Review Totally Accurate Battle Simulator Capa

Review Totally Accurate Battle Simulator (Switch) – Um simulador espalhafatoso

Honestamente, estou longe de admirar simuladores, a não ser que eles sejam no estilo “sem limites”, como Goat ou Deer Simulator. Dito isso, nem preciso explicar do porquê de jogar Totally Accurate Battle Simulator. Ele está claramente longe dos dois citados, visto que é feito para curiosos de batalha, mas está igualmente distante de ser algo sério. Porém, por se tratar de um port, há coisas nele que fazem falta quando chega ao Switch e aumentam a seriedade que tanto desgosto em simuladores.

Desenvolvimento: Landfall Games, 24 Bit Games Pty. Ltd.

Distribuição: Landfall Games

Jogadores: 1-2 (local e online)

Gênero: Luta, Simulador

Classificação: 10 anos

Português: Legendas e interface

Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X/S

Duração: 7.5 horas (campanha)/15 horas (100%)

Modos para todos

Bárbaros contra mamutes.

TABS é um simulador de batalhas em que devemos montar pequenos exércitos para derrotar inimigos. A gama de soldados é extrema e permite que coloquemos homens, criaturas místicas, máquinas de todos os tempos da história. Até atemporais como a morte e deuses estão presentes aqui. O que me fazia atribuir grande esperança para tais simulações era a curiosidade que muitos vídeos no YouTube mostravam – bárbaros ganham de mamutes?

Totally Accurate Battle Simulator disponibiliza distintos modos de jogo para que qualquer um possa levar não só a curiosidade, mas também a competição para os campos de batalha. Aqui temos uma campanha que traz uma série de desafios, nos quais temos que nos posicionar e escolher bem quem colocamos em campo. Além dela, há também a simulação pura, em que há dinheiro e tropas ilimitadas, assim como as possibilidades. É possível também criar mapas e juntar facções, da mesma forma que soldados, reforçando a maravilha que é jogar contra amigos.

No entanto, o single-player é um tédio por dois simples motivos: soldados espalhafatosos irritam demais e desafios rapidamente nos deixam enjoados. Dito isso, o multiplayer é a melhor opção caso queira adquirir TABS, mas apenas o local. Ficar se digladiando com personagens bobos e sempre se questionar quem venceria entre Zeus e a Morte é algo único. Por outro lado, o mesmo é difícil de dizer do online, uma vez que ele está quase morto e não foi possível encontrar alguém.

Reforçando o problema de se jogar sozinho, é fácil se irritar com TABS desta forma, pois muitas vezes a vitória vem por posicionamento de personagens e pura sorte. Como disse, os soldados são espalhafatosos, com movimentos incoerentes e ataques muitos lentos e imprecisos. Na campanha, depender disso é ficar dezenas de tentativas misturando combatentes em distintas posições até concluir um desafio, que nem é tão recompensador. Mais um ponto para jogar com um amigo.

Adição que faz muita falta

TABS traz uma estrutura simples do que podemos fazer em um campo de batalha. Há uma arena dividida com uma linha no meio que diverge o lado azul do vermelho. Desta forma, com um campo de visão superior, é possível averiguar tudo o que ocorre. Ainda é possível mexer na câmera, “dar zoom” e até incorporar um soldado em uma visão em primeira pessoa.

A crítica aqui é de que tudo isso é bom e funciona quase bem, já que há deslizes ao controlar a câmera. Aproximar a câmera também é impreciso e não garante sempre uma visão esclarecedora do campo de batalha. Dito isso, não poder utilizar o touch do Switch é um crime de guerra, visto que facilitaria demais na hora de selecionar tropas e visualizar a arena.

A curiosidade não vingou

Totally Accurate Battle Simulator já era um simulador que acompanhava há muito tempo no PC. A seleção de combatentes seguida sempre pela pergunta “será que…?” era divina e divertida. No entanto, a diversão está presente apenas quando vemos disputas mitológicas de outras pessoas. Digo isso uma vez que nem o modo campanha, que é o âmago para quem joga sozinho, diverte. Depois de boas horas me irritando com os desafios, não havia curiosidade ou um gancho para continuar, mas apenas a necessidade passar deles por obrigação. Então, pedi para jogar com um amigo, e ali começou a verdadeira diversão.

Caso não consiga isso, não dá para contar com o modo online, talvez pelo preço do jogo, ou então por ser um título de nicho ou por não ser a melhor plataforma para tal recurso. O computador talvez seja o local mais fácil de se jogar TABS, após esse port que não aproveitou as ferramentas do Switch.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Totally Accurate Battle Simulator

5

Nota final

5.0/10

Prós

  • Grande variedade de soldados
  • Diversão garantida no coop

Contras

  • Campanha monótona
  • Port sem uso das funcionalidades do Switch
  • Câmera imprecisa
  • Online morto