadores engajada pelo maior tempo possível. A Behaviour coloca sempre personagens originais e inéditos no jogo, enquanto também trabalha em cooperação com grandes empresas para a adição de ícones conhecidos do entretenimento global. 

Com o tempo, Dead by Daylight gradualmente virou uma grande festa entre as franquias mais relevantes do mundo do terror. Dentro do jogo, podemos entrar no papel de figuras como Leatherface, Sadako, Ghostface, Nemesis, Bill, de Left 4 Dead, e até o Pyramid Head, de Silent Hill. A equipe de desenvolvimento realiza consistentemente um bom trabalho ao transpor as habilidades deles para o jogo, além de homenageá-los com toda a reverência e prestígio possível. Esses personagens são disponibilizados por meio de pacotes de DLCs, que costumam custar cerca de R$ 30 na loja da Steam. 

Agora é a vez de Alien

Jogabilidade de killer

Uma das adições mais recentes ao jogo é o Capítulo 29. A atualização traz um crossover com Alien, uma das mais importantes séries da história do cinema norte-americano. Os desenvolvedores focaram em levar os personagens do filme de 1979 ao jogo, e sucederam nisso com perfeição ao entregar um assassino com uma gameplay mais divertida do que grande parte do elenco de matadores presentes no jogo. 

Xenomorfo, o grande vilão que foi incluído neste capítulo, é um assassino extremamente veloz. Sua vantagem (a mecânica que concede melhorias nas habilidades dos sobreviventes e matadores) é útil para caçadas rápidas e brutais, já que os mapas ganham túneis quando esse matador em questão é selecionado. Essa adição permite um deslocamento mais acelerado entre as diferentes áreas dos vastos locais presentes no jogo, gerando partidas mais ágeis e equilibradas do que o normal. A mudança também adiciona um valor tático maior na movimentação e posicionamento do assassino, que precisa sempre surpreender suas vítimas se quiser vencer.

Uma excelente sobrevivente

Ellen Ripley é uma das personagens jogáveis

Ellen Ripley, personagem originalmente interpretada pela lendária Sigourney Weaver, também dá as caras em Dead by Daylight. No jogo, ela é uma sobrevivente silenciosa, com acesso a habilidades mais furtivas, que lhe permitem andar sem fazer barulho e se esconder sem chamar tanta atenção. Ela também tem acesso a uma vantagem mais específica, que só pode ser utilizada em determinados pontos de cada partida, que a deixa soltar armadilhas pelo mapa. Essa é uma ferramenta espetacular para atrapalhar o assassino e ajudar o resto do time, pois a estratégia e o trabalho em equipe são vitais para a vitória dos sobreviventes. 

As novidades não se limitam apenas a esses dois personagens, porque os produtores também incluíram os Destroços da Nostromo em Dead by Daylight. O mapa adicional recria a icônica espaçonave do filme de 1979 ao mesmo tempo em que inclui também diversos easter eggs e referências a outros títulos da saga cinematográfica. A Behaviour realizou três excelentes adições, que além de tudo, ainda proporcionam skills excelentes para o elenco geral do game, visto que as vantagens de Ellen e do Xenomorfo também podem ser aplicadas para os outros personagens presentes no jogo. 

Divertidinho

Dead by Daylight é sempre revigorado quando ganha ótimos novos conteúdos, como esse capítulo dedicado ao Alien. É sensacional que as empresas detentoras das grandes marcas do horror estejam dispostas a colaborar com a Behavior e ajudar a tornar o game em uma celebração do terror, que ainda assim, consegue evitar deixar novas ideias de lado.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Ailton Bueno/Jason Ming Hong

Dead by Daylight

8

Nota Final

8.0/10

Prós

  • Variedade de conteúdo
  • Crossovers com várias franquias

Contras

  • Falta de opções técnicas
  • Balanceamento esquisito