My Time at Sandrock capa

Review My Time at Sandrock (PC) – Entusiasmante e divertido

Se você curte jogos de fazenda, um cenário bonito e de matar uns monstrinhos, você vai gostar de My Time at Sandrock. Ok, talvez eu tenha resumido demais esse jogo. Vamos lá.

Desenvolvimento: Pathea Games
Distribuição: Pathea Games
Jogadores: 1 (local) e 1-4 (online)
Gênero: Aventura, RPG, Simulação
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S
Duração: 80 horas (campanha)/164 horas (100%)

Personalização e construção

Cenário novo

É fácil escolher a aparência do personagem aqui, e para mim foi surpreendente a quantidade de opções para desenhar o seu rostinho, mas a única coisa que não dá para alterar é o corpo do seu boneco. Eles são meio magrinhos e todos são cabeçudos e fofinhos, mas é isso. Não dá pra deixar ele mais alto ou baixo, mais gordo ou mais magro. Existe apenas a opção de corpo feminino ou masculino.

As roupas de começo são padrões, mais tarde no jogo você vai ganhando em tesouros e comprando roupas, além de comprar receitas e fabricar suas próprias para usar ou vender.

Combate também a longo alcance

A aparência geral do jogo é linda, tudo foi bem desenhado e não é cansativo acompanhar os movimentos dos personagens. As casinhas são fofas e dá até para encontrar tesouros dentro de algumas por aí (fica a dica). Os NPCs são muito carismáticos, você pode até tirar foto com eles com uma câmera especial e ganhar pontos sociais.

Todos tem suas funções e te auxiliam em algum momento do jogo. Afinal, você está ajudando a cidade a ser reconstruída aos poucos e todos de alguma forma ficam felizes com sua evolução. A cada avanço você ajuda a reconstruir prédios que também te beneficiarão com o comércio ou outros itens.

Espaço de construção

Decorando casas

Como a maioria dos jogos de fazenda, você começa com um lote de terra para construção e vai podendo aumentar conforme sua evolução. Ele tem uma cerca de madeira ao redor e você não precisa se preocupar com animais invadindo seu terreno ou pisando a sua plantação.

Dentro deste espaço você tem seu maquinário, a bancada de produção e também sua casa. A casa é como na vida real: cara. Mas os projetos de casa são lindos, e não julgo quem for trabalhar só para construir algo bacana. Existem até projetos prontos de mansões dentro do jogo para você adquirir, projetos esses feitos por outros jogadores da comunidade que dá até vontade de ter na vida real.

Plantação

Carregue qualquer item para onde você quiser, dentro do seu lote.

Falando em espaço, o jogo não começa com você plantando. E não precisa ficar super preocupado se o seu personagem está bem alimentado e hidratado, até sentir que isto está te incomodando. Demora um pouco, e em lugares como cavernas de expedição tem sempre uma máquina de vendas que tem como comprar comida e remédios para ajudar a focar na tarefa sem entrar em desespero. Dormir também tem sua importância e recupera sua energia para continuar cavando ou revirando entulhos, mas, mesmo se ficar sem stamina, ainda dá para correr e voltar para casa sem ficar agonizando e lamentando ter esquecido de dormir. 

Agora, a plantação é estranha, e todo o processo para plantar, regar e manter as plantinhas vivas é difícil, não vou negar. Chega a ser tão cansativo que por vezes decidi ignorar essa parte do jogo e fazer outras coisas. Existe um sistema que se inicia após pressionar um botão, então entramos no modo de plantação com ações do tipo “plantar”, “regar”, “excavar”, etc. E tudo isso exige quantidades exorbitantes de água, em vez de existir um regador através do qual molhamos as sementes. O processo é um parto.

Evolução gradual

Evolução da fazenda

Logo no início você ganha uma pá e uma picareta, mas o bom mesmo é usar as mãos. Seu personagem precisa revirar entulhos no início para conseguir as coisas e criar outras. É legal conseguir itens sem se preocupar na durabilidade de uma ferramenta? É, e nós gostamos disso.

Conforme as coisas vão evoluindo você pode adicionar pontos em habilidades que preferir. É super fácil fazer a distribuição dos pontos na árvore de habilidades, sendo tudo bem claro e lógico sem perder seu tempo nem o coração com medo de colocar um ponto numa habilidade inútil. 

Fazenda requintada

Quanto a evolução do jogo em si, achei um pouco devagar, e isso acabou me cansando. Existem muitos itens que você não sabe para que serve. É como a primeira vez jogando Skyrim, em que você pega até os pratos de madeira de cima da mesa e depois fica com o inventário cheio sem saber o que fazer com eles, se são importantes ou se o vendedor disposto a pagar 1 níquel nele está somente querendo passar a perna em você. 

Talvez por isso a sua mochila no início é gigante e também tem um baú no qual você pode guardar os itens.

Você já começa com uma mesa de produção também, e às vezes encontra baús pelo mapa com máquinas prontas e itens muito bons. Nesse sentido, o jogo é generoso.

Produção e criação de itens

Algumas tecnologias diferentes

Para produzir as coisas é necessário máquinas específicas, é claro, e para construí-las você precisa dos projetos de cada uma. Para conseguí-los, é necessário achar discos de memória nas escavações, ir até um local de pesquisa na cidade e usá-los como créditos para ir liberando o acesso aos projetos. Porém, não para por aí, para produzir itens interessantes você também precisa das receitas de cada um, mas calma, estes você pode comprar usando dinheiro mesmo (o do jogo). Mas não esqueça, que para produzir os itens você precisa de outros itens específicos, aí, para conseguí-los é necessário talvez matar monstros, explorar caverna, colher ervas do chão. Parece bem divertido, mas existem materiais que realmente demoram tempo para encontrar ou entender como produzir para dar seguimento a toda essa cadeia de produção. Por muitas vezes compensa comprar coisas no NPC para avançar o nível seguinte de uma vez.

Talvez isso seja o que acaba deixando a evolução dos níveis um pouco lenta. Mas se você gosta de passar o tempo com amigos e explorar coisas, talvez vai apreciar muito fazendo em My Time at Sandrock. A sensação de recompensa é boa, e sempre que você sobe o nível em alguma habilidade, sempre vem um prêmio junto e surgem novas coisas para se fazer. É o tipo de jogo de fazenda que é fácil ficar jogando por muitos dias com amigos.

Multiplayer exclusivo (temporariamente) de PC

Combate de ação

Você tem a opção de jogar sozinho, ou no multiplayer online. Quando selecionado a opção multiplayer, ele fecha o jogo e abre outra interface semelhante. Criar uma fazenda cooperativa é muito fácil e rápido, convidar seus amigos e tê-los salvo em sua lista também é tranquilo. Caso seu amigo queira jogar sozinho na fazenda sem você estar online, também é possível, pois o save fica na nuvem acessível para todos os convidados. Mesmo que você seja dono da fazenda, seus amigos também podem aceitar quests e progredir. Mas fique ligado, já que seu dinheiro é o deles e vice-versa, assim como a conclusão das quests: não há como escapar.

Existe o Workshop level e também o Co-op level, e ambos recompensam com itens e até dinheiro que são distribuídos para os jogadores (podemos jogar em até 4 pessoas. Além disso, os Workshop level também são exigidos para liberar novas receitas, itens e construções da cidade, esse último fazendo parte de uma missão maior na qual precisamos revitalizar o local.

Monstros e combate geral

Você esquece que é um fazendeiro

Para quem gosta de uma luta nos games de fazenda, aqui você pode ter equipamentos melhores e armas mais avançadas com o passar do tempo. Além disso, existem habilidades específicas para luta e alguns monstros são bem curiosos em seu design – como a galinha que cospe fogos-de-artifício. Mesmo que não seja muito fã de combate, existem itens que só esses monstros deixam cair.

Diferente da pesca, não vi quase nenhuma utilidade para ela além de produzir algumas receitas. Para os amantes desse esporte, sinto informar que a pesca não é feita com varinha ou molinete, mas sim com uma espécie de arapuca para peixe.

Um tempo bem gasto

Se você ficou até aqui porque ama esse gênero e está na dúvida se aposta seu tempo nesse jogo ou não, eu te recomendo. Jogue! Ele me agradou muito e tenho certeza que você vai curtir também! Os cenários são legais, a jogabilidade é tranquila de pegar (com a única exceção do plantio), fica natural rapidamente. Os bonequinhos são fofos e ao invés da típica enxada mixuruca, você ainda pode correr por aí com uma espada gigante nas suas costas se achando o máximo.

E você que já jogou e veio aqui pra ver a crítica, deixe nos comentários seu resumo! Amo ouvir outras opiniões.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

My Time at Sandrock

9

Nota final

9.0/10

Prós

  • Belos gráficos
  • Multiplayer online
  • Seu mundo pode ser acessada por amigos mesmo que você esteja offline
  • Interação com NPCs é legal
  • Exploração de dungeons em equipe

Contras

  • Evolução lenta
  • Mecânicas de plantio não são legais
  • Criar máquinas exige itens difíceis de se encontrar