Anunciado como um projeto de financiamento coletivo em 2017 e com meta alcançada, a Cradle Games oficializa o início do desenvolvimento do seu jogo Hellpoint. Sua proposta é um jogo de RPG de ação segmentados em diversas áreas, cuja história se passa em um ambiente futurista e espacial.
Desenvolvimento: Cradle Games
Edição: tinyBuild
Jogadores: 1-2 (local) e 1-4 (online)
Gênero: RPG
Classificação indicativa: 10 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS4 e Xbox One
Duração: Sem registros
O novo mundo
O início de Hellpoint não dá muitos detalhes com relação ao seus acontecimentos. O jogador controla um ser humanoide batizado como A Criação, que acaba de acordar também sem saber o que está acontecendo. Ao explorar o ambiente, uma voz misteriosa informa que você está na estação espacial Irid Nova – seu local de origem – e seu objetivo é buscar mais respostas sobre si mesmo e os eventos que ocorreram ali.
Sobreviver não é para muitos
As mecânicas de Hellpoint são, em grande parte, inspiradas em Dark Souls, especialmente pelo período de destaque da franquia quando o jogo foi anunciado. É um Action RPG onde você derrota monstros e recebe Axions, a moeda de troca em Hellpoint. Eles são essenciais para evoluir o seu personagem, aprimorar e comprar equipamentos, entre outros.
Caso morra, todos os seus Axions serão derrubados e você deve procurá-los novamente em forma de uma poça de sangue verde. O jogo é extremamente difícil e você provavelmente sairá em busca desta poça o tempo todo, mas não há uma consistência no processo. Em alguns momentos ela surge em forma de um fantasma do jogador, que deve ser derrotado, já em outros ela aparece em pontos aleatórios, o que não é explicado em momento algum. Muito provavelmente você não encontrará e dará seus recursos como perdidos.
Junto a isso, um dos pontos que torna Hellpoint incrivelmente frustrante pela dificuldade é o balanceamento de stamina (fôlego ou energia). Cada golpe defendido ou utilizado consome um pouco desta barra e, chegando a zero, seu personagem permanece em guarda aberta. Diferente de Dark Souls, o tempo de vulnerabilidade é muito maior e, caso os inimigos te atinjam, sua barra não será recuperada. Só resta assistir a sua morte, sem ter o que fazer para evitá-la.
Prepare-se para encrenca em dobro!
Um dos diferenciais interessantes prometidos é a possibilidade de jogar no modo cooperativo local em tela dividida com mais uma pessoa e online com até quatro. Além disso, também foi prometido que futuramente o modo online seria unificado, permitindo jogar com qualquer amigo em qualquer plataforma através do crossplay.
Infelizmente há problemas nessa mecânica também. Na versão de PS4, o modo local exige que você tenha um personagem já criado em sua conta, o que significa que não há possibilidade para jogar como usuário convidado ou via Share Play, já que ambas as contas são temporárias e não há um save game atrelado à ela. O mais grave é que todo o progresso adquirido pelo jogador convidado não é salvo, fazendo o jogo ser jogado duas vezes para ser completado para ambos os jogadores, de qualquer maneira.
Para o modo online, você encontrará símbolos de mãos nas paredes, sendo as vermelhas para invocar jogadores em modo Player vs Player e as azuis para o cooperativom. Até o presente momento desta análise, não foi possível testá-lo na versão de PS4, informando falha de conexão ou mundo do anfitrião cheio. A Cradle Games está ciente deste erro e informou em seu Twitter que já está trabalhando em uma correção.
O erro mais grave é sem dúvidas a falta de sincronia entre o mundo do anfitrião e do convidado. Em diversos momentos, alguns dos golpes não foram contados e o jogador simplesmente executou a animação, obtendo nenhuma resposta de dano. Adicionalmente, testando o modo online em outra plataforma, tivemos situações de soft lock, como o caso de uma porta que precisava ser ativada para prosseguir. O convidado não tinha aberto essa porta em seu mundo e uma parede invisível permanecia ali, sendo impossível ativá-la pois somente o anfitrião pode utilizar o mecanismo.
Como será daqui pra frente?
No final, Hellpoint possuía um grande potencial e poderia se tornar um novo exemplo para jogos do estilo Souls, principalmente por ter gráficos bonitos e a movimentação do personagem ser relativamente boa. Porém, percebe-se que houve falha em muitas de suas ideias e falta de polimentos com o que foi prometido.
Apesar de prometerem unificação de plataformas, a Cradle Games precisará focar muito mais em consertar os principais defeitos encontrados durante seu desenvolvimento até seu lançamento antes mesmo de anunciar qualquer detalhe novo em seu jogo. Este foi um projeto altamente ambicioso que não alinhou corretamente as expectativas reais, entregando quase tudo de forma mediana e inacabada.
Esta review foi feita com uma cópia de PS4 cedida pelos produtores
Revisão: Jason MIng Hong