A franquia Overcooked vem marcando presença desde seu primeiro jogo. Talvez algo parecido nunca tivesse sido feito antes, e o party game de chefs parece ter dado um novo sentido para o gênero “simulador de cozinhas”.
Porém, esperamos de uma sequência, naturalmente, várias melhorias em relação ao antecessor. Mas será que isso realmente acontece em Overcooked 2?
Desenvolvimento: Team17
Edição: Team17
Jogadores: 1-4 (local e online)
Gênero: Party, Multiplayer
Classificação indicativa: Livre
Português: Interface e legendas
Plataformas: Switch, PS4, Xbox One e PC
Duração: 6.5 horas (campanha)/12 horas (100%)
Mais do mesmo, e ainda bem
Não se mexe em time que está ganhando, apenas se melhora! O primeiro Overcooked já se mostrava um jogo espetacular, além de praticamente impecável. Algo que sempre senti falta foi o multiplayer online.
E adivinhe? A Team17 provavelmente escutou os jogadores e resolveu adicionar este recurso tão desejado. E é possível de fazer o seu uso no modo história, no versus e nos DLC disponíveis.
Felizmente, ao contrário de alguns jogos, este modo permite que você jogue com outras pessoas no mesmo console e online ao mesmo tempo.
Caso você não saiba, muitos títulos tem a triste decisão de restringir este modo apenas ao single player, e muitas vezes isso acaba decepcionando e estragando a proposta que visa reunir pessoas ao redor do mundo.
Conteúdos que agregam
Diferentemente do primeiro, Overcooked 2 traz alguns DLC interessantes que adicionam conteúdo à história, expandindo a diversão e o fator replay.
- Carnival of Chaos: este conteúdo adiciona um modo história com 15 fases novas e a temática carnival da cultura estrangeira. Basicamente uma espécie de festival onde há festas, desfiles e apresentações e, normalmente, um circo. Estão inclusos neste pacote alguns pratos novos, como o cachorro-quente e o donut, e elementos como o canhão para ser arremessado em lugares mais altos.
- Campfire Cook Off: também um modo história com 15 fases e, adicionalmente, quatro chefes de cozinha novos, todos animais silvestres, que fazem parte da ambientação, os quais são o Scout Chef, Bear Chef, Beaver Chef e o Owl Chef. Também é adicionada a mecânica da fogueira e da mochila com os ingredientes.
- Surf ‘n’ Turf: o conteúdo praiano de Overcooked 2. Obtenha mais receitas, como smoothies e espetinhos, chefes de cozinha novos e fases inéditas. Este DLC conta também com 12 novas fases em um modo história.
- Night of the Hangry Horde: um modo diferenciado com fases exclusivas é habilitado no jogo. Este conteúdo em uma temática mais “aterrorizante”, com 12 fases novas para se jogar sozinho ou com amigos, onde o foco é sobreviver à hordas de monstros famintos que tentam invadir sua cozinha.
Normalmente alguns jogos criam apenas conteúdos extras pagos que adicionam elementos cosméticos superficiais, mas Overcooked 2 acerta em cheio ao criar pacotes com que aumentam e muito a longevidade do jogo.
Também existe a opção de adquirir o season pass, o qual inclui todos os DLC lançados até então – menos o Too Many Cook Packs que adiciona seis novos personagens.
Tropeços sem um porquê
Overcooked 2 continua incrível como o primeiro, e isso é fato. Porém, coisas que funcionavam bem no anterior acabaram sendo feitas de uma forma pior desta vez. Um bom exemplo disso é a tela de loading.
O tempo de carregamento em Overcooked 2 é ridículo em vários momentos, principalmente quando você inicia o jogo. Até você chegar ao menu principal, provavelmente deu tempo de ir ao banheiro ou beber uma água.
Também existe este problema caso queira reiniciar uma partida, o que era algo muito usado por mim no primeiro Overcooked. Facilmente você comete erros em jogos de estilo, e é natural que sua vontade de reiniciar para tentar novamente surja em todo o tempo.
Mas Overcooked 2 tornou esse processo um verdadeiro parto, te obrigando a assistir um loading chato – e não tão rápido – toda vez que quiser fazer isso. No primeiro jogo, isso era feito quase que instantaneamente, o que tornava este looping de tentativa e erro algo prático.
Sozinho quase que não rola
Apesar de ser um jogo divertidíssimo para se jogar com outras pessoas, Overcooked nunca funcionou tão bem ao ser experienciado sozinho. Muitas pessoas, assim como eu, não se sentem confortáveis em gerenciar dois personagens ao mesmo tempo, e isso foi mantido no segundo jogo da franquia.
Confesso que preferiria muito mais um outro tipo de mecânica para que o jogo se adaptasse melhor ao single player, em vez de me obrigar a comandar mais de um cozinheiro o tempo todo. Simplesmente não consigo me adaptar a isso, fico bastante confuso ao ter que realizar a troca constante dos personagens e acabo deixando algum prato queimar ou pedido ser eliminado.
Recentemente fizemos a análise de um indie que claramente se inspira em Overcooked, mas que funciona muitíssimo bem sozinho ao criar fases que funcionam tanto no multiplayer quanto no single player – sem esse gerenciamento de personagens.
A solução para o jogo da Team17 seria criar uma campanha focada nas pessoas que não tem com quem jogar. Enquanto isso não acontecer, Overcooked será responsável pela segmentação que ele mesmo criou e não soube desapegar. Inclusive, recentemente a empresa lançou o magnífico Moving Out – o qual também possui uma análise em nosso site que você pode conferir aqui -, que trabalha muito bem a história independentemente da quantidade de jogadores.
É bom ou não é?
Vou além: Overcooked 2 é excelente. Apesar de sua falha em ainda não se importar tanto em melhorar a experiência single player e possuir este empecilho do loading, o segundo jogo da franquia faz um trabalho incrível no quesito diversão com amigos e família.
Esperamos que sua sequência melhore os pontos onde o jogo continua falhando, já que títulos similares vem acertando nestas questões ultimamente, como citado neste texto.
Obs.: A versão para Switch também tem suporte ao modo multiplayer local para até 4 jogadores via wireless.
Esta review foi feita com um código de Switch cedido pelos produtores
Revisão: Samuel Leão