Se você gosta de party games, assim como eu, provavelmente já jogou a franquia Overcooked até o talo. Constantemente, vejo o mercado de party games indie sendo inundado por uma avalanche de produtos de baixa qualidade, e acaba sendo um caso raro quando algo realmente impressionante nessa categoria aparece nas lojas online. Speed Crew é um indie que foi lançado há algum tempo no Switch e PC (via Steam). Felizmente, agora, os donos de Xbox e PlayStation também terão a chance de embarcar na jornada desse game de simulação de pit-stop maluco e divertido.
Desenvolvimento: Wild Fields
Distribuição: Wild Fields
Jogadores: 1-4 (local e online)
Gênero: Ação, Party, Estratégia, Simulação
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: Switch, PC, Xbox One, Xbox Series X|S, PS4, PS5, Android, iOS
Duração: 5 horas (campanha)
O pit-stop em sua melhor forma
Speed Crew é uma experiência simples em seu cerne, na qual devemos vencer nosso rival através das eras. Começamos nossa jornada nos anos 70, atravessando o tempo até o final dos anos 2000. Com o passar do tempo, os veículos também se modernizam, combinando com o estilo da tecnologia mais nova e avançada da indústria automobilística. Inicialmente, devemos analisar cada veículo individualmente interagindo com o PC de diagnóstico, que se encarrega de exibir em uma cor vermelha clara ou escura o problema com o carro e seu nível de intensidade.
O vermelho claro significa que o problema pode ser resolvido com um único recurso, geralmente, um conserto pequeno e rápido como martelar a carroceria do carro apenas uma vez, enquanto o vermelho forte comunica que precisamos de duas rodadas de conserto. Isso pode ser trocar os pneus por novos, usar uma chave inglesa em um motor e consertá-lo para restaurá-lo ao veículo, martelar ou lixar a zona amassada do carro, etc.
Conforme você avança, as coisas ficam mais difíceis e perigos começam a aparecer por todos os lados, como o chão sendo fissurado por trovões com lava em seu interior, carros pegando fogo, e especialmente um sabotador que vem para atrapalhar e bagunçar seu trabalho.
Modo multiplayer e sabotador
Tudo pode ser jogado em até 4 jogadores – e quanto mais, melhor. No entanto, o nível de dificuldade também aumenta, para equilibrar as coisas e tornar todos iguais. A única desvantagem no geral é a confusão causada quando há muitas ferramentas diferentes espalhadas pelo mesmo espaço, o que faz você pegar a errada sem querer.
Por fim, há uma funcionalidade de crossplay chegando neste mês, que adicionará a possibilidade de jogadores de console e PC se divertirem juntos, independentemente de sua plataforma.
No mais, o novo modo sabotador é totalmente desbalanceado, diferente do personagem sabotador no modo campanha, que é extremamente fácil de espantar. No modo Sabotage, um jogador pode ser o próprio sabotador, mas os power-ups que esse personagem recebe são insanos e exagerados.
Eles podem invocar trovões e outros perigos para atrasar os personagens humanos, além de que o sabotador precisa ser esbofeteado cerca de 5 vezes para morrer e renascer. Eu recomendaria jogar este modo com pelo menos 3 jogadores, dois dos quais precisam ser personagens humanos.
Um excelente jogo indie que funciona muito bem
Speed Crew é um ótimo indie para pegar e jogar em sessões curtas, especialmente se você quiser se divertir sozinho. O jogo funciona perfeitamente tanto para um lobo solitário quanto para uma pessoa sociável que tenha amigos, especialmente porque adapta a dificuldade ao número de jogadores ativos. As mecânicas também são muito fáceis de absorver e colocar em prática, embora a hitbox às vezes te deixe maluco por causa de sua falta de precisão. Por fim, o modo Sabotage deveria ser balanceado para dar mais vantagem aos que trabalham no pit-stop, enquanto a funcionalidade de crossplay será uma ótima adição para toda a comunidade quando sair. Só pra constar: o jogo roda a 60fps no Series S.
Cópia de Xbox Series X|S cedida pelos produtores