Pokémon Legends: Arceus é o título mais recente da franquia Pokémon. Desenvolvido exclusivamente para o Nintendo Switch, o jogo da Game Freak consegue trazer novidades e atualizações de mecânicas suficientes para tornar a experiência mais dinâmica e com foco balanceado entre batalhas e exploração.
Desenvolvimento: Game Freak
Distribuição: Nintendo
Jogadores: 1 (local)
Gênero: RPG
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: Switch
Duração: 25 horas (Campanha)/75 horas (100%)
Chegando em Hisui através da fenda no espaço-tempo
A história de Arceus coloca a(o) protagonista na região de Hisui, em muitos anos antes da modernidade apresentada em jogos anteriores. Transportada misteriosamente por uma fenda no espaço-tempo, a garota se vê nos primórdios da coexistência entre humanos e Pokémon, sendo estes ainda muitos hostis e desconhecidos pelos seres humanos.
A princípio, o objetivo é muito simples: capturar e batalhar contra Pokémon selvagens para coletar dados de pesquisa e preencher os registros da Pokedex para o Professor Laventon, pesquisador do Team Galaxy, que estabeleceu a Vila de Jubilife em Hisui e deu um lar para muitas pessoas da região. Apesar do desconhecimento acerca dos Pokémon, Laventon acredita fielmente na coexistência pacífica e amistosa entre humanos e Pokémon.
A história é bem básica e é contada em um ritmo bom. Nenhum dos personagens é particularmente marcante, mas também não são terrivelmente ruins. A falta de dublagem dos diálogos incomoda bastante, pois ela poderia ser um diferencial positivo para tornar os personagens interessantes e ainda mais distintos e ricos em personalidade e carisma.
É estranho ter uma protagonista que, após cair misteriosamente em um mundo desconhecido, aceita tranquilamente o ocorrido e passa a realizar uma infinidade de tarefas para um grupo de pessoas desconhecidas. Em diversos momentos da campanha, o jogo passa a ideia de que a garota não está procurando uma forma de voltar para casa, e que “tudo bem” se ela tiver de viver para sempre nessa Hisui de tempos antigos.
Temos que pegar! E pegar, pegar, pegar…
Pokémon Legends: Arceus traz um sistema de progresso que, mesmo com algumas semelhanças aos jogos anteriores, consegue ser distinto o suficiente para tornar o game uma experiência nitidamente nova.
Ao sair da Vila de Jubilife, é possível explorar diversas regiões de Hisui, cada uma com seu bioma único e Pokémon específicos para batalhar, capturar e estudar. Partindo do princípio de que a relação entre humanos e Pokémon ainda não é algo amistoso, pouquíssimas batalhas contra outras pessoas ocorrem. Não há os chamados Treinadores em Hisui. Ao menos, não ainda.
Para registrar dados na Pokédex, é preciso cumprir objetivos de cada um dos Pokémon, que podem ser desde ver um Pikachu usar um golpe específico 5, 10 ou até 15 vezes; ou derrotar e capturar um Paras diversas vezes. Conforme os objetivos são cumpridos, a Pokédex marca os desafios concluídos, que podem ser trocados por pontos. Com pontos suficientes, é possível solicitar um aumento de ranque à superintendente do Team Galaxy, Cyllene. São 10 ranques totais, simbolizados por uma estrelinha em um sistema que lembra muito as insígnias dos jogos anteriores. Quanto mais estrelas, mais afinidade a protagonista tem com Pokémon de níveis mais altos e itens mais potentes.
O foco na exploração dos cenários está em todo lugar, desde a busca por materiais de criação pelos cenários até a procura por Pokémon específicos e até mesmo raros. As batalhas não são ativadas aleatoriamente, com os bichinhos estando sempre visíveis em tempo real.
Para capturá-los, a protagonista pode jogar uma Pokébola a uma distância segura, observando o comportamento do monstrinho e as chances de captura em tempo real por meio de um medidor que aparece sobre ele ao segurar ZL para mirar. Atingi-los por trás aumenta as chances de captura, assim como também é possível assustar e até mesmo enraivecer o Pokémon selvagem, ativando assim um comportamento agressivo ataque ao jogador.
Esse aspecto de exploração e a forma como é implementado é um ponto super positivo para Arceus, pois casa bem com seu sistema de progresso por objetivos na Pokédex. A busca por monstrinhos específicos é simples e direta e, por não depender de encontros aleatórios, se torna mais aprazível. É preciso notar, no entanto, que, conforme as horas de jogo se acumulam, cumprir os objetivos de cada Pokémon pode se tornar algo cansativo. Isso não tira totalmente o charme, mas é muita doideira ter que capturar o mesmo Pokémon 25 vezes apenas para cumprir um objetivo.
Dinamismo muito bem-vindo
Batalhar em Pokémon Legends: Arceus é um processo muito mais dinâmico do que em títulos passados. Na prática, o sistema de batalhas é o mesmo: a protagonista escolhe uma ação entre golpear, usar um item, trocar de Pokémon e fugir, executa sua escolha e passa para o turno para o inimigo. Algumas atualizações, porém tornam tudo mais dinâmico e vistoso.
Não há transição de telas e interrupções excessivas nas batalhas contra Pokémon selvagens. Basta atingi-los com uma Pokébola contendo um monstrinho próprio e a batalha se inicia. A escolha de ações é mapeada para diferentes botões no controle, com necessidade de abrir um novo menu apenas para uso de itens de cura. Mesmo a aba de golpes não atrapalha, visto que o uso costumeiro das habilidades se torna algo intuitivo para o jogador.
Executar os golpes é parte do charme de Arceus graças aos belos efeitos visuais de cada movimento. Não é possível acelerar o ritmo das animações, o que pode frustrar uma pequena parte do público, mas, por conta do visual do jogo e do dinamismo das batalhas, não é algo tão relevante.
Um aspecto positivo que contribui para o dinamismo das batalhas é que agora é possível ver a eficácia de cada golpe na própria aba de habilidades. Círculo indica que o golpe escolhido é super efetivo contra o oponente; um ponto indica neutralidade ou efetividade simples; um triângulo indica pouquíssima efetividade, enquanto um X significa que o golpe não tem efeito algum sobre o inimigo. Ter essas informações em tempo real simplifica a experiência e contribui para o dinamismo.
Os golpes agora possuem duas variantes além da execução padrão: Ágil e Forte. Golpes ágeis podem adiantar um turno do jogador, permitindo que execute até dois movimentos seguidos sem interrupção do rival, em troca de um dano mais baixo do movimento escolhido. Golpes fortes, no entanto, têm efeito contrário, aumentando o dano da habilidade mas com grandes chances de adiar o turno do jogador. A disposição dos turnos pode ser acompanhada na tela ao pressionar Y durante a batalha, o que ajuda na hora de tomar decisões sobre qual variante de habilidade escolher.
Qualquer ação com os Pokémon levados pela protagonista gera pontos de experiência para os bichinhos. Ao subir de nível, seus pontos de características aumentam, como HP, ataque e defesa, assim como novos golpes são aprendidos. Atingir níveis específicos com Pokémon também abre a possibilidade de evolução. Possibilidade, pois agora a transformação é opcional e ativada no menu da equipe.
Desafiador na medida certa
Aos fatos: Pokémon não é sinônimo de desafio. Em geral, não. Em jogos anteriores, é possível acumular níveis facilmente em diversos locais e tornar as batalhas principais, especialmente nos ginásios – “melzinho na chupeta”. O desafio existe, claro, mas é muito mais simples de ser mitigado do que em Arceus
Mais um fato: há sim oportunidade de fazer o famoso grind e subir bastante o nível dos Pokémon em Arceus antes de encarar batalhas importantes da trama principal. No entanto, tendo em vista que o game não conta com Treinadores Pokémon esperando para abordar o jogador com uma exclamação sobre suas cabeças e grandes quantias de pontos de experiência, esse grind e acúmulo de níveis se torna mais demorado e enfadonho.
Além do mencionado no parágrafo anterior, outro fator que contribui para o desafio levemente mais acentuado de Arceus está no dano geral causado pelos Pokémon. É nítido que o dano infligido é maior que o costumeiro para a franquia, principalmente ao usar golpes de tipos super efetivos ou efetivos nas batalhas. Por exemplo: mesmo tendo um Pokémon de água em nível alto, ser atingido por golpes do tipo raio ou folha sempre vai ser perigoso em Arceus. É claro que existe um limite para esse perigo e um escalonamento de acordo com o nível do jogador e do inimigo, mas ainda assim é preciso ter cuidado nas batalhas, especialmente naquelas contra dois ou três rivais simultâneos.
Pokémon Legends: Arceus traz três tipos de Pokémon: Comuns, Alfas e Nobres. Os Alfas são versões em esteroides dos Pokémon comuns, sendo geralmente maiores, mais fortes e tendo a chance de saber golpes raros para sua espécie. Os Nobres, no entanto, são Pokémon raros e protetores de cada região. Como parte da história de Arceus, as batalhas contra os Nobres ocorrem com eles em estado de extrema agressividade, atacando a protagonista a todo momento e exigindo esquiva constante. Após uma sequência de ataques e com a guarda baixa, é possível ativar a batalha tradicional a fim de nocautear o Nobre para, em seguida, jogar bolinhas especiais que vão acalmando o Pokémon. Essas batalhas são curiosas e, embora pareçam estranhas no começo por colocarem um Pokémon atacando incansavelmente um humano, fazem sentido para a história e trazem algo diferente.
Inegavelmente belo
Particularmente falando, minhas referências visuais no Nintendo Switch estavam restritas apenas a Mario Kart 8 Deluxe e Immortals Fenyx Rising. MK8 é belíssimo, enquanto Immortals é, definitivamente, um caso peculiar no aspecto visual – ao menos no Switch.
Pokémon Legends: Arceus, porém, é belíssimo. O visual de anime dos personagens e com aspecto levemente em cel shading para eles e os Pokémon é muito bonito. Os cenários possuem um visual que, embora levemente, remete a pinturas em quadros, mesmo tendo um aspecto que parece puxar para algo mais realista.
Uma experiência memorável
Pokémon Legends: Arceus é, sem dúvidas, um dos grandes jogos de 2022. Como parte da franquia Pokémon, ele traz atualizações importantes para os momentos de exploração e batalha que tornam a experiência mais dinâmica, prazerosa e divertida. O visual é muito bacana e os efeitos dos golpes nas batalhas são um show à parte. Há uma quantidade grande de objetivos da Pokédex para concluir e uma variedade enorme de Pokémon para capturar, batalhar, evoluir e se aventurar por Hisui em uma experiência memorável.
Revisão: Jason Ming Hong