Bugsnax Capa

Review Bugsnax (Switch) – Um Pokémon Snap melhorado

Desde a primeira vez que vi um trailer relacionado a Bugsnax, minha mente explodiu. Sempre amei qualquer coisa relacionada a Pokémon ou mesmo títulos que parecessem minimamente com ele, e esse indie me prendeu através de seus visuais, tema e jogabilidade principal que consiste em capturar monstros andando por aí, além de que comê-los pode transformar seu membro na respectiva comida que o monstrinho representa.

Young Young Horses
Distribuição: Horses
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Tiro, Aventura, Puzzle
Classificação: 14 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: Xbox One, Xbox Series X/S, Switch, PS4, PS5, PC
Duração: 8 horas (campanha)

Ajude o prefeito

Bugsnax têm formato de comidas
Bugsnax têm formato de comidas

Em Bugsnax somos um jornalista que tem a missão de descobrir o paradeiro de uma personagem famosa chamada Elizabert Megafigo, que está desaparecida na cidade onde fomos convidados para fazer pesquisas e escrever um artigo sobre as criaturas de lá. E a única ligação que ela deixou para trás foi o prefeito da cidade, Filbo. Antes de cumprir o objetivo principal, temos que lidar com alguns problemas que ocorrem na cidade ajudando o prefeito, basicamente capturando bugsnax para convencer algumas pessoas que desistiram de morar lá a voltar para casa e fazer suas vidas lá novamente.

Bugsnax claramente me lembra Pokémon Snap, que é um jogo que nunca me prendeu devido à sua natureza de jogabilidade on-rails (em trilhos) e falta de interação com o mundo em um sentido geral. Ao contrário de Pokémon, Bugsnax nos permite vagar livremente, procurar bugsnax e capturá-los de muitas maneiras diferentes. Inicialmente, a única armadilha com a qual estamos armados é uma espécie de guarda-chuva que se fecha quando pressionamos um botão em nosso relógio de pulso. À medida que avançamos, novas armadilhas são adquiridas, além de novas munições para nosso estilingue multifuncional.

Capturando bugsnax
Capturando bugsnax

Esta munição acima mencionada é usada para atrair certos tipos de bugsnax, que é algo extremamente necessário para questões de estratégia. Às vezes você terá que atrair um bugsnax cobrindo-o com ketchup ou coisas assim, e assim outro bugsnax será atraído pelo cheiro e atingirá o monstro anterior. Esse processo deixará o primeiro bugsnax tonto, transformando-o em uma presa vulnerável.

Além disso, há uma enciclopédia, na qual você pode verificar informações sobre cada bugsnax já capturado. Esta é uma espécie de Pokédex, assim como nos jogos Pokémon. Muitas vezes, há informações úteis em relação a como capturar certos bugsnax, em vez de o jogo levar você a descobrir isso sozinho e quebrar a cabeça. Porém, apenas os já capturados ou escaneados possuem essa descrição no livro.

Missões, repetições e recursos extras

Alimentando NPCs
Alimentando NPCs

As missões ficam todas registradas em nossa agenda e podem ser conferidas quando quisermos. Além disso, temos um mapa e orientações claras sobre qual é o nosso próximo objetivo. Assim, não há tempo para nos perdermos no jogo. Em geral, missões são super claras, e a única parte complicada às vezes é descobrir como lidar com um bugsnax específico. Mas conversar com NPCs pode fazer o trabalho acontecer, pois eles dão algumas dicas aqui e ali.

A única desvantagem de todo o Bugsnax como jogo é seu fator repetição. É inegável que o game fica preso em um loop depois de um certo ponto, já que temos a maioria das ferramentas para prender bugsnax, além de missões serem muito parecidas entre si. No entanto, se você não se importa em executar as mesmas tarefas constantemente, isso não deverá ser um problema.

Escaneando bugsnax adiciona à enciclopédia
Escanear bugsnax adiciona à enciclopédia

Além de tudo isso, a versão Switch é abençoada por alguns recursos extras configuráveis, como Bloom, limite de quadros por segundo (opcional) e algumas opções extras relacionadas aos gráficos em geral. Isso é extremamente útil devido ao hardware fraco do Switch, que torna a experiência muito mais agradável e coloca o controle nas mãos de quem está jogando.

Grande potencial, sorte em alguns pontos

Bugsnax é um jogo ridiculamente bom, já que seu enredo curioso funciona em conjunto com sua incrível mecânica de jogo principal. É preciso dizer que a história é muito misteriosa, pois pessoas neste mundo transformam suas partes do corpo sempre que comem um bugsnax. Quanto à jogabilidade em geral, ela brilha por causa da grande variedade de bugsnax existente, sem falar nas diferentes maneiras de capturá-los como dito anteriormente: às vezes você precisa usar um bugsnax para atrair outros, cobrindo-o com alguns munição com sabor através de seu estilingue. Finalmente, a jogabilidade cai em um loop de repetição após um certo momento, mas isso não diminui o fator de diversão que Bugsnax tem a oferecer desde seu início.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Bugsnax

9

Nota final

9.0/10

Prós

  • Muito a se fazer
  • História é bastante curiosa
  • Mecânicas de captura são excelentes
  • Variedade de bugsnax é grande

Contras

  • Missões se repetem
  • Telas de loadings