Após dois lançamentos completamente decepcionantes, que sequer consegui finalizar graças ao nível de qualidade questionável, a franquia Need For Speed parece ter acertado o caminho certo a seguir com seu novo jogo, Need For Speed: Unbound. O novo título da franquia consegue evitar os erros dos seus antecessores, e entrega aos jogadores uma experiência sólida e com bastante conteúdo. Com uma campanha bem menos mirabolante e uma temática bem mais pé no chão, Need for Speed: Unbound retorna ao submundo das corridas de rua que víamos nos jogos mais famosos da série que marcaram uma era, anos atrás.
Desenvolvimento: Criterion Games
Distribuição: Electronic Arts
Jogadores: 1 (local) e 1-16 (online)
Gênero: Corrida
Classificação: 12 anos
Português: Legendas e interfaces
Plataformas: PC, PS5, Xbox Series X/S
Duração: 23 horas (campanha)/43 horas (100%)
A simplicidade das corridas de rua
O necessário para se fazer um bom Need for Speed, na minha humilde opinião, é focar no básico, no bom e velho feijão com arroz. Nem sempre é necessário reinventar a roda, e fazer o básico de forma bem feita é algo que parece cada vez mais raro atualmente. Na época do PS2, em jogos como NFS: Underground, Carbon, Most Wanted, que marcaram uma geração, o básico era muito bem feito.
Atualmente temos títulos como Need For Speed: Payback, que complica nossas vidas até mesmo para melhorar nossas máquinas com mecânicas confusas. Não precisamos disso, e tudo o que queremos (e espero não falar apenas por mim), é algo simples e bem feito. Nesse quesito, Need for Speed: Unbound parece ir na direção certa, com uma boa jogabilidade, trilha sonora, mecânicas, e até mesmo os poucos personagens presentes na campanha são minimamente interessantes.
Poder me preocupar com o desempenho do meu carro, e não com grandes roubos e missões mirabolantes, foi uma grata surpresa, pois é isso que esperamos de um NFS: tunar nosso carro e apostar uma grana em corridas de rua.
Uma jogabilidade competente
Logicamente eu não poderia deixar de falar sobre a jogabilidade da obra, pois é um dos pilares mais importantes dos jogos de corrida, e o novo lançamento da Criterion Games consegue entregar bons controles para os jogadores, com comandos responsivos e personalizáveis. A facilidade de controle varia de um veículo para outro, por exemplo, o tipo de tração impacta diretamente nisso, seja tração traseira, dianteira, ou nas quatro rodas. E também podemos modificar nosso carro para que ele tenha mais aderência ou um melhor desempenho no drift. E embora essa não possua a melhor jogabilidade que já vi em um jogo do gênero, os desenvolvedores conseguiram fazer um trabalho muito competente.
Tunando nossas máquinas e correndo em diferente eventos
Um dos maiores atrativos da franquia sempre foi a vasta quantidade de opções para modificarmos nossos carros da forma que preferirmos. E Need for Speed: Unbound não deixa a desejar nesse quesito, já que ele possui uma infinidade de peças para as dezenas de carros disponíveis. Podemos passar horas apenas personalizando nossas máquinas em uma das nossas garagens, e isso é uma ótima coisa. Podemos escolher a cor, modificar as rodas, o capô, adicionar um aerofólio, instalar luzes neon na nossa máquina, e temos total liberdade para isso.
Deixando o tuning um pouco de lado, vamos falar um pouco sobre os eventos disponíveis no jogo. A campanha do Need for Speed: Unbound funciona por meio de ciclos de dia e noite. Durante o dia, temos uma determinada quantidade de eventos disponíveis para participarmos, com corridas de um ponto a outro, contra o tempo, eventos aleatórios, desafios de drift, entre outros. Porém, é durante a noite que o bicho pega, e teremos corridas valendo o carro, com maiores recompensas, com altas taxas de inscrição para participar, criando uma verdadeira relação de risco e recompensa.
Porém, devemos tomar bastante cuidado, pois, após as corridas, nosso nível de tensão aumenta, e quanto maior for esse nível, mais implacável a polícia será. Carregamos o nível de tensão do dia para a noite, e ele é zerado de um dia para o outro. Além dos ciclos de dia e noite, é importante ficar de olho no decorrer das semanas. Pois, em cada uma delas teremos um grande evento no sábado, e para participar precisamos ter dinheiro o suficiente e uma máquina apropriada. De forma resumida, teremos do domingo a sexta-feira para melhorarmos nosso veículo e conseguir grana para participar dos grandes eventos do sábado.
Um dos principais pontos negativos, na minha opinião, acaba sendo as perseguições chatas e repetitivas da polícia, que estão bem longe da qualidade que tínhamos em um Need for Speed: Most Wanted. E para piorar, em alguns momentos carros da polícia surgem magicamente na nossa frente, apenas para atrapalhar a fuga. Após algumas horas jogando, a mecânica de perseguição passou a ser algo entediante, de forma que não conseguia oferecer desafio algum, mas apenas me impedia de ir para o próximo evento.
Uma experiência bastante satisfatória
Embora a obra possua pontos negativos que me incomodaram durante as jogatinas, a experiência geral que tive foi bastante agradável, talvez por não esperar tanto da franquia após os últimos lançamentos. Need for Speed: Unbound é uma obra que se destaca com vários pontos positivos, que eu recomendaria facilmente para qualquer um que estivesse procurando um bom jogo de corrida.
Cópia de Xbox Series X/S cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong