Inspirado pela mitologia eslava, Gord é um jogo de estratégia em tempo real com visão isométrica, que nos coloca no comando de uma tribo disposta a fazer o impensável para sobreviver aos horrores de uma terra impiedosa. Devemos preparar nosso grupo de homens e mulheres para enfrentar entidades grotescas e malévolas, estando dispostos a fazer o que for necessário em nome do bem maior.
Você possui a convicção necessária para encarar essa aventura sombria e tomar as decisões corretas para que a tribo da alvorada não sucumba à escuridão e à insanidade? Vamos explorar um pouco do que Gord tem a nos oferecer.
Desenvolvimento: Covenant.dev
Distribuição: Team17
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Estratégia, Simulação
Classificação: 14 anos
Português: Não
Plataformas: PC, PS5, Xbox Series X/S
Duração: 18 horas (campanha)/18 horas (100%)
Missão suicida
Por ordens do rei, devemos partir para terras indomadas a fim de garantir a sobrevivência da nossa tribo. Pois, ao assumirmos o comando da Tribo da Alvorada, tornou-se nossa responsabilidade assegurar a sobrevivência de todos os integrantes. No entanto, tais feitos são praticamente impossíveis nesses ambientes repletos de bandidos, monstros e demônios. Devemos construir assentamentos fortes e bem estruturados, com funções diversas e bem estabelecidas entre todos os personagens. Um planejamento cauteloso é a única coisa que poderá nos dar uma chance mínima de sobreviver a essa missão suicida.
Administrando recursos
A construção do nosso assentamento em Gord depende de três recursos básicos: madeira, junco e comida. Desde que tenhamos uma produção constante desses suprimentos, podemos evoluir e administrar nossa base de forma mais tranquila. No entanto, durante toda a jogatina, precisamos estar atentos ao consumo desses materiais, principalmente a comida, para evitar que nossos personagens morram de fome.
Gord é um jogo desafiador e implacável. Certa vez, fiquei sem alimentos suficientes para minha tribo, e ao enviar meus batedores para vasculharem as redondezas em busca desses suprimentos, me deparei com criaturas horrendas que destruíram minhas unidades rapidamente. É simples assim, basta apenas uma decisão errada para perder o progresso de todo um capítulo.
Escuridão e insanidade
Além dos recursos principais, que são a base para a construção e desenvolvimento do nosso assentamento, Gord conta com mais dois pontos importantes em sua estrutura: a escuridão e a insanidade, e ambos estão relacionados de forma intrínseca. A escuridão esconde perigos inimagináveis e criaturas medonhas saídas da mitologia eslava – horrores que só podem ter sido frutos de mentes doentias.
Tais coisas afetam a sanidade dos nossos personagens. Por exemplo, ao enviar um batedor para explorar uma área ou ao mandar um lenhador buscar madeira longe da base, eles podem acabar vendo coisas que afetarão sua mente de forma negativa. Portanto, será preciso tomar bastante cuidado e estar atentos à barra de sanidade de cada integrante da tribo, pois, caso ela chegue a zero, a mente dos nossos sobreviventes se quebra, deixando-os em um estado de loucura. Felizmente, temos alguns meios de recuperar os pontos de sanidade, como fazer uso do álcool de forma pouco responsável.
Também existe um meio de lidar com as trevas presentes em Gord. Temos à nossa disposição diversos encantamentos que podemos utilizar desde que tenhamos pontos de fé suficientes, pontos esses que ganhamos ao rezarmos para as divindades em templos próprios para isso.
Gráficos e trilha sonora
O estilo artístico utilizado em Gord é belo e único, lembrando bastante um grande e detalhado diorama. Já os modelos dos personagens me fizeram lembrar dos filmes em stop motion de Tim Burton, talvez devido aos aspectos sombrios e macabros. Todos esses elementos contribuem para criar uma identidade visual muito forte e positiva à obra. Embora não seja tão marcante quanto os visuais, a trilha sonora não deixa a desejar em momento algum, cumprindo seu papel ao situar o jogador nesses ambientes malditos tomados pelas trevas.
Veredito final
Gord é um título verdadeiramente desafiador e que não poupa esforços ao tentar acabar com todas as esperanças dos jogadores. Com seu estilo artístico único, boa trilha sonora e uma campanha divertida, ele oferece uma experiência gratificante para os fãs de jogos de estratégia. Porém, a obra possui alguns pontos negativos, como quedas frequentes de frames, além de comandos imprecisos. No entanto, tais problemas não chegam a ser um impedimento para minha recomendação deste jogo cruel, impiedoso e infernal, que nos apresenta um pouco da mitologia eslava de uma forma que raramente se vê por aí.
Cópia de Xbox Series X/S cedida pelos produtores
Revisão: Júlio Pinheiro