Elden Ring Nightreign capa

Review Elden Ring Nightreign (Xbox Series X) – O spin-off com cara de DLC, mas com preço cheio

Anunciado de surpresa durante a última edição do The Game Awards, Elden Ring Nightreign pegou os fãs leais da FromSoftware de surpresa, deixando muitos incertos sobre a natureza e a estrutura desse ousado spin-off. Por outro lado, Nightreign representa um desvio bastante significativo da fórmula clássica do estúdio – sem contar que a direção do projeto não está nas mãos de Hidetaka Miyazaki.

Desenvolvimento: FromSoftware
Distribuição: Bandai Namco Entertainment America
Jogadores: 1 (local) e 1-3 (online)
Gênero: Ação, Aventura, RPG
Classificação: 16 anos (violência)
Português: Legendas e interface
Plataforma: Xbox Series X|S, PC, PS5
Duração: 25 horas (campanha)

Um Elden Ring diferente

Cenários bem elaborados e com alguns inimigos
A exploração precisa ser bem rápida

Elden Ring Nightreign pode ser jogado exclusivamente no modo cooperativo para três jogadores ou no modo solo para um único jogador, não havendo suporte para partidas em duplas. No coração de Nightreign, está uma mudança dramática na estrutura do jogo: em vez de explorar um mundo aberto, os jogadores embarcam em “Expedições” de ritmo acelerado.

Há oito classes de personagens disponíveis, cada uma com habilidades únicas e armas iniciais distintas. O jogo também conta com oito Expedições, todas realizadas no mesmo mapa. Cada Expedição dura três dias, com aproximadamente 15 minutos de gameplay por dia. Durante esse período, um círculo azul ao redor do mapa vai diminuindo até o final do dia, momento em que um chefe aparece.

Transição de tela onde vemos os personagens se agrupando
Forme sua equipe

Nos dois primeiros dias, os jogadores se dedicam a encontrar equipamentos melhores, enquanto o terceiro dia marca a chegada do chefe final, conhecido como Lorde da Noite, cuja identidade é determinada pela Expedição selecionada. Todo o restante é gerado aleatoriamente a cada partida – ou seja, os chefes a serem enfrentados ou os itens disponíveis serão diferentes a cada tentativa. Os jogadores não mantêm equipamentos nem níveis entre partidas, pois tudo é reiniciado.

O layout do mapa permanece o mesmo em todas as oito Expedições, o que pode gerar uma sensação inicial de repetição. No entanto, a disposição dos inimigos e chefes, assim como a localização das igrejas aleatórias, sempre mudam. Os jogadores devem planejar suas rotas cuidadosamente para visitar todas as igrejas, pois isso desbloqueia mais frascos de cura.

Ao limpar um local, os jogadores desbloqueiam gratuitamente um ponto para subir de nível e recebem uma recompensa aleatória, geralmente uma arma ou um buff passivo.

Tão punitivo quanto Dark Souls

Lorde da Noite derrotado, a partida acaba
Chegar bem equipado no Lorde da Noite é quase uma obrigação

Normalmente, é possível subir de nível ou criar builds poderosas, mas Nightreign desafia essa lógica. Aqui, tudo se resume à habilidade pura. No início, encontrei bastante dificuldade. O maior desafio é que não há segundas chances: se você morrer durante qualquer uma das três batalhas obrigatórias contra chefes, a partida acaba.

O sucesso não depende apenas da sua habilidade, mas também dos seus companheiros de equipe. Jogar com participantes aleatórios pode ser frustrante, pois frequentemente há jogadores que morrem o tempo todo. Isso obriga você a gastar tempo revivendo-os, tornando a experiência menos estratégica e mais exaustiva. Esquivar-se dos chefes já é difícil por si só, mas quando sua resistência está esgotada e ainda precisa ressuscitar dois aliados caídos, as opções ficam muito limitadas. Além disso, o tempo de reanimação aumenta progressivamente: chega a um ponto em que, se dois jogadores forem derrubados simultaneamente, torna-se impossível salvá-los.

O primeiro Lorde da Noite já é difícil sozinho, e o jogo resolve multiplicar ele pra dificultar mais ainda.
O primeiro Lorde da Noite é um teste de paciência. Os outros são piores

Se todos os três jogadores forem eliminados, a partida é perdida e deve ser reiniciada do zero, sem que nenhum progresso seja mantido. Isso gera uma grande sensação de repetição, pois tudo acontece no mesmo mapa. Para evoluir, é necessário percorrer os mesmos locais a cada tentativa – não apenas ao longo de oito Expedições diferentes, mas também durante várias tentativas individuais. Como resultado, os jogadores veem os mesmos cenários repetidamente.

Jogadores mais habilidosos podem considerar jogar sozinhos, mas há um grande obstáculo: não há companheiros de IA e o balanceamento para um único jogador é desigual. Embora a saúde do chefe seja reduzida no modo solo, a diminuição não é suficiente para torná-lo viável para a maioria dos jogadores (não chega a 33% da vida total do chefe no modo cooperativo para três jogadores).

Ao começar o dia, você irá cair em um determinado ponto do mapa.
Cada dia precisa ser bem aproveitado para garantir melhores itens

Ao menos no modo solo, é possível comprar duas pedras de reviver: uma com comerciantes nos dois primeiros dias e outra com o comerciante no terceiro. Se o jogador morrer, a pedra garante um auto-reviver. Ainda assim, sem uma função de repetição, é extremamente frustrante perder 45 minutos em uma corrida apenas para ser derrotado pelo chefe final. Não há tempo suficiente para aprender completamente os padrões de ataque do chefe antes de precisar investir mais 45 minutos para alcançar a batalha novamente. É um alto investimento de tempo e sempre segue o mesmo processo.

Isso pode se tornar um grande obstáculo para os fãs de Elden Ring que preferem jogar sozinhos. Nightreign foi claramente projetado para cooperação entre três jogadores, mas, a menos que se tenha um grupo dedicado e experiente, a experiência pode parecer uma perda de tempo. A habilidade individual dificilmente compensa a presença de dois jogadores inexperientes.

Pequenas belezas não compensa sua aparência

Ao final da partida você precisa fazer os últimos ajustes no seu personagem antes de enfrentar o chefe.
A melhor luta é sempre a ultima

Demos o devido crédito: Elden Ring Nightreign no Xbox Series X roda a 60 quadros por segundo no modo de desempenho e está visualmente deslumbrante. Para os mais analíticos, alguns detalhes podem parecer estranhos, mas como jogo de ação, ele é sólido como uma rocha e nunca decepciona.

À medida que você avança nas Expedições, que são desbloqueadas uma a uma, encontrará ambientes bastante variados no estilo Dark Souls, com áreas semiabertas. Infelizmente, o jogo não permite explorá-las mais a fundo, o que é uma pena.

Ao percorrer pelo mapa, poderá encontrar inimigos de todos os tamanhos e dificuldades.
Enfrente inimigos poderosos

O modo 4K, por outro lado, oferece um desempenho sólido, mas não é a melhor opção: um soulslike deve ser jogado a 60fps, ou nada. No entanto, algumas críticas merecem destaque: a interface nem sempre é clara, e quando há alguma explicação, ela tende a ser enigmática. Além disso, por se tratar de um jogo multiplayer, um bom sistema de chat de voz seria essencial para facilitar a comunicação e organização entre os jogadores, pois o jogo não possui chat interno. Jogar sem dar as coordenadas corretas vai resultar em uma partida falha e frustrante.

A trilha sonora é mediana em quase todo o tempo, algo que sempre chamou a atenção nos outros jogos da FromSoftware, mas o destaque fica na luta contra os Lordes, onde as lutas são mais elaboradas e poéticas.

A decepção vai depender de quem joga contigo

Elden Ring Nightreign é um jogo peculiar, tentando se equilibrar entre uma experiência multiplayer casual, mas com a complexidade de um soulslike. É confuso e experimental, mas essa sensação faz parte da sua identidade. Os problemas que percebo no jogo parecem ser consequência da sua ambição – afinal, inovar nem sempre é um processo linear. Assim, embora eu os veja como “problemas”, talvez sejam apenas parte natural dessa tentativa ousada.

No coração de Nightreign, há algo genuinamente fascinante, mas que ainda precisa de um pouco mais de refinamento para revelar a joia escondida sob os escombros. Mais do que tudo, o jogo se parece com uma espécie de laboratório para a FromSoftware testar novas ideias e analisar seus efeitos. Nesse sentido, Nightreign parece funcionar como um trampolim para o estúdio. E, desde que o jogador entre com expectativas moderadas, ainda há uma boa dose de diversão a ser aproveitada.

Cópia de Xbox Series X|S cedida pelos produtores

Revisão: Júlio Pinheiro

Elden Ring Nightreign

7

Nota Final

7.0/10

Prós

  • Multiplayer
  • Diversão

Contras

  • Equipamentos
  • Dificuldade para montar equipe
  • Sem chat online
  • Método como se revive o amigo