Em meio a tantos jogos megalomaníacos que esquecem de proporcionar uma diversão, a principal função de um videogame, há muitas empresas de menor porte que, com verbas pequenas e ideias simples, conseguem entregar uma experiência satisfatória através de gameplays criativas. Esse é o caso de Stunt Paradise, game desenvolvido pela empresa BrineMedia, no qual você pilota um carro e só precisa chegar até o final da corrida, enfrentando os mais desafiadores obstáculos.
Desenvolvimento: BrineMedia
Distribuição: BrineMedia
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Corrida
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataforma: Switch, PC, Xbox One, Xbox Series X|S
Duração: Sem registros
Seu maior inimigo é a pista
Stunt Paradise não é um jogo de corrida tradicional, mas sim um jogo de direção em cenários 2.5D com apenas uma missão: alcançar a linha de chegada dos percursos. Não tem nenhum outro carro disputando com você, tampouco um cronômetro que pune o jogador se ele não chegar até o final da pista a tempo. Falando assim, parece que o jogo tem uma gameplay com uma baixa dificuldade, já que não é necessário se preocupar em ultrapassar qualquer outro competidor nem se sentir pressionado com o tempo esgotando. Porém, pensar assim é um engano.
Em questão de jogabilidade, aqui temos o botão de acelerar e dar ré, basicamente. O que fará a diferença entre errar fatalmente ou ultrapassar sem cair em uma armadilha será a forma que esses dois comandos são usados e como você ajusta seu carro no ar, além da velocidade que ele está na hora de alcançar uma plataforma ou desviar de perigos. O jogo tem um total de 50 pistas ambientadas em lugares como o meio do mar, pontes, áreas vulcânicas, nevascas, montanhas rochosas e rodovias. Há tudo o que você pode imaginar nos percursos como diversos obstáculos que vão de bola de demolição até tubarões saltadores.
Radical
Stunt Paradise também conta com um total de 20 carros que podem ser comprados à medida que você ganha moedas ao completar um nível. Todos são bem diferentes uns dos outros, sendo modelos conhecidos do grande público, mas – creio que devido a problemas de licenciamento–, todos têm nomes diferentes dos modelos reais. Nesta review, alguns carros foram comprados, mas não houve mudanças em velocidade ou peso, dando a impressão que esse aspecto do jogo se restringe a ser apenas uma questão estética.
Um outro ponto é ver como o jogo tem uma arte com cores vibrantes que chamam a atenção logo no início da gameplay. E some isso também a trilha sonora de rock, em especial, com solos de guitarras que combinam bastante com a atmosfera despretensiosa e radical do jogo.
Um jogo que merece sua atenção
Stunt Paradise é o tipo de jogo que precisa ser apreciado aos poucos, principalmente após o nível 30, no qual as coisas ficam difíceis e você provavelmente errará muito para conseguir finalizar as fases. Então, a dica é aceitar os desafios aos poucos e apreciar esse criativo e divertido jogo indie da melhor forma possível. E lembre-se: a velocidade pode ser sua melhor amiga ou sua pior inimiga, então cautela, pois é importante ser um estrategista.
Cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisão: Julio Pinheiro