notícia-final-fantasy-xvi-1

Final Fantasy XVI entra no top 5 de jogos mais vendidos do Xbox

Final Fantasy XVI estreou no Xbox Series X|S com um lançamento surpresa durante o Xbox Games Showcase de 2025, e sem qualquer campanha de marketing prévia. Ainda assim, o game alcançou a marca de aproximadamente 22.000 cópias vendidas em sua primeira semana na plataforma.

Entrada no Top 5 de mais vendidos no Xbox

Apesar dos números modestos de estreia, o RPG da Square Enix conquistou o 4º lugar no ranking de jogos mais vendidos nos Estados Unidos em junho de 2025, segundo os números apresentados pela Circana Group/NPD – empresa global de pesquisa de mercado e tecnologia – figurando diretamente entre os cinco jogos mais comercializados no Xbox durante o mês.

Comparativo com o lançamento no PlayStation 5

Quando lançado como exclusivo temporário para PlayStation 5, Final Fantasy XVI superou a marca de 3 milhões de cópias vendidas em sua primeira semana. Esse desempenho foi impulsionado pelos vários meses de marketing dedicado e parcerias promocionais em mídias sociais e eventos de imprensa.

Embora um estouro de lançamento, os números de venda esfriaram, e não aumentaram muito após o período inicial. E, segundo as métricas da própria Square Enix, Final Fantasy XVI acabou como um “flop”, já que as expectativas eram extremamente altas

Análise dos resultados

  • No Xbox, a ausência de divulgação antecipada e de ações de marketing — aliada à demora de dois anos para o port e o lançamento em um período com títulos de peso como Expedition 33, Elder Scrolls Oblivion Remastered e Doom the Dark Ages, lançados no Game Pass — limitou a visibilidade do título entre os jogadores da plataforma.
  • No PlayStation 5, a campanha coordenada incluiu trailers exclusivos, transmissões ao vivo com influenciadores e pacotes de mídia que ampliaram o alcance do jogo.
  • A discrepância de 22.000 vs. 3.000.000 unidades demonstra como o timing do lançamento e a força das estratégias de marketing podem influenciar drasticamente os números iniciais de venda.

Com estes dados, é possível projetar que futuras atualizações de marketing no Xbox — como inclusão em serviços de assinatura ou promoções e bundles, serão determinantes para ampliar o apelo de Final Fantasy XVI e outros lançamentos tardios junto ao público caixista.

Revisado por Ailton Bueno