Monster Hunter Stories 2 capa

Review Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin (PS5) – A continuação do que já era bom

Lançado originalmente para o Nintendo Switch, essa pérola dos JRPGs finalmente está disponível para o PlayStation e o PC. Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin é, basicamente, uma sequência que melhora absolutamente tudo de seu predecessor. No entanto, ainda há alguns detalhes a serem observados.

Desenvolvimento: Capcom

Distribuição: Capcom

Jogadores:  1 (local) e 1-4 (online)

Gênero: RPG

Classificação: 12 anos

Português: Legendas e interface

Plataformas: PS4, Switch, PC

Duração: 41 horas (campanha)/136 horas (100%)

As Asas da Ruína

imagem do protagonista de Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin
Nosso protagonista pode ter a aparência que desejarmos

No game, somos novamente um protagonista silencioso, e, basicamente, vemos as coisas acontecendo, enquanto os outros personagens conversam. Somos o neto de um grande montador, ou seja, nossas aventuras estão sendo medidas pela régua do lendário Red. Um dos grandes mistérios a ser desvendado durante a jornada nos é apresentado pela jovem Ena.

Ela está de posse de um ovo de um Rathalos que pode ser o monstro da lenda, mais conhecido como Asas da Ruína. Durante toda a jornada, nosso protagonista será colocado à prova para se mostrar como um grande montador e também descobrir os demais segredos que aquele mundo pode esconder.

Se compararmos a trama deste game e do título anterior, é notável que agora temos uma história muito melhor e com muitos mais lugares para se explorar. Contudo, as cavernas, que eram mais direto ao ponto no jogo anterior,agora possuem muito mais corredores para se caminhar. Isso ajuda a subir de nível e encontrar mais tocas de monstros, mas, por outro lado, pode ser meio tedioso mais para o final do game.

Quase um Pokémon

imagem do protagonista montado em um monstro
Podemos montar em uma miríade de monstros

Aqui em Monster Hunter Stories 2 nós colecionamos Monsties, como são chamados nossos simpáticos monstros. O jogo te incentiva sempre a pegar a máxima quantidade de ovos possíveis, porém, te deixa ficar com uma quantidade muito pequena na caixa. A partir daí, ou você solta os bichos ou faz o ritual.

O ritual do legado consiste em passar uma característica para um monstro que servirá como receptáculo. É possível formar bingos, seja na horizontal, vertical ou diagonal, o que dá alguns bônus para nossos monstros. Contudo, muitas dessas características e espaços estão presas por níveis, e alguns deles são bem altos, na casa dos 40, por exemplo, então é necessário treinar um monstro para poder ter acesso a elas. 

Somente os monstros que estão no time que ganham pontos de experiência. Porém, temos as expedições, e nelas podemos montar times de até 6 bichos e enviá-los para diferentes cantos, com diferentes focos, sejam em ganhar nível, tesouros e outras.

Imagem de um monstro com as asas abertas
As CGs são belíssimas.

Caçar os Monsties é bem fácil. Basta andar por aí e procurar por entradas de caverna, que podem estar em qualquer lugar. Temos as entradas prateadas, mais comuns, e as douradas, com monstros mais raros. Lá podemos conseguir diversos itens, batalhar contra outros monstros e ir até o ninho de ovos. Quanto mais o ninho brilhar, mais raro é a criatura que encontramos, isso sem falar nas dicas que recebemos de Navirou.

Por fim, os Monsties possuem também habilidades que podem ser usadas no mundo aberto. Alguns podem localizar monstros no mapa ou espantá-los com seu rugido, outros nadam ou voam, e sempre há lugares para acessar. Isto cria a necessidade e a vontade explorar os mapas que já passamos, já que há baús e outras coisas para serem descobertas.

Jokenpô!

imagem do combate de Monster Hunter Stories 2
Quebrar partes dos inimigos é divertido.

As batalhas de Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin continuam praticamente iguais ao game anterior, mas muito mais bonitas e com a adição de mais cenas para serem apreciadas. Ainda temos o esquema pedra, papel e tesoura, com golpes fortes, rápidos e técnicos, valendo também para as habilidades especiais. Os monstros possuem padrões durante as lutas, mas que podem ser alterados quando ficam bravos, por exemplo.

Agora, o que realmente chama a atenção são os golpes especiais dados com os Monsties. Alguns deles possuem cenas belíssimas, com uma coreografia muito bonita. Isso sem falar nos golpes em duplas, quando estamos lutando ao lado de outro montador ou caçador.

Além disso, durante as lutas, temos disputas dos nossos Monsties contra os inimigos. Podemos ter disputas de cabeças, de raios de energia e de voo. Todas consistem em apertar determinados botões ou girar o analógico direito, e quando vencemos, um bom dano é causado no adversário.

Imagem de um monstro no ovo
Nem parece que causa várias confusões.

Para nosso protagonista obter vantagens contra determinados bichos, temos que obter pedaços de monstros para construir novas armaduras e armas. Por essa razão, o ideal é sempre macetar tudo o que aparecer pela frente, já que podemos melhorar os equipamentos também.

Bom, muito bom

O fato do jogo estar em português é um grande acerto da Capcom, pois isso torna Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin muito mais acessível para o jogador comum. Se comparado com a versão de Nintendo Switch, esse lançamento para o PlayStation 5 é um tremendo acerto, pois em momento nenhum pude notar quedas na taxa de quadros por segundo, atraso nas telas de carregamento ou algo do tipo.

Some isso tudo ao fato de que essa sequência ser, basicamente, uma versão melhorada do primeiro game, já o torna extremamente recomendável. Os fãs de Pokémon estarão em casa com esse game, já que segue mais ou menos a mesma premissa, mas, ouso dizer, de uma forma muito mais bem feita. 

Por fim, o combate é primoroso e extremamente divertido, sendo casual e estratégico ao mesmo tempo, principalmente contra os chefes, e explorar os mapas é uma alegria, já que há muitas coisas para recolher e tocas de Monsties para encontrar. 

Cópia de PS5 cedida pelos produtores

Revisão: Julio Pinheiro

Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin

9.5

Nota Final

9.5/10

Prós

  • Combate divertido
  • Bons gráficos
  • Muitas opções de customização