Provavelmente você conhece, já jogou ou ao menos ouviu falar alguma vez sobre Jackbox Party Pack da Jackbox Games, um pacote de minigames para serem experienciados entre amigos, que traz diversas atividades que envolvem votação e eliminação de participantes, além de possuírem um fator social imenso. What the Dub? segue uma linha parecida com Jackbox Party Pack, mostrando que existe mais espaço para esse mercado de jogos interativos, que estão sendo bastante utilizados por streamers de games em todo o mundo.
Desenvolvimento: Wide Right Interactive
Distribuição: Wide Right Interactive
Jogadores: 1 (local) e 1-12 (online)
Gênero: Tabuleiro, Party, Multiplayer
Classificação: 12 anos
Português: Não
Plataformas: Switch, PC, Xbox One e PS4
Duração: Sem registros
A magia da dublagem
What the Dub?, como o próprio nome deixa subentendido, tem o objetivo de trazer a dublagem em seu cerne. Nele, somos apresentados a cenas diversas de filmes antigos norte-americanos, cuja duração tem cerca de 10 segundos e possui um trecho sem o áudio vocal para escrevermos algo que será lido depois, com uma voz de Google Tradutor. Após cada cena apresentada, os participantes precisam escrever seus respectivos textos e adicionar, opcionalmente, algum efeito sonoro da lista disponível para que sua frase seja lida posteriormente.
Com isso, uma vez terminada a rodada e todas as frases forem lidas, os participantes precisam votar para escolher a melhor apresentação dentre todas. No final, ganha aquele que tiver mais pontos coletados durante as votações ocorridas. Tudo é muito simples e intuitivo, e todos os jogadores podem acessar a sala criada pelo visto através de um código que é digitado no site oficial do game. Por isso, o foco de What the Dub? é, claramente, ter uma diversão rápida e descompromissada com amigos, ou com pessoas através da internet enquanto você transmite sua tela ao vivo.
E a melhor parte é que apenas uma pessoa precisa ter o jogo, já que as outras ingressam através de seus dispositivos mobile ou computadores pessoais. Realmente, esse tipo de abordagem que prioriza a diversão é muito bem-vinda, e o bolso de todos agradece.
Além de tudo isso, existem algumas conquistas internas que são liberadas caso o jogador cumpra alguma tarefa. Porém, nada de desbloqueáveis presentes por aqui, então não pense que irá descobrir algo através de seu esforço.
Lançamento problemático e sem tanta variedade
Quando foi lançado, What the Dub? possuía a exigência de ter pelo menos três pessoas acessando a sala criada pelo anfitrião. Com isso, fiquei bastante limitado ao tentar jogar, já que não tinha uma terceira pessoa com quem testar naquele momento. Tempos depois, recebemos uma atualização que permite a criação de uma sala single player, para experimentar o jogo em apenas uma pessoa. Porém, tudo perde completamente a graça, já que acaba virando algo 100% previsível por tratar-se de frases que você mesmo escreveu, obviamente. A votação também é inexistente, até porque não faria sentido. Bom, ao menos pude testar sem depender de outras pessoas.
Outro elemento que podia ser incluído é uma opção de colocar sua própria voz na cena, além de apenas textos a serem lindos. Aliás, essa foi justamente a ideia inicial que tive do jogo, antes mesmo de poder conhecê-lo. Achei até estranho o fato de ter que digitar frases quando tive meu primeiro contato. Por fim, acho que uma opção de salvar as melhores cenas criadas também seria bacana, apenas para compartilhar em redes sociais posteriormente ou qualquer coisa que contenha um fator social.
Divertido, mas tenha amigos
What the Dub? cumpre muitíssimo bem sua proposta: jogar com outras pessoas. Apesar de nada diferente ter sido prometido, teria sido bem legal se tivessem feito algum conteúdo para quem deseja jogar sozinho. Um modo desafios ou algo do tipo que tirasse proveito das conquistas internas seria bastante bem-vindo.
Além das frases lidas por uma voz padrão, também teria sido legal, como mencionado, a possibilidade de gravar seu próprio áudio para ser substituído na cena. Essa adição certamente traria um leque a mais de opções.
Mesmo assim, é indiscutível a qualidade do mais novo competidor para o Jackbox Party Pack, e fico ansioso para ver os futuros produtos da empresa. São mais de 300 cenas, de acordo com os produtores, que vão desde filmes no espaço até o bom e adorado velho-oeste. Todo este conteúdo é o que garantirá infinitas horas de diversão.
Obs.: o jogo não possui qualquer suporte ao Português Brasileiro, muito menos cenas de filmes compreensíveis em nosso idioma.
Cópia de Switch cedida pelos produtores
What the Dub?!
Prós
- Vasta quantidade de cenas
- Divertido para jogar em grupo
- Todos jogam sem precisar ter adquirido o game
- Efeitos sonoros deixam tudo mais engraçado
- Conquistas internas
Contras
- Modo single player existe, mas é sem propósito
- Atualização demorou um pouco pra chegar
- Poderia ter a opção de gravar áudio próprio