Desde que eu era criança, os jogos beat ’em up têm sido minha praia. Lembro-me de jogar Streets of Rage pela primeira vez no Mega Drive do meu pai e me divertir muito. Porém, este gênero é extremamente complicado por causa do fator de repetitividade, o que significa que você deve estar atento em como introduzir elementos em seu jogo através dos quais oferecerá diferentes jogabilidades ao longo de todo o jogo. Bud Spencer & Terence Hill: Slaps And Beans 2 é um bom exemplo de como evitar que a repetição assombre seu game, e vou explicar por quê.
Desenvolvimento: Trinity Team
Distribuição: ININ Games
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Luta, Ação, Aventura, Arcade
Classificação: 10 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: Switch, PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S
Duração: 4.5 horas (campanha)
Um jogo baseado em programa de TV
Bud Spencer & Terence Hill: Slaps And Beans 2 é originalmente um programa de TV italiano que nunca tive oportunidade de assistir, então me perdi em alguns momentos do jogo por não ter o contexto da dinâmica da dupla. Mesmo assim, você não precisa ter assistido a série para se divertir com o jogo, o que é muito bem-vindo.
O jogo se passa em uma ilha, onde um grupo de bandidos está envolvido em contrabando, além de ameaçar as pessoas da vila local. Encontramos nossos personagens no meio do caos porque eles caíram ali de paraquedas e, sem explicações detalhados, eles têm que resolver o problema e lidar com o chefe dos bandidos.
No que diz respeito à jogabilidade, há o fluxo de beat ’em up padrão da maioria dos jogos do gênero: estapeie seus inimigos, use movimentos especiais quando tiver sua barra especial preenchida e junte-se ao seu parceiro para usar golpes em dupla. E, claro, podemos encontrar itens espalhados por aí para reabastecer nossa barra de saúde, além de itens que podem ser usados como armas brancas – que também podem ser arremessados.
Elementos extra
Para evitar que a repetitividade aconteça, existem quebra-cabeças para resolver usando os dois personagens, algo que pode ser facilitado jogando cooperativamente. Em alguns momentos, você precisa chutar uma escada para baixo para fazer seu parceiro chegar a um lugar mais alto, em outros, você precisa puxar uma alavanca para habilitar uma plataforma para que o outro personagem possa passar por cima dela e chegar até você.
Mas os momentos de pico aqui são definitivamente as lutas contra chefes que geralmente exigirão um pouco mais de reflexão para derrotar o inimigo. Em um deles, é necessário evitar o minion que fica atacando os personagens constantemente, enquanto você mira para acertar o chefe que está num local mais alto.
O outro ápice do aqui são os minigames, e todos eles podem ser jogados a qualquer momento através do menu principal. Existe a opção em que até 4 jogadores podem jogar contra o outro, ou em equipes. A maioria dos minigames são divertidos, como em um no qual devemos comer o máximo de comida que pudermos pressionando a sequência de comandos escrita.
Um beat ‘em up acima da média
Embora o jogo não agrade a todos, especialmente aqueles que não estão familiarizados com os personagens ou com o programa de TV, pude encontrar aqui um título beat ‘em-up sólido, com elementos que compõem sua jogabilidade de forma inteligente. É inegável que existe o fator repetitividade, mas posso perceber como os desenvolvedores trabalharam duro para fazer com que parecesse menos agressivo, adicionando minigames entre uma fase e outra, além de quebra-cabeças que atenuam esse sentimento de fazer sempre a mesma coisa. Quanto à jogabilidade em si, é mais do mesmo em comparação com outros títulos que já vi, e fica aquém se o colocarmos frente-a-frente com jogos famosos do gênero que adicionam elementos de RPG em seu cerne, como Castle Crashers .
Cópia de Switch cedida pelos produtores