Capa do Prison Simulator

Review Prison Simulator (PC) – Braço forte, mão amiga

A vida em uma prisão pode ser mais interessante do que imaginamos. Não me entenda mal, pois isso não é um incentivo ao crime ou nada do tipo. O cotidiano de alguém privado de liberdade não é nem um pouco dinâmico – e a ideia é justamente essa -, mas e se estivéssemos na pele de um agente penitenciário? Essa é a premissa do Prison Simulator, um simulador de rotina prisional, desenvolvido pela Baked Games S.A. e disponível para PC.

Desenvolvimento: Baked Games S.A.
Distribuição: Baked Games S.A., PlayWay S.A.
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Simulação
Classificação: Livre
Português: Interface e Legendas
Plataformas: PC
Duração: Sem registros

Boas-vindas à cadeia

Policial Richard se apresentando

Na narrativa de apresentação, acompanhamos o dia a dia de um guarda num presídio cujo nome é escolhido pelo próprio jogador. Na tela inicial, podemos personalizar a aparência e os dados pessoais – nome, sobrenome, tipo de voz e aparência – dos presos que estarão sob nossos cuidados. Um diferencial encontrado aqui é a possibilidade de criarmos uma pequena história para cada um dos indivíduos, o que acaba concedendo um pouco mais de imersibilidade à gameplay. Além disso, você também pode definir a gangue de cada preso ou pode simplesmente aleatorizar tudo, inclusive os aspectos mencionados acima e seguir em frente.

Na introdução, um guarda chamado Richard nos responde alguns questionamentos sobre a fundação do local e até nos dá dicas de como agir em determinadas situações – ainda que de maneira um tanto quanto irônica. Ele nos leva até o escritório do supervisor, que é o atual chefe da penitenciária e a pessoa a quem nos reportamos em diversas tarefas, e lá recebemos a explicação acerca do funcionamento do prédio e quais serão nossas obrigações.

Policial bom ou policial mau?

Lista de missões do dia 3

O sistema de missões de Prison Simulator é o que dá progressão ao jogo. Em cada dia de trabalho, temos uma rotina com diferentes atividades, como fazer a chamada no bloco de celas dos prisioneiros, levá-los para um banho de sol ou acompanhá-los em outras obrigações. É seu dever também realizar a verificação de encomendas para garantir que não ocorra nenhum contrabando de objetos ou drogas ilegais, conduzir a admissão de novos detentos e checar solicitações feitas por eles. Nenhum dia é igual ao outro, mesmo que algumas atividades possam se repetir, e isso é fundamental para que tenhamos vontade de avançar.

Conforme cumprimos nossas atribuições, pontos de experiência são ganhos, assim como dinheiro e respeito. No canto inferior direito da tela, essas informações são exibidas e alteradas à medida que progredimos nas tarefas. Enquanto a experiência e o dinheiro servem para desbloquearmos novos equipamentos pessoais – armas brancas e de fogo e capacetes – e instrumentos de uso comum da prisão – halteres de musculação, camas para as celas, banheiros e outros – os pontos de respeito representam o nível de satisfação dos seus colegas de trabalho e dos detidos com você. Quanto maior os indicadores, menores são as chances de ocorrer um motim e seu personagem morrer no processo.

Tela de inspeção de itens

Inclusive, esse é outro diferencial do jogo. Em serviços de apreensão de drogas e objetos ilícitos, você tem a opção de manter para si os confiscos para, posteriormente, vendê-los aos reclusos ou entregá-los através de missões secundárias. Consequentemente, seu respeito entre eles irá aumentar e eles ficarão mais suscetíveis a aceitar sugestões suas em futuros diálogos. É válido salientar também que realizar ações proibidas por lei é passível de punição caso presenciado por outro guarda, portanto fique atento. Ser um policial bom ou corrupto dependerá apenas do jogador.

Ocioso além do limite

Personagem principal se exercitando no tempo livre

O tempo livre é outra parte importante do cotidiano na penitenciária. Na metade do seu expediente, existe um período de descanso no qual você pode treinar em uma academia improvisada para conseguir aumentos nos atributos físicos do personagem, como a resistência, praticar a mira no campo de tiro ou simplesmente relaxar na sala de repouso. Aqui, a recomendação é completar missões secundárias e dar upgrade na prisão através do computador localizado no escritório do supervisor – que ele libera para uso quando não está no horário de trabalho. Quanto melhor os equipamentos, melhor sua convivência com as pessoas.

Entretanto, essa parte de atualização do espaço pode ser um pouco frustrante. Além do alto valor dos produtos, alguns itens só são desbloqueados para compra após alcançarmos determinados níveis de jogador. Dado que os ganhos de experiência e dinheiro, mesmo que diários, são em pouca quantidade, a progressão se torna extremamente lenta e talvez um pouco maçante. A variedade de eventos não consegue suprir a necessidade de uma evolução minimamente decente e com ritmo adequado.

Vendo o sol nascer quadrado

Prison Simulator surpreende pela liberdade de roleplay, diversidade e até complexidade de tarefas. Ainda que tropece em alguns erros de tradução e continuidade, Prison Simulator possui um enorme potencial. Com gráficos medianos, porém bem otimizados, e efeitos sonoros aceitáveis, o dia a dia de um agente penitenciário consegue ser bem retratado e pode despertar interesse até naqueles que não são fãs do gênero. Em suma, vale a pena dar uma chance.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Prison Simulator

7

Nota final

7.0/10

Prós

  • Variedade de tarefas
  • Bem otimizado
  • Bom nível de customização

Contras

  • Progressão lenta
  • Erros de tradução