Fueled Up capa

Review Fueled Up (Xbox Series S) – Overcooked no espaço

Altamente inspirado em Overcooked e suas semelhanças, Fueled Up vem com uma proposta para ser um jogo cooperativo no estilo “festa” (party) no espaço sideral. No entanto, o que esse indie faz para se destacar nesse cenário de party games?

Desenvolvimento: Fireline Games
Distribuição: Fireline Games
Jogadores: 1-4 (local e online)
Gênero: Party, Arcade
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataforma: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S/X
Duração: 6 horas (campanha)

Cooperar para um bem comum

Fases possuem vários perigos na espaçonave
Fases possuem vários perigos na espaçonave

Nossa missão aqui é reparar todas as áreas da espaçonave enquanto lidamos com perigos de todos os recintos. Sozinho ou aliado a um amigo localmente ou online, toda a tripulação composta por até 4 personagens precisa cuidar de todos os buracos que aparecem ao redor da espaçonave e martelá-los. Além disso, há uma refinaria dentro de uma sala onde colocamos cristais para fazer combustível para nossos motores continuarem funcionando. Adicionalmente, existem botões para fechar e abrir certas portas, o que pode levar a situações mentalmente confusas por conta das “pegadinhas” ao termos passagens fechadas em noss cara.

Jogar sozinho aqui é meio que uma tarefa árdua, assim como em Overcooked. Precisamos alternar entre os dois personagens o tempo todo para realizar tarefas em diferentes locais da espaçonave. Isso prejudica um pouco a busca pelas 3 estrelas mais os objetivos secundários em todas as missões, já que ser um jogador solo torna as coisas um pouco mais difíceis do que deveriam. Porém, ao contrário de Overcooked, aqui não é uma missão impossível atingir todos os objetivos dentro de uma fase, que é algo que desbloqueia novos personagens – mesmo que a jogabilidade continue sendo a mesma independente da sua criatura.

Erros crassos

Fumaça é um dos perigos apresentados

À medida que o jogo avança, novos perigos são apresentados, como asteróides dos quais você precisa se livrar já que estes explodem e fazem uma bagunça que cola seu personagem no chão e o desacelera. Mesmo assim, é correto dizer que a repetição está presente aqui, e o jogo não faz um bom trabalho em termos de variedade. A jogabilidade tem dificuldade em encontrar algo realmente novo que atualize as coisas.

Quanto ao co-op online, a opção de entrar na respectiva funcionalidade é um pouco escondida. Demorei um bom tempo para descobrir que a jogabilidade online é feita através da opção Gerenciar equipe no menu principal, que também é usada para jogar cooperativamente no mesmo console. Acredito que isso seja uma falha do ponto de vista da experiência do usuário, pois não fica nada claro.

Personagem no formato de banana desloqueável

Finalmente, os comandos são mapeados de forma um pouco estranha. O botão X é usado para realizar ações específicas, enquanto o botão A funciona como o botão para pegar coisas. Isso torna as coisas confusas, pois apenas um botão podia ter sido escolhido para ser alternado dinamicamente entre uma função e outra. Para finalizar, o design de som é bastante ruim. Não há dublagem para nenhum personagem, e nem mesmo grunhidos genéricos existem aqui. Além disso, a música de fundo é insanamente repetitiva e envelhece muito rápido, e me cansei principalmente do menu principal e da área de seleção de fases e sua trilha sonora maçante.

Falta variedade, mas tem potencial para ser melhorado

Eu diria que Fueled Up é um jogo com muito espaço para melhoria, e é importante notar que hoje em dia os jogos têm essa forma prática de serem melhorados que é através de atualizações. Eu realmente espero ver novos modos de jogo, personagens, dublagem e coisas significativas chegando a este indie, pois ele tem grande potencial para enfrentar títulos notáveis ​​como Overcooked e Moving Out. Apesar da jogabilidade ser divertida, ela aqui envelhece super rápido, além do design de som ser bem ruim e os perigos não trazerem muitas novidades no decorrer da jornada.

Cópia de Xbox Series X/S cedida pelos produtores

Fueled Up

6

Nota final

6.0/10

Prós

  • Co-op local e online
  • Jogar sozinho é bem possível
  • Jogabilidade funciona bem
  • Opções de acessibilidade

Contras

  • Repetição excessiva
  • Sem matchmaking (online só com amigos)
  • Design de som ruim