Review Dungeon Munchies Capa

Review Dungeon Munchies (PS4) – Você é aquilo que você consome

Dungeon Munchies é um jogo sobre caçar, cozinhar e comer. Isso fica nítido quando traduzimos a palavra munchies, que significa larica. No entanto, para poder apimentar ainda mais as coisas, estaremos na maior parte do tempo lutando contra os ingredientes. Desta forma, o que consumimos sempre define como agimos e progredimos.

Desenvolvimento: MaJAJa

Distribuição: Chorus Worldwide Games

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Ação, RPG

Classificação: Livre

Português: Não

Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch

Duração: 6.5 horas (campanha)/8 horas (100%)

Comer para poder crescer

Um zumbi acordando de sua morte profunda.

Em Dungeon Munchies uma necromante cozinheira chamada Simmer precisa escapar de um calabouço, então, ela deixa de usar esqueletos e passa a usar um zumbi. Após anos sem ter uma alimentação, o estômago morto vivo muito louco transforma-se em um buraco negro. 

Sem humanos para digerir, o paladar do zumbi é aguçado e qualquer coisa lhe dá água na boca. Porém, por conta de um lorde sobrenatural, os vegetais assim como os animais estão conscientes e cheios de poder. Portanto, se alimentar pode ser um desafio.

Simmer, a conquistadora.

Temos à nossa disposição 40 receitas distintas, cada uma com uma habilidade diferente. Dito isso, o número de inimigos também não é baixo, contudo, eles são uma demonstração daquilo que podemos conseguir. Pulo duplo, infligir dano venenoso, receber escudos e recuperar vida ao atacar são alguns dos exemplos de habilidades.

Embora seja permitido consumir apenas 6 comidas por vez e nem todas as receitas estão liberadas, já é possível imaginar as possibilidades. Desta forma, é comendo um conjunto de pratos e sempre evoluindo nosso conhecimento culinário que conseguimos crescer, semelhantemente a uma música infantil muito conhecida.

Apesar de ter dito que caçar é um desafio, o mesmo não vale para comer. Juntar ingredientes não é complicado e também não exige uma combinação difícil de conseguir. Basta derrotar inimigos que aparecem na sua frente e achar um acampamento da Simmer. Não há ingredientes raros ou que estão escondidos com desafios maiores, sem contar os chefes. São raros os momentos em que é preciso voltar às áreas para pegar mais materiais, porém, de inimigos bem mais fracos e fáceis. Isso faz de Dungeon Munchies extremamente linear e diminui a recompensa por fazer pratos importantes.

Partes da caça como armas

As criações de armas.

Além de comer partes dos alimentos que caçamos, em Dungeon Munchies usamos os restos para criar armas. Eles variam entre espadas, lanças, machados, escudos, varinhas, arcos e consumíveis. Pode parecer até que há uma grande variedade, mas elas são limitadas a serem equipadas em uma mão predefinida. Portanto, não podemos sair por aí com duas varinhas extremamente poderosas ou ser um bárbaro com dois machados, sendo essa uma limitação que diminui as possibilidades.

O combate de Dungeon Munchies não é muito complexo. Podemos atacar com o quadrado e usar o objeto secundário com o R2. Também é possível pular, e existem alguns simples desafios de plataforma. E, por fim, com o R1 podemos desviar de ataques. Todas essas mecânicas são melhoradas com comidas ou armas.

Como é possível ver com esses movimentos, o combate de Dungeons Munchies não é complexo ou exigente. A dificuldade ocorre porque precisamos chegar nas lixeiras que são os checkpoints, mas não possuímos meios de cura. Então, se quiser conseguir ingredientes para comidas ou armas novas, é preciso ser bom e sobreviver ao percurso entre as lixeiras. Caso contrário, ainda é possível pular todos os inimigos e seguir a vida sem recursos.

Um chefão estranho.

É nessa percepção que Dungeon Munchies falha em explicar uma mecânica importantíssima, mas que não é citada. Caso esquive próximo do ataque de um inimigo ou defenda no último segundo, uma pequena quantidade de vida é recuperada. Isso em conjunto com habilidades que restauram vida facilitaria muito as coisas, uma vez que os inimigos podem ser quebrados e eu só descobri isso no fim do jogo.

Quase no ponto

Dungeon Munchies não é delicioso, mas pode prover uns momentos de diversão. Toda sua ambientação implementa bem o conceito pós-apocalíptico. Consequentemente, o combinar de refeições e sua variedade de habilidades fazem da experiência algo único de quem joga  Somando-se às armas também com suas singularidades, as combinações são grandes. Porém, o combate, que é o maior atrativo aqui, é um pouco injusto pela posição de inimigos. Nem mesmo a mecânica não ensinada que faz recuperar vida salva nesses momentos. Esse pequeno ajuste já seria suficiente para criar uma experiência mais divertida, o tornando um título quase “no ponto”.

Cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Dungeon Munchies

5

Nota final

5.0/10

Prós

  • Variedade de comidas e habilidades
  • Diferentes tipos de armas

Contras

  • Armas só podem ser equipadas em mãos pré-definidas
  • Não há desafios para conseguir receitas melhores
  • Inimigos são extremamente fortes
  • Mecânica importante não explicada