No início de novembro, a SEGA pegou todo mundo de surpresa anunciando mais um título do ouriço azul para 2023: Sonic Dream Team. Sendo exclusivo do Apple Arcade (serviço de assinatura de games da Apple), o jogo chamou a atenção dos fãs, contando com um belo estilo gráfico em 3D e trazendo de volta a personagem Cream the Rabbit e seu companheiro chao Cheese, que não possuíam grande destaque na franquia nos últimos anos.
Desenvolvimento: Hardlight
Distribuição: SEGA
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Plataforma
Classificação: Livre
Português: Interface e legendas
Plataformas: iOS, iPadOS, macOS, tvOS
Duração: 3.5 horas (campanha)
Dr. Eggman fazendo besteira de novo
A história de Sonic Dream Team não impressiona e repete a fórmula clichê da franquia. Eggman descobriu a existência de Reverie, um dispositivo antigo que pode fazer sonhos se tornarem realidade, literalmente. De praxe, Eggman deseja utilizar o dispositivo para dominar o mundo, e resta a Sonic e seus amigos impedirem isso.
Diferente de outros títulos, Eggman aqui é puramente um vilão, e pouco vemos do seu lado mais humano e caricato. Ariem, nova personagem na franquia e protetora do dispositivo Reverie, também não me interessou muito durante a campanha, apesar de seu bonito design e uma interessante relação mãe e filha com Cream. Outro ponto negativo vai para as cutscenes, que são basicamente imagens com vozes por cima. No final, a história é simples e um tanto quanto esquecível.
Gameplay deliciosa
Em Sonic Dream Team, podemos controlar 6 personagens divididos entre 3 tipos de gameplay. Sonic e Amy podem acessar áreas secretas através do impulso pelos anéis, Knuckles e Rouge podem escalar áreas específicas, enquanto Tails e Cream podem voar. Essa variedade torna a gameplay bem dinâmica, fazendo o jogador experimentar todos os personagens a fim de descobrir tudo que está disponível nos mapas.
No total, existem 4 mapas no game, sendo eles Scrambled Shores, Dream Factory, Nightmare Maze e Ego City. Todos são muito bonitos, com um destaque pessoal a Dream Factory e Nightmare Maze. Para avançarmos através das fases e dos mapas, devemos coletar obrigatoriamente uma Orb, mas também há diversos outros coletáveis caso o jogador deseje pegar 100%, assim como em qualquer outro jogo do ouriço.
Outro ponto de grande surpresa pra mim foi a facilidade de jogar no touch. Apesar da câmera se perder em alguns momentos, a experiência em geral foi muito agradável, tanto é que acabei jogando quase metade do game somente no touch. Após isso, resolvi testar o suporte ao controle e, sem surpresas, funcionou perfeitamente. Se você, leitor, resolver jogar Sonic Dream Team, saiba que independente da opção, ambos os controles funcionam muito bem.
Gráficos, desempenho e trilha sonora
Sonic Dream Team apresenta belos gráficos em 3D, e apesar de ser um jogo mobile, poderia ser facilmente confundido com um jogo de Nintendo Switch ou outro console de mesa. Os cenários são lindos, e novamente volto a destacar as fases Dream Factory e Nightmare Maze, que são grandes destaques graficamente falando.
Confesso que ao baixar o jogo, não tive muitas esperanças de que fosse funcionar, afinal estaria jogando num iPhone 6S de 8 anos atrás. Os gráficos estavam no mínimo do mínimo, e apesar de diversos serrilhados, diria que a experiência foi agradável, muito por conta da tela pequena do iPhone 6S. Quanto ao desempenho, tive engasgos nos primeiros minutos de gameplay, mas a experiência estabilizou com o tempo.
Quanto a trilha sonora, Sonic nunca falha, e o padrão de qualidade foi mantido novamente. Apesar de possuir uma trilha inferior a outros jogos da franquia, há diversas músicas de destaque, como a música da introdução (que é incrível e lembra um anime), as músicas das fases Scrambled Shores e Nightmare Maze, e os temas das boss battles contra The Four Man, Guardian Hunter e Nightmare Eggman.
Uma grata surpresa
Como uma pessoa que iniciou sua jornada pela franquia Sonic há pouco tempo, posso dizer que Sonic Dream Team foi uma grata surpresa para mim. Considerando ser um jogo mobile, tudo apresentado aqui – tirando a história irrelevante – é muito competente, e espero que algum dia possa estar disponível para mais jogadores e fãs do ouriço em outras plataformas.
Cópia de iOS adquirida através do Apple Arcade
Revisão: Julio Pinheiro