Unpacking é um daqueles jogos dos quais nunca ouvi falar sobre, aí então dei uma olhada na capa e a julguei subconscientemente. Porém, resolvi dar uma chance por estar em busca de algo desconhecido no Game Pass, e foi a partir dessa escolha que conheci um dos indies de puzzle mais criativos e divertidos lançado nos últimos meses.
Desenvolvimento: Witch Beam
Distribuição: Humble Games
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Puzzle, Simulação
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, Xbox One, PS4, Switch
Duração: 3.5 horas (campanha)/4 horas (100%)
Crescer e virar um adulto
Como alguém que não gosta e nem mesmo se importa com histórias e narrativas, preciso dizer logo de início que Unpacking me fisgou a partir da segunda fase. Pensei que seria apenas um quebra-cabeça sobre organização e colocar as coisas nos locais em que eu achasse mais divertido. Me enganei: Unpacking conta sorrateiramente a história de uma garota desde seu tempo de infância, até ela virar uma adulta e seguir sua própria vida. Isso é muito mais observado do que entregado de fato ao jogador, e acontece através dos cenários e objetos que precisamos distribuir pelos cômodos.
Na primeira fase, tudo começa bastante simples e temos apenas o quarto para organizar através do cursor movimentado pelo analógico. Unpacking significa exatamente “desempacotar”, em português, que é aquilo que fazemos quando nos mudamos para um novo lugar para morar. Todas as caixas existentes possuem itens de diversas categorias, e itens estes que estão sempre misturados e sem qualquer tipo de identificação. É possível aproximar a câmera dos objetos para analisar melhor o que são, porém, o que importa mais é sua habilidade de dedução.
Na infância, vários elementos dessa época estão presentes, são nostálgicos e conversam até mesmo com a cultura que tivemos na infância brasileira: bola de futebol, console de videogame portátil (paralelo ou não), bichinhos de pelúcia, bonequinhos de ação, pôsteres na parede, etc. Uma vez colocado e finalizada a distribuição de tudo, podemos clicar uma foto do resultado (o que também pode ser feito a qualquer momento da fase) e receber uma linha de texto sobre o comentário da personagem dessa história.
Puzzle opcional
Existe uma opção chamada Puzzle que pode ser desabilitada no menu principal, porém, ela tira todo o aspecto de quebra-cabeça do jogo. A parte mais divertida, depois de posicionar todos os elementos pela casa, é que aqueles que foram colocados em locais errados ficam piscando em vermelho.
Não existe dica alguma para saber onde fica cada coisa, e isso muitas vezes exige tentativa e erro. Esse último fator é um pouco chato porque o jogo tem visuais em pixel art e acaba não sendo 100% possível identificar um item de primeira.
A diversão se expande ainda mais conforme avançamos na história da vida dessa garota, pois ela se muda para locais maiores, conquista um relacionamento amoroso e agora possui um quarto e cama de casal, começa a adquirir vários consoles de videogame, além de outros fatores que provavelmente aconteceram na vida de muitos nascidos por volta dos anos 80 e 90.
Quando o apartamento vai ficando maior, é necessário alterarmos entre os cômodos apertando RB e LB, mas podemos ver a lista completa deles de uma só vez pressionando o Y. Podemos abrir também portas de armários e até mesmo do box do banheiro, o que adiciona um pouco mais de complexidade às coisas. Se tem um elogio que posso tecer sobre Unpacking, com certeza, é “relacionável”.
Um jogo de memórias de uma vida toda
Unpacking é um jogo simples, porém, com profundidade para quem gosta de narrativas contadas de maneira indireta, e ainda mais para aqueles que adoram quebra-cabeças e querem ser colocados para pensar um pouco. A jogabilidade é o ponto alto daqui, e com certeza desafiará a capacidade de todos de colocar 100% dos objetos sem nenhum erro no final da fase. Porém, há de se destacar o quão Unpacking fala com aqueles que nasceram em até 4 décadas atrás, e que agora são adultos e amantes de videogames tanto quanto a garota desta singela história de desempacotamento.
Cópia de Xbox One adquirida através do Xbox Game Pass