Madden NFL 26 capa

Review Madden NFL 26 (PS5) – O futebol americano exclusivo na nova geração

Madden NFL 26 é a mais recente edição de uma franquia que está constantemente entre os jogos mais vendidos do ano nos Estados Unidos. Nesta versão, o título ganha novos horizontes: é o primeiro da série exclusivo para consoles da geração atual, PS5 e Xbox Series S|X, além do PC e também o primeiro a ser lançado em um console da Nintendo desde Madden NFL 13, em 2012.

Desenvolvimento: EA Orlando
Distribuição: Electronic Arts
Jogadores: 1-2 (local) e 1-4 (online)
Gênero: Esportes
Classificação: 12 anos (linguagem imprópria)
Português: Não
Plataforma: PS5, Xbox Series S|X, PC, Nintendo Switch 2
Duração: Sem registros

Entrando em campo

A sensação de estar no estádio é muito bem reproduzida

A apresentação dentro do jogo é muito bem executada e consegue reproduzir de forma convincente a experiência de assistir ao futebol americano na vida real. Isso fica evidente já nos menus iniciais, que exibem imagens de jogos reais ao fundo, e se mantêm durante as partidas. Os placares e outros elementos visuais mudam de acordo com o dia da competição – quinta, domingo ou segunda-feira. Outra diferença interessante entre os dias são os narradores: três duplas fazem parte da transmissão, cada uma com estilos e falas distintas, o que representa uma inovação em relação a outros jogos esportivos.

Os gráficos continuam impressionantes, as colisões são impactantes e os jogadores estão cada vez mais realistas. Uma das novidades deste ano é a adaptação dos uniformes ao corpo dos atletas, aprimorando a simulação das roupas. Além disso, há uma maior variação climática, com diferentes tipos de chuva e neve, incluindo uma nevasca que dificulta a visão, tornando o jogo mais desafiador. Essa dificuldade é tanto visual quanto física, pois os jogadores escorregam com mais frequência em determinadas situações.

Jogar numa nevasca dificulta um pouco as coisas

Os menus merecem destaque à parte. Embora eu goste do esporte, não acompanho a franquia há alguns anos e me surpreendeu a quantidade de opções para controles e passes apresentadas na primeira vez que se inicia o jogo. Achei que faltou uma configuração mais simples e direta para quem está começando. Dito isso, a possibilidade de manter os controles clássicos para quem já está acostumado é muito bem-vinda, embora pudesse ser melhor introduzida.

Controle suas estratégias

Gameplay continua sendo cada vez mais aprimorado

Além dos modos tradicionais, o modo franquia, no qual você assume o papel de técnico e gerencia todos os aspectos do time, é uma das principais atrações para jogadores veteranos. No entanto, poucos esforços foram feitos para facilitar a entrada de novos jogadores nesse modo, tornando a experiência intimidante para os iniciantes, que precisam lidar com muitos menus e etapas somente para começar a jogar.

Já no modo Superstar, em que você cria uma carreira na NFL, o processo é mais simples e há menos elementos para gerenciar. Os eventos aleatórios na vida do atleta, que podem influenciar outros aspectos do jogo, são uma ótima adição, somando-se aos tradicionais mini games de treino e desempenho nas partidas.

Entre muitas moedas e pacotes

Jogar alguns dos tutoriais podem ajudar bastante em entender as mecânicas

O modo Ultimate Team pode ser confuso para quem não está familiarizado com a série. Existe uma tentativa de introdução que apresenta, de forma geral, os objetivos e as variações dentro do modo, mas que não atinge plenamente esse propósito. Outro ponto estranho é a quantidade exagerada de moedas diferentes exibidas no topo do menu.

Uma observação sobre jogos que tem como objetivo abrir pacotes como gachas e jogos de esporte precisam de um elemento muito importante: a animação de quando você abre uma carta especial. Como aqui não houve uma preocupação muito grande com isso, o processo de abrir cartas e conseguir novos jogadores fica sem graça.

Os desafios do modo Ultimate Team são bons para uma partida rápida

Por outro lado, os mini desafios do Ultimate Team são divertidos e oferecem um modo de jogo rápido e desafiador. Já os outros modos dentro do Ultimate Team seguem um padrão comum, sem novidades relevantes.

Vamos falar sobre estar sempre online

A força do seu lançamento faz toda a diferença

Um problema recorrente em vários jogos atuais é a insistência em manter uma conexão online aos servidores em todos os modos, mesmo aqueles que não exigiriam tanto controle. Sempre que se perde a conexão, exceto no modo amistoso, o jogador é mandado de volta ao menu inicial para tentar reconectar, perdendo o progresso no processo. Entendo essa necessidade no Ultimate Team, para impedir trapaças e controlar moedas, mas nos outros modos isso parece exagerado.

Go long!

Em resumo, temos uma boa noção de o que jogos como Madden NFL 26 oferecem: cada novo lançamento surpreende pelo nível de apresentação, com recursos que aproximam a simulação da realidade, como os narradores extras e animações muito bem trabalhadas. Por outro lado, há menus confusos com poucos tutoriais e uma insistência em conexão online que não se justifica completamente. No geral, a diversão está garantida na jogabilidade e, com um pouco de paciência para explorar mais os modos, o jogador poderá encontrar ainda mais valor no título.

Revisão: Julio Pinheiro

Cópia de PS5 cedida pelos produtores

Madden NFL 26

7.5

Nota Final

7.5/10

Prós

  • Apresentação impressionante
  • Gameplay altamente adaptável

Contras

  • Modos com poucos tutoriais
  • Menus confusos
  • Força sempre online desnecessariamente