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Review Voidwrought (Switch) – Mais um metroidvania na praça

Voidwrought é um metroidvania bastante bonito e com jogabilidade simples, ambientado num mundo sombrio.

Desenvolvimento: Powersnake
Distribuição: Kwalee
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Aventura
Classificação: 10 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, Switch
Duração: 11 horas (campanha)

Parece, mas não é uma cópia de Hollow Knight

Inimigos são diversos, como máquinas ou insetos
Barra de vida é dada em pontos únicos, como em Hollow Knight

A primeira coisa que fica claro ao olharmos para Voidwrought é que o game é bastante inspirado em Hollow Knight e sequer tenta esconder isso. Além do básico da estrutura metroidvania, alguns elementos da jogabilidade também são semelhantes, mas, no geral, Voidwrought tem suas próprias características, tanto positivas quanto negativas.

O combate é relativamente simples. Você possui sua espada (a única arma ao longo do jogo), que pode ser usada para fazer combos simples, e conta também com ataques especiais ao equipar relíquias. Esses golpes gastam recursos que você recarrega ao atacar inimigos e possuem uma grande variedade de estilos e usos, como ataques à distância, bombas, paralisador de inimigos, entre vários outros. Além disso, existem as almas, que são equipamentos passivos que também fornecem mais efeitos, como vida adicional, invencibilidade no dash, aumento de dano, entre outros.

Personalize o personagem

Todas as salas tem três levas de inimigo e, na maioria, ficam próximas a save points
Existem várias salas em que é necessário vencer levas de inimigos para prosseguir

Você pode equipar duas relíquias e três almas, o que faz com que a sua gameplay seja personalizável. Ainda que a variedade de ações disponíveis no jogo não seja tão grande comparando com outros títulos do gênero, essas mecânicas ao menos fornecem um nível razoável de profundidade.

Vendo alguns vídeos, percebi que outros jogadores escolheram habilidades bastante diferentes das que optei, o que mostra que esse é um jogo adaptável ao gosto de cada um, o que é sempre positivo. Porém, acho que isso pode quebrar o jogo, pois mesmo sem explorar muito, encontrei uma combinação que me fez passar por todos os chefes com bastante facilidade a partir de certo ponto.

O andamento deixa a desejar e pode frustrar

Porém é possível terminar o jogo sem ver a grande maioria desses itens
Há uma grande variedade de equipamentos

A variedade de inimigos é boa, tanto visual quanto mecanicamente, e possivelmente te farão adotar ao menos umas duas ou três relíquias diferentes para abordar diferentes situações de combate. Os chefes também são variados e divertidos de enfrentar, ainda que, como falei acima, eu tenha muito facilmente por todos, incluindo o último, depois de adquirir determinadas habilidades. No geral, a jogabilidade é boa, mas bastante simples, entregando uma gameplay competente, mas sem nenhuma inovação notável para quem tem familiaridade com o estilo.

O fluxo da aventura em si é, provavelmente, o meu maior problema com Voidwrought. O jogo pouco explica para onde você precisa ir. Constantemente fiquei dando voltas e voltas até achar para onde ir, o que sempre considero um ponto bastante negativo em metroidvanias. Claro, não é preciso carregar o jogador pela mão, mas deixá-lo totalmente à sorte é desmotivador. No começo, havia um indicador de objetivo, mas ele parou de aparecer um tempo depois. Um bug, talvez, que não foi o único que vi ao longo da jornada. Sempre que você adquire uma nova habilidade e volta para explorar o mapa, não raramente acaba frustrado pois vai para um lugar novo e frequentemente só encontra alguns itens inúteis, sem achar por onde seguir na história.

Bonito de se ver

Por vezes a recompensa de um chefe não parece muito satisfatória
Alguns dos chefes são opcionais

Os gráficos são ótimos, com personagens e cenários coloridos, diferenciando razoavelmente de Hollow Knight, uma vez que você olhe com mais detalhes. Os diferentes biomas do mapa são bastante distintos, indo de florestas a montanhas de fogo – cada um com monstros que combinam com cada ambiente. As animações também são bastante fluidas e com personalidade, fazendo com que tudo seja bastante agradável aos olhos.

Se estiver de bobeira, vale jogar

Voidwrought é um game que não é ruim, mas também não apresenta nada que o faça se sobressair muito. Não espere o refino de Hollow Knight, ainda que em alguns pontos eu prefira este ao famoso jogo do insetóide. De qualquer forma, é mais um título recomendado para os fãs de metroidvanias.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Julio Pinheiro

Voidwrought

7

Nota final

7.0/10

Prós

  • Bonitos gráficos e estilo artístico
  • Controles precisos
  • Variedade de inimigos

Contras

  • É fácil ficar perdido e dar voltas
  • Jogabilidade com poucas inovações