Capa de Postal 4

Review Postal 4: No Regerts (PC) – O disfuncional retorno da sandbox do caos

Após onze anos do lançamento do conturbado Postal 3, a controversa e irreverente série de jogos politicamente incorretos da desenvolvedora Running with Scissors retorna em um quarto título, sendo considerado pelos produtores a verdadeira sequência do segundo jogo da franquia. Postal 4: No Regerts coloca novamente o jogador na pele do Postal Dude, em um mundo aberto onde é necessário realizar tarefas, seja na loucura ou na paz, para conseguir passar pelos cinco dias de uma semana normal em uma pequena e pacata cidade localizada no deserto do Arizona, nos Estados Unidos. Disponível para PC em acesso antecipado desde outubro de 2019, Postal 4 está finalmente chegando em sua versão de lançamento, após dois anos e meio de desenvolvimento com apoio financeiro e participação da comunidade. 

Desenvolvimento: Running With Scissors

Distribuição: Running With Scissors

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Aventura

Classificação: 18 anos

Português: Não

Plataformas: PC

Duração: 4 horas (campanha)/18 horas (100%)

O sandbox do caos

Sandbox em Postal 4

Situado anos após os eventos da última expansão de Postal 2, já que a equipe responsável pelo desenvolvimento optou por desconsiderar completamente a existência do terceiro título da franquia, o jogo começa com uma cutscene animada mostrando Postal Dude e seu fiel escudeiro, o cachorrinho Champ, perdendo tudo na estrada. Após isso, ele vai até a cidade fictícia de Edensin, no deserto do Arizona, para procurar trabalho e recuperar o dinheiro perdido e, talvez, encontrar um novo lugar para viver.

Com um grande mundo aberto, Postal 4 é um sandbox que dá liberdade para o jogador escolher o que quer fazer. É possível simplesmente seguir as tarefas de cada dia, cumprir as missões secundárias dadas por transeuntes aleatórios, aplicar multas, cumprir desafios, usar drogas, dirigir veículos, cuidar de cães e gatos, trabalhar em um presídio ou utilizar todo o arsenal de armas para causar e tocar o terror em Edensin.

Polícia em Postal 4

No entanto, grande parte das atividades não são bem explicadas e não funcionam corretamente, apresentando uma falta de polimento por parte dos responsáveis. Apesar do ambiente dar espaço e muitas ferramentas para a melhor balbúrdia anárquica possível, tocar o terror deixa de ser divertido rapidamente, porque os pedestres ao redor do caos costumam simplesmente ignorar o que acontece. As mecânicas de policiamento, que são acionadas imediatamente após provocar qualquer tipo de desordem em Edensin, não representam nenhuma ameaça para Postal Dude.

Piada sem graça

Postal Dude em Postal 4

Mesmo com acesso a um grande e diverso arsenal de armas, as mecânicas de combate são decepcionantes, porque os inimigos não reagem muito bem a qualquer coisa que Postal Dude faz. A violência extrema, característica da série, está ausente de Postal 4, com todos os adversários apenas ficando em estado de ragdoll ao morrer.

O mundo aberto passa a sensação de ser vazio e sem vida, com pedestres iguais e um grande número de áreas interiores abandonadas. A exploração do mapa não é agradável, e conta om um sistema de GPS que não funciona corretamente e inconvenientes telas de carregamento que sempre aparecem ao ir para alguma outra área do mundo aberto. Além disso, o título não explica o básico da gameplay, obrigando o jogador a passar os momentos iniciais de jogatina apertando todos os botões do teclado para ver o que acontece. 

Postal 4 em terceira pessoa

A experiência é altamente customizável, com nove modos de dificuldade diferentes, além de três opções de dublagem para o personagem principal e dois diferentes modos de interface. Selecionar o modo mais fácil não garante a liberação de conquistas, o que é péssimo para quem gosta de troféus mas quer jogar Postal 4 casualmente.

É possível optar entre a perspectiva em primeira pessoa ou a tradicional câmera sob o ombro, mas esta é uma opção que deveria ter recebido um cuidado maior por parte dos desenvolvedores. A visão em terceira pessoa deixa vazar erros de animações que passam completamente despercebidos no modo padrão. As animações, em geral, não são muito boas, e não fazem jus ao visual cartunesco apresentado.

Speak English?

Objetivos em Postal 4

Postal 4 não recebeu uma localização para o português, sendo preciso ter um conhecimento de inglês para entender o que acontece. Além de ter que saber outra língua, é necessário ter um excelente entendimento auditivo do idioma, já que não há legendas em inglês para os diálogos. A opção para ativar as legendas existe, mas não funciona.

Embora a equipe de desenvolvimento tenha adicionado uma longa lista de opções gráficas, a otimização de Postal 4 é ruim, com constantes travamentos e problemas de stutterings. Algumas das opções não são salvas e aplicadas corretamente, sendo necessário sempre fazer uma parada nos menus de configurações a cada vez que o jogo é iniciado. Não importa o modo visual, a performance do título sempre deixa a desejar.

Muito a melhorar

Visualmente ultrapassado e com um humor sem graça, Postal 4 é um parque de diversões decadente. A falta de polimento e o grande mundo sem vida faz o título ser uma aventura completamente rasa, maçante e chata. Mesmo com o fim do período de acesso antecipado e o lançamento da versão final, a desenvolvedora ainda promete adicionar novos conteúdos, modos e expansões. Pode ser que, com o tempo, Postal 4 se torne uma boa experiência. No lançamento, ele ainda não é.

Cópia para PC cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Postal 4: No Regerts

6.5

Nota Final

6.5/10

Prós

  • Grande sandbox
  • Experiência customizável
  • Grande variedade de atividades

Contras

  • Sem tradução para português
  • Falta de polimento
  • Humor sem graça