Desenvolvido e publicado pelo estúdio independente canadense Offworld Industries, Squad é um jogo de tiro militar em primeira pessoa focado na jogatina online. Com uma grande ênfase na tática e no realismo, o FPS coloca muitos jogadores em um enorme campo de batalha para guerrear. Disponível exclusivamente para os jogadores de PC, o título foi liberado em acesso antecipado em 2015, sendo lançado oficialmente cinco anos depois. Desde então, a desenvolvedora vem suportando seu produto com constantes atualizações, que sempre trazem melhorias na jogabilidade e novos conteúdos adicionais.
Desenvolvimento: Offworld Industries
Distribuição: Offworld Industries
Jogadores: 1-100 (online)
Gênero: Tiro
Classificação: Sem registros
Português: Não
Plataformas: PC
Duração: 51 horas (100%)
Juntos na guerra
Nascido originalmente como uma modificação para Battlefield 2, Squad repete a fórmula de sucesso da franquia da Electronic Arts em seu principal modo de jogo. O FPS reúne até 100 jogadores em um grande mapa, que são divididos em duas equipes distintas, representando facções rivais de guerra. Para diminuir o número de tickets da equipe adversária e vencer a partida, é preciso capturar os pontos de controle, destruir os veículos rivais e neutralizar os inimigos.
O importante e vital foco no trabalho em equipe é o principal diferencial de Squad em relação aos outros títulos de tiro tático. A chave para o sucesso sempre está na boa comunicação com todos os companheiros de combate. Existem quatro classes principais diferentes aqui, cada uma com suas particularidades, objetivos e funções para o time. Todos os soldados sempre precisam ser úteis ao esquadrão, tendo que cumprir seu papel individual no campo de guerra ao obedecer as estratégias táticas que são ordenadas pelo comandante da equipe.
Embora o foco completo esteja no modo de jogo online, Squad também possui um modo secundário offline, para apenas uma pessoa. O título dá toda a liberdade possível para conhecer e aprender as mecânicas da jogabilidade, através de um grande mapa de treino ao estilo sandbox. Porém, os tutoriais não são muito bem explicados, e muito do funcionamento de cada mecânica precisa ser entendido por conta própria, antes de adentrar as partidas em rede.
Trocação realista
Devido às decisões de design que foram tomadas pelos responsáveis em prol de uma experiência realista e fidedigna, Squad acaba possuindo uma jogabilidade que é sofrível até em comparação a outros produtos de combate militar. Desnecessariamente complexas, muitas mecânicas são lentas, travadas e pouco responsivas, transformando o FPS em uma experiência que intencionalmente passa longe de ser divertida, simples, fácil e agradável. O foco está na imersão, e é necessário comprar essa ideia para conseguir ter um bom tempo com o jogo.
No entanto, o esforço realizado pela equipe de desenvolvimento em relação aos detalhes sonoros e visuais é perceptível e impressionante. A captação de áudio dos efeitos de tiros e bombas é espetacular, e a boa mixagem de som faz jus ao ótimo trabalho que foi executado pela equipe de áudio. A modelagem de armas e veículos também é igualmente boa, com muita atenção para os pequenos detalhes gráficos e para o comportamento individual de cada armamento. Porém, a ambientação do mundo deixa a desejar. Enormes mas sem muita vida, os mapas decepcionam por não serem tão destrutivos quanto deveriam ser. A destruição é um grande chamativo da série de jogos em que Squad tanto se inspira, e que, infelizmente, está ausente do título.
Performance decepcionante
O jogo da Offworld Industries tem uma interface com menus que são poluídos e confusos, e apesar de ter muitas opções gráficas diferentes, a otimização deixa muito a desejar. A performance é ruim em todos os momentos da jogatina, não importa o que esteja acontecendo no mapa. Um FPS tático sempre requer um bom desempenho em todos os instantes para garantir a plena fluidez da jogabilidade, e isso não é oferecido pelo jogo.
O produto possui um suporte incompleto para o idioma brasileiro. Grande parte dos textos estão em inglês, porém, algumas linhas estão misteriosamente em português. Sem contar com a tradicional funcionalidade de matchmaking, o título possui poucos servidores que são localizados em território nacional. As salas são completamente controladas pela própria comunidade e estão sempre cheias. Pegar fila e ter que aguardar um tempinho para conseguir entrar em uma partida faz parte da experiência proporcionada por Squad.
Chamado ao dever
Com mecânicas complicadas e uma curva de aprendizado gigantesca, Squad é um jogo que coloca a diversão de lado para focar no realismo. Não existe nada errado com a existência de uma jogabilidade com uma complexidade maior do que o usual, mas a desenvolvedora deveria ter focado em explicações simples e compreensivas para garantir uma experiência mais tranquila para iniciantes. No final das contas, Squad acaba sendo apenas uma versão ultrarrealista da série Battlefield, sem oferecer muitas novidades e inovações para o seu gênero além do foco na tática e no trabalho em equipe.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong