Capa de Tormented Souls 2

Review Tormented Souls 2 (PC) – Um novo pesadelo

O futuro do survival horror continua sendo o passado. Tormented Souls 2 chega dando sequência ao jogo de 2021 lançado pelos chilenos da Duel Effect, continuando a resgatar com um nível de sucesso surpreendente uma fórmula esquecida que, por muito tempo, definiu o gênero. Assim como o primeiro título da franquia, o novo lançamento é excelente, ainda que, em vários momentos, seja excessivamente obtuso e apresente alguns problemas de polimento, naturais para um título independente.

Desenvolvimento: Dual Effect

Distribuição: PQube

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Terror

Classificação: 16 anos (violência extrema, linguagem imprópria, medo)

Português: Interface e legendas

Plataformas: PC, PS5, Xbox Series X|S

Duração: 15 horas (campanha)

Terror na cidade

Cidade em Tormented Souls 2

Tormented Souls 2 narra mais um pesadelo de Caroline Walker, que, dessa vez, decidiu viajar até a Villa Hess, uma cidade interiorana em ruínas, para tentar ajudar Anna, sua irmã, que sofre com visões violentas que se manifestam na realidade assim que são desenhadas em um caderno. A trama começa depois que tudo dá errado e Anna é sequestrada em um convento, sendo necessário encontrá-la enquanto se sobrevive a uma nova noite horripilante – que, desta vez, vai além de uma única localização e conta com um escopo muito maior, retratando boa parte da cidade onde a narrativa se passa. 

Assim como o primeiro título da franquia, Tormented Souls 2 é uma experiência de terror de sobrevivência em estilo “old school”, com câmeras em ângulos fixos, além de uma jogabilidade lenta e travada focada no gerenciamento de recursos e na solução de muitos, mas muitos quebra-cabeças. No entanto, desta vez, a gameplay está muito mais dinâmica, sendo possível mirar enquanto se anda e alternar entre equipamentos com o analógico direito.

Mapa de Tormented Souls 2

Os desenvolvedores também adicionaram pequenos eventos de ação rápida ao jogo, semelhantes aos de Resident Evil 3, pois é possível apertar o botão X rapidamente para se soltar de um inimigo enquanto ele agarra a protagonista. Um detalhe, porém, é que o ícone mostrado na tela é sempre o do mouse, em vez do controle – uma falha de atenção que não deveria estar presente no jogo. De qualquer forma, é uma gameplay muito mais completa e refinada, com a presença de até mesmo esquemas de movimentação diferenciados, com uma configuração que permite utilizar controles completamente no estilo tanque, dedicada aos fãs mais puristas do gênero.

Puzzles de enlouquecer

Puzzle em Tormented Souls 2

Os inimigos, infelizmente, continuam sendo o ponto fraco da, agora, franquia Tormented Souls como um todo, porque eles não são assustadores e possuem uma interação ruim com a protagonista. O terror dessa sequência vem principalmente da atmosfera incrível, com visuais que lembram o remake do primeiro Resident Evil, considerado até hoje o ápice dessa encarnação mais arcaica do survival horror.

O design de fases é incrível, com muito foco em backtracking e na exploração, e a trilha sonora eleva demais a tensão de Caroline. O aspecto mais criativo do jogo são os espelhos e telas, que permitem que a protagonista entre em dimensões diferentes das mesmas fases para resolver mais puzzles que impactam o universo principal da trama – é sempre muito interessante a forma como tudo é interligado, funcionando muito bem.

Gameplay de Tormented Souls 2

Tormented Souls 2 traz modos de dificuldade distintos: um com salvamentos automáticos e munição adicional; o padrão, que é a forma como o jogo foi pensado originalmente, com salvamentos manuais; e o modo Tormento, o mais difícil. No entanto, não importa qual opção é escolhida, porque o jogo requer muita atenção em todos os detalhes para conseguir resolver a infinidade de puzzles que vão surgindo ao longo da campanha – cuja duração, apesar do escopo muito maior do jogo em relação ao primeiro, depende mais da destreza e do raciocínio de cada um do que de qualquer outra coisa. É uma das principais características do survival horror, novamente executada com maestria pelos desenvolvedores, apesar de uma frustração ser inevitável até para os mais atentos por conta dos objetivos serem, em muitos momentos, excessivamente crípticos e obtusos.

Apresentação incrível

Inimigos de Tormented Souls 2

Com direito até a uma tela inicial que avisa sobre o conteúdo do jogo e itens que brilham nos cenários, Tormented Souls 2 é uma carta de amor incrível aos clássicos do terror de sobrevivência. Ao mesmo tempo em que homenageia, o título também eleva o gênero com um jogo de câmeras sensacional, que evita ângulos estáticos e sempre se movimenta junto com a protagonista. Os visuais da sequência estão muito mais realistas e dinâmicos – isso é perceptível na iluminação e na atmosfera, principalmente da cidade, que lembra muito a franquia Silent Hill em termos de design.

Embora a versão demo lançada em junho desse ano tenha decepcionado um pouco pelo desempenho ruim, os problemas foram resolvidos nesta versão finalizada. O título tem uma versão de PC excelente, sem travamentos durante a jogabilidade e a transição entre cenários distintos. Faltou apenas o suporte completo ao formato de tela ultrawide, já que a interface é apresentada ocupando a tela toda, enquanto o jogo de fato é exibido com barras pretas nas laterais.

Cena tosca de Tormented Souls 2

Os mapas são todos completamente imersivos, mas Tormented Souls 2 mostra sua origem de um jogo de baixo orçamento em algumas animações e nas cutscenes exibidas ao longo da campanha. As cenas não têm tanta sincronia em relação à dublagem, disponível apenas com áudio em inglês, e mostram modelos detalhados, mas que parecem pertencer a um “vale da estranheza” por conta de algumas feições e detalhes faciais notavelmente exagerados, que destoam da apresentação realista do restante do jogo. Isso, no entanto, não chega a atrapalhar tanto a qualidade do título – faz até parte da do charme de uma produção independente.

Sensacional

Com uma história intrigante e repleta de reviravoltas inesperadas, Tormented Souls 2 é um jogo excelente e que eleva a franquia da Duel Effect para outro patamar. Os desenvolvedores fizeram um trabalho sensacional na construção do mundo apresentado por essa sequência e na execução da obra, em quase todos os aspectos, sendo a gameplay aprimorada o destaque. Não é um jogo perfeito, principalmente porque não há um bom equilíbrio entre a dificuldade (e a quantidade) dos quebra-cabeças e as dicas dadas para resolvê-los, mas, ainda assim, não deixa de ser uma experiência essencial para qualquer fã de survival horror. É, acima de tudo, uma experiência visivelmente feita com muito carinho e prestígio ao gênero, e que vale muito a pena prestigiar, porque um game moderno com a mesma excelência dos clássicos é uma raridade.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Tormented Souls 2

9.5

Nota Final

9.5/10

Prós

  • Jogabilidade refinada
  • Exploração sensacional
  • Atmosfera incrível

Contras

  • Animações toscas
  • Puzzles complicados até demais