Se fosse para dizer em poucas palavras, Fuga: Melodies of Steel 2 é um excelente jogo de RPG. Ele preenche todos os requisitos para ser dessa categoria e ainda incentiva o jogador a se aprofundar ainda mais na história dos personagens e do mundo onde ele se passa. Mas vamos por partes.
Desenvolvimento: CyberConnect2
Distribuição: CyberConnect2
Jogadores: 1 (local)
Gênero: RPG
Classificação: 14 anos
Português: Não
Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: 22 horas (campanha)/31 horas (100%)
Um mundo em guerra
Fuga: Melodies of Steel 2 é literalmente uma sequência do título anterior. Para aqueles que não puderam jogar o primeiro game, há uma seção que relembra os fatos, mas somente através de imagens, sem nenhuma narração.
Agora a aventura acontece 1 ano depois, e as crianças são convidadas a visitar uma instalação militar para ajudar em uma investigação. Tudo se inicia no momento em que algumas delas entram no tanque Taranis, o qual acaba perdendo o controle e começa a destruir tudo o que vê pela frente. O restante das crianças acaba no tanque Tarascus, que foi comandado pelo grande vilão do jogo anterior, e partem em uma jornada para salvar seus amigos.
Com o tempo, acabamos descobrindo muita coisa sobre o que está acontecendo e vamos aprendendo mais sobre o mundo e cada um dos personagens. A forma escolhida para desenvolver boa parte da história é através de imagens estáticas com alguns efeitos e um narrador.
Toda a arte usada é extremamente bem feita, sendo uma das partes que mais me chamaram a atenção. A dublagem só está disponível em japonês e francês com legendas em inglês. O que é uma pena, já que a falta do nosso idioma pode afastar alguns jogadores desse grande título.
Tanque de guerra
Como dito acima, a batalha acontece em um tanque de guerra. Cada criança fica responsável por um tipo diferente de arma, designadas por cores. As batalhas são em turno, com uma linha do tempo que mostram os membros do combate. Os inimigos podem ser atrasados de acordo com o seu tipo. Eventualmente eles terão defesas, que podem ser quebradas usando golpes especiais que aprendemos durante a jornada.
Cada capítulo é formado basicamente de um caminho, que podemos escolher entre os normais ou difíceis. A partir daí temos batalhas para fazer, que podem ser sequenciais. E eventualmente recuperamos pontos de vida, e adicionalmente temos as intermissões.
Essas intermissões consistem em momentos de interação entre as crianças. Podemos conversar entre eles e aumentar o “laço” que possuem, o que fará o poder dos golpes duplos ficarem ainda mais fortes. Essa é a forma de aprendermos mais sobre eles, e também de melhorar nosso tanque. E tudo vai além de só melhorar armas, já que podemos ter animais, como galinhas, e assim colher ovos, plantações de batata, cenouras, e muitos outros; além de ser possível cozinhar, dormir e muitas outras coisas.
Confesso que além da batalha, essa foi a parte que mais gostei de Fuga: Melodies of Steel 2. Em alguns momentos podemos visitar cidades, e assim ouvir histórias dos moradores, ajudar algumas pessoas, passar na loja, entre outros. Alguns pontos nos dão acesso a um serviço aéreo, que vai além disso, nos permitindo fazer compras.
Um bom RPG
Fuga: Melodies of Steel 2 é muito bom. O combate é divertido e nos faz pensar em alguns momentos, sendo uma das melhores partes do game. A forma como a história evolui é muito boa também, e dou um grande destaque para a forma correta de se usar um narrador, pois a sensação é de estar lendo um bom mangá ou então jogando uma sessão de RPG de mesa com os amigos. Os personagens são ótimos e o estilo gráfico usado é excelente. Uma pena que não temos legendas em português, o que com certeza afastará muitos desse bom título.
Cópia de PS5 cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong