Jogos de RPG podem ser dos mais variados tipos, seja eles totalmente voltados para o combate, ou também para uma experiência mais relaxante. Moonglow Bay nos leva para uma relaxante aventura em uma pequena cidade do Canadá, em meados dos anos 1980.
Desenvolvimento: Bunnyhug
Distribuição: Coatsink Software
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Aventura, RPG
Classificação: Livre
Português: Interface e legenda
Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Switch
Duração: 19 horas (campanha)/28 horas (100%)
Uma cidade abandonada
Nossa história em Moonglow Bay é situada em uma pequena cidade canadense, que acaba passando por uma grande tragédia intimamente ligada ao nosso personagem escolhido. Existem quatro deles disponíveis, e precisamos selecionar um para controlar, além do nosso cônjuge.
A jornada começa mostrando um pouco do relacionamento do casal, e assim aprendemos a pescar, a parte principal do game. Mas, um pouco depois, ficamos sabendo que uma tragédia aconteceu e nosso parceiro perdeu a vida, praticamente ao mesmo tempo que a cidade de Moonglow Bay fica abandonada. Três anos se passam, e nossa filha retorna para a cidade com a missão de nos tirar do luto.
É então que começamos a viver a vida. Aos poucos, vamos conhecendo os moradores da cidade, suas crenças, as histórias locais e muitas outras coisas. Temos também que coletar todos os tipos diferentes de vida marinha, como peixe e mariscos. Além disso, passamos a ajudar o prefeito da cidade a revitalizar o local e na preparação do grande festival.
Conforme conhecemos mais moradores enquanto restauramos a cidade, vamos nos aprofundando no trauma de nosso personagem e aprendendo a conviver com ele. O desenvolvimento da história é muito bom, sem ser muito rápido nem tão devagar, tudo na medida certa.
Pesca e companhia
Não há lutas e batalhas em Moonglow Bay, exceto quando estamos fisgando um peixe. No começo, é só puxar o bicho e pronto, mas com o tempo precisamos apertar determinadas combinações, como mover o direcional para o lado, por exemplo. Se preferir o jeito mais fácil, basta usar a rede – contudo, somente os peixes mais básicos podem ser capturados dessa forma.
Há diferentes tipos de varas disponíveis e iscas para serem usadas, com velocidades e tamanhos diferentes de linha. Isso é primordial para conseguirmos pescar aqueles peixes mais difíceis de pegar. Para descobrir sua localização, basta conversar com as pessoas na cidade e assim saberemos em qual área eles estarão.
Outro aspecto extremamente importante de Moonglow Bay é a culinária. Todos os frutos do mar pescados podem ser cozinhados, e para isso, jogamos um pequeno minigame. Há vários passos a serem realizados que dependem de cada prato, como lavar, cortar, fritar e cozinhar. Para isso, basta apertar o botão na hora certa, ou acompanhar uma barra com o direcional até preenchê-la. A dificuldade varia de acordo com o prato.
Quando eles estiverem prontos, basta colocá-los na máquina de venda e esperar a coleta e o dinheiro. Porém, é muito mais fácil vender o peixe cru para obter dinheiro do que necessariamente cozinhar e fazer os pratos, porque alguns deles custam bem mais do que os diversos pratos disponíveis.
Para avançarmos, precisamos sempre deixar nosso barco bem equipado. Temos diversos itens disponíveis para compra, como camas, equipamentos de cozinha, sonares e proteção. Assim, podemos explorar o mundo mais facilmente.
Nem todos os mares são calmos
Uma coisa que me deixou bastante chateado durante minha jornada em Moonglow Bay foram os diversos problemas técnicos que surgiram durante a jogatina. O jogo fechou sozinho várias vezes, o que me fez perder o progresso em diversas ocasiões. Porém, o problema principal nem foi esse em específico.
Mais pro final do game, no quinto capítulo para ser mais exato, o título travava todas as vezes que tentava salvar meu progresso. Isso só foi corrigido depois de abrir outros slots de salvamento, mas não sei dizer o que causou isso. Além disso, houve várias ocasiões em que precisei sair de um local e me mover para outro para conseguir ativar a opção de jogar a isca ou a rede no mar. Fora isso, tudo ótimo.
Uma pequena cidade canadense
Moonglow Bay está longe de ser um RPG tradicional. Seus gráficos, que lembram um pouco os vistos em Minecraft, e seu mundo colorido o fazem ser muito bacana de explorar. A história é boa, e sua jornada de cura é muito bem feita, ainda mais por ter legendas em português. Fora os problemas técnicos citados, pescar e juntar as muitas espécies de peixes é extremamente satisfatório.
Cópia de PS5 fornecida pelos produtores
Revisão: Julio Pinheiro