Desenvolvido pela Pontypants, Punch a Bunch é um jogo desafiador de boxe que promete dar trabalho aos jogadores que querem dominar as suas mecânicas.
Desenvolvimento: Pontypants
Distribuição: No Gravity
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Luta, Esporte
Classificação: 10 anos
Português: Não
Plataformas: PC e Switch
Duração: 2.5 horas (campanha)/5 horas (100%)
Round 1, Fight!
A proposta não é complicada: saia do anonimato e se torne o maior campeão de boxe que já existiu. Acima de tudo o jogo é bem simples, desde seu visual até mesmo a suas mecânicas, mas não se engane: nem por isso será fácil dominar seus comandos.
Não existe enredo, modo história ou algo assim, tudo que tem de fazer é entrar no ringue e derrotar seu oponente. Os modos de jogo são apenas o modo carreira e o versus, no mais, opções básicas no menu e 3 slots de saves para salvar seu progresso separadamente caso deseje. É possível ainda customizar seu personagem, trocando calções, luvas, capacetes e até colocando colares e cintos. O que é um ponto positivo, pois todos os personagens são iguais, tirando seus acessórios.
Round 2, Fight!
As mecânicas de Punch a Bunch se dividem em defender, bater e “esquivar” (mas com um dash).
Além do básico, é necessário dominar as direções, pois com o análogo direito (R3) é preciso posicionar corretamente seu boneco para defender no lugar certo, direcionando a angulação do personagem para defender e até gerar o impulso certo para bater mais forte.
No início, é complicado ter de executar tudo ao mesmo tempo, mas aos poucos vamos nos acostumando, embora eu deva dizer que os mapeamentos dos botões nem sempre ajudam.
Existe ainda um assistente de socos, que pode ser configurado nos botões X, Y, B e A para deixar o soco forte já pré-programado. Ajuda, mas como disse, o mapeamento dos botões não contribui muito. Se mover com ambos os analógicos e ainda ter de apertar os gatilhos e também os botões é uma tarefa quase impossível. E não se engane, se tentar ficar em uma única posição, só batendo em cima, só defendendo um lado,o jogo não o perdoará, e você cairá facilmente!
São 3 torneios que devem ser vencidos para se tornar o grande campeão. Você começa no iniciante, passa pelo intermediário e por fim ao profissional. São 5 desafiantes em cada um, no qual o último é sempre um “chefão”. Apesar de não terem rostos, eles possuem trejeitos e habilidades diferentes, o que os torna quase carismáticos.
Não existe salvamento automático ao enfrentar os desafiantes, então caso não complete a liga em que está, ao retornar ao jogo, deverá começá-la desde o início. Também são 3 tentativas por desafiante, se não conseguir derrotá-lo nessas três vezes, voltará para o início da competição.
A customização também ajuda bastante a deixar seu personagem quase cativante. Cada desafiante possui algumas conquistas, que ao serem realizadas desbloqueiam um novo item de customização.
Final Round, Fight!
Apesar de divertir por algumas horas e até te fazer passar raiva por conter algumas lutas bem desproporcionais, principalmente na última liga, infelizmente Punch a Bunch é um jogo de luta bem qualquer coisa.
A princípio, é divertido ver os bonecões de posto amarelo se esmurrando, mas depois isso fica totalmente desinteressante. Embora tentar alcançar as conquistas ajude a manter o jogo vivo por mais tempo, nem sempre as lutas são divertidas, e o fato de não haver um mapeamento livre para os botões, se ajustando às necessidades do jogador, acaba frustrando a experiência.
Cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisão: Júlio Pinheiro