30XX é um jogo de plataforma fortemente inspirado em Mega Man X, combinando as mecânicas do clássico da Capcom com os característicos sistemas dos roguelikes. Criado pelo estúdio independente Batterystaple Games, o game foi lançado em acesso antecipado em 2021, chegando dois anos depois em sua versão supostamente completa para os jogadores de PC.
Desenvolvimento: Batterystaple Games
Distribuição: Batterystaple Games
Jogadores: 1-2 (local e online)
Gênero: Plataforma
Classificação: 10 anos
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC
Duração: 2 horas (campanha)
Boa gameplay
Sem foco narrativo, 30XX coloca os protagonistas Nina e Ace em um mundo distópico no qual os heróis precisam enfrentar inimigos para salvar o que restou da vida antiga deles. Esse jogo é uma sequência de 20XX, o primeiro título da saga, situado mil anos antes. O game não faz questão de esconder que é derivado de Mega Man, e isso é perceptível tanto em sua estética quanto na jogabilidade. Os designs dos personagens são notavelmente similares com os da franquia da Capcom e as mecânicas de plataforma também são focadas na velocidade e na escalação de paredes.
A gameplay impressiona graças às funcionalidades extremamente rápidas e responsivas. Só que o problema dela está na mira limitada, já que boa parte das armas só podem ser usadas horizontalmente, não funcionando nas diagonais. O esquema projetado para o teclado é péssimo e pouco funcional, sendo necessário recorrer ao controle para se ter uma gameplay agradável. Mesmo com o joystick, é preciso pressionar os botões repetidamente durante toda a aventura. Essa exigência torna o jogo cansativo depois de um tempo, além de desgastar o método de entrada em uso.
Uma campanha normal, ou o loop de sempre
O grande elemento que distingue 30XX de Mega Man é a adição de elementos dos roguelikes na jogabilidade. O título apresenta o ciclo de sempre, sem trazer novidades para a fórmula. Jogamos e morremos. Melhoramos, daí jogamos e morremos novamente, até conseguir completar todos os níveis em uma única rodada.
A dificuldade é alta, mas o jogo preserva os itens adquiridos ao longo das tentativas e possibilita que o progresso seja salvo antes da conclusão de cada nível. Além das fases aleatorizadas, 30XX conta com telas designadas pela comunidade por meio do robusto editor de níveis incluído no pacote. O jogo também oferece o modo Mega, propiciando uma experiência tradicionalista, sem nenhuma característica dos roguelikes. É possível optar entre os dois modos, e o Mega é o mais divertido por causa de sua simplicidade, já que a função mantém apenas os mapas gerados aleatoriamente na jogatina.
Apresentação ruim
30XX tem uma pixel art espetacular, diretamente inspirada pelos gráficos da era dos 16 bits. Os visuais são coloridos e vibrantes, e a imagem sensacional fica melhor ainda em um monitor ultrawide devido ao campo de visão estendido do formato de tela. Porém, o jogo tem algumas falhas e bugs que denotam uma falta de cuidado em relação a sua apresentação. A localização em português não foi feita com atenção, visto que todos se referem à segunda personagem jogável como “garoto”. Além disso, as linhas de texto não são exibidas corretamente pela interface, resultando uma experiência feia e mal acabada, apesar dos gráficos excelentes.
O jogo sofre com um problema peculiar, pois o aplicativo exibe fixamente na tela o nome dos arquivos das fases, e sem motivo nenhum, já que a informação não tem relevância alguma para a jogatina. Isso acaba dando spoilers do que está por vir, uma vez que áreas de tutoriais ou de batalhas contra chefes são identificadas como tais nos arquivos, removendo todo o fator surpresa da campanha de uma forma excêntrica.
Divertido, mas inacabado
É admirável ver um título empenhado em reviver a essência de uma franquia que não está mais na ativa como esse, mas os produtores perderam a chance de criar algo visualmente único, deixando o game no território de uma imitação barata. A jogabilidade é ótima, mas faltaram aprimoramentos técnicos e melhorias na interface, que aparenta ser um trabalho amador nessa versão de lançamento. 30XX é bom e desafiador, mas a impressão é que o jogo não foi totalmente finalizado por seus desenvolvedores.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Ailton Bueno