Capa do jogo

Review Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics (PC) – Um legado revisitado

Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics resgata os tão amados jogos da linha versus, lançada pela Capcom no decorrer dos anos 90 e 2000 em uma boa coletânea, mas que poderia ser ainda melhor.

Desenvolvimento: Capcom

Distribuição: Capcom

Jogadores: 1-2 (local e online)

Gênero: Luta

Classificação: 12 anos

Português: Interface

Plataformas: PC, PS4, Switch

Duração: 18 horas (campanha)

Uma coletânea de respeito

O menu principal não tão intuitivo de Marvel vs Capcom Fighting Collection: Arcade Classics

À primeira vista, a coletânea Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics não é muito intuitiva, uma impressão que se dissipa logo nos primeiros minutos. Além disso, o menu principal não é atrativo, carecendo de ilustrações ou de um layout mais chamativo.

A coletânea nos apresenta sete jogos, que são:

  • X-Men: Children of the Atom
  • Marvel Super Heroes
  • X-Men vs. Street Fighter
  • Marvel Super Heroes vs. Street Fighter
  • Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes
  • Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes
  • The Punisher

Todos os jogos estão disponíveis em suas versões americana e japonesa, além de um menu extra, onde podemos ajustar algumas características, como nível de dificuldade, quantidade de fichas, desbloqueio de personagens secretos, entre outros.

Modo Museu de Marvel vs Capcom Fighting Collection: Arcade Classics.

Para os apreciadores de um bom modo galeria, Marvel vs. Capcom Fighting Collection acerta em cheio em seu modo museu. Há diversos materiais promocionais, artes usadas no jogo e até mesmo estudos de design feitos pelos desenvolvedores na época da criação dos jogos, fazendo da coletânea uma peça histórica ímpar para os fãs de jogos de luta.

Também temos um bom modo de música, com a trilha sonora de todos os jogos contidos na coletânea. Um ponto negativo nesse modo é a ausência de uma função de playlists, impedindo o jogador de criar uma lista com suas faixas preferidas. Por fim, há o modo de conquistas, que deixa o jogador ocupado por um bom tempo tentando completá-las.

Sentindo a experiência de jogar no arcade 

Marvel vs Capcom 2: New age of Heroes na coletânea Marvel vs Capcom Fighting Collection: Arcade Classics

Todos os jogos da coletânea rodam muito bem, sem qualquer atraso ou problemas semelhantes, sendo bastante responsivos no quesito controles. Embora seja difícil comparar os jogos da coletânea com suas versões no hardware original, é fato que todos funcionam de forma muito satisfatória.

Há pouquíssimas diferenças em comparação aos jogos originais, e elas não afetam a jogabilidade de forma alguma. Um exemplo é a ausência de fotos dos desenvolvedores nos créditos, por questões de direitos autorais.

A coletânea também oferece diversas funcionalidades além das já mencionadas, como ajustes no padrão de tela, volume dos efeitos sonoros e trilhas, além de uma boa quantidade de filtros de imagem à disposição do jogador. Também há um atalho para a execução de golpes especiais.

Menu para selecionar os jogos da coletânea.

Além disso, também temos a opção de ver golpes de personagens, que podem ser acessados tanto em um menu próprio quanto pela foto do “marquee” – um adesivo que colocavam nos arcades com os golpes dos personagens, o que é um charme. 

Por fim, todos os jogos da coletânea – com exceção de The Punisher, que é um jogo de beat ‘em up – têm um modo de treino disponível. Embora simples se comparado aos jogos modernos, a funcionalidade cumpre bem o seu papel. No entanto, a inclusão de modos adicionais, como testes de combos, poderia melhorar ainda mais o conteúdo da coletânea.

Funcionalidades online de Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics

Modo musica com a trilha de todos os jogos.

A coletânea também traz boas funcionalidades online, como partidas casuais, ranqueadas, além da opção de assistir lutas de outros jogadores. O modo online funciona bem, embora haja uma certa demora para encontrar adversários, devido, entre outros fatores, à ausência do crossplay.

Esse fator reduz a qualidade da experiência online, já que, sem crossplay, é mais difícil encontrar adversários, além de impossibilitar que o jogador enfrente um amigo em outra plataforma, por exemplo. Também não há um modo multiplayer online para The Punisher, o que é uma pena.

Apesar disso, temos uma boa gama de opções, como escolher a versão do jogo que quer jogar, esperar o adversário em algum jogo específico da coletânea, aceitar competir com jogadores de outras regiões e até decidir se deseja enfrentar adversários que utilizam o atalho para golpes especiais. Por fim, também temos os desafios de pontuação, onde os jogadores competem para ver quem faz mais pontos em determinado jogo da coletânea.

Revisitando ótimos jogos

Apesar de não ser perfeita e de pecar em pequenos detalhes, a coletânea Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics cumpre sua missão ao trazer diversos títulos amados pelos mais velhos para as novas gerações, renovando e celebrando o legado que a série versus deixou para os games.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Julio Pinheiro

Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics

8

Nota final

8.0/10

Prós

  • Jogos
  • Modo museu
  • Multiplayer online
  • Modo treino

Contras

  • Sem crossplay
  • interface simples