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Review Aliens: Fireteam Elite (PS5) – Exterminando xenomorfos no espaço

Aliens: Fireteam Elite é um jogo focado em cooperação, defesa e sobrevivência contra hordas de inimigos no universo Alien. A premissa é muito semelhante a inúmeros títulos já lançados, tanto mais antigos, como Left 4 Dead, quanto mais recentes, como Back 4 Blood. Aliens: FE. deixa o horror de Alien Isolation de lado e adota uma jogabilidade extremamente explosiva e  barulhenta, características típicas de filmes de ação dos anos 80 e 90.

Desenvolvimento: Cold Iron Studios LLC
Distribuição: Focus Entertainment
Jogadores: 1 (local) e 1-3 (online)
Gênero: Ação
Classificação: 16 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC
Duração: 8 horas (campanha)/28 horas (100%)

Sobrevivendo à infestação xenomorfa

Enfrentando uma horda de xenomorfos

A história de Fireteam Elite se passa após o segundo filme da trilogia de filmes Alien. À bordo da USS Endeavor, os Colonial Marines recebem um chamado de socorro da Refinaria Katanga. Antes considerada destruída, os Marines descobrem que a Katanga foi tomada por Xenomorfos, e que há ao menos um sobrevivente precisando de socorro: o cientista da corporação Weyland-Yutani, Dr. Tymothy Hoenikker. Com o cientista à salvo, a Endeavor é informada de que a Weyland-Yutani encontrou ovos de Xenomorfos e procriou os organismos alienígenas. Cabe agora aos Colonial Marines acabarem com o trabalho nefasto da empresa.

Verdade seja dita: para quem é fã do universo Alien, a história de Fireteam Elite consegue entreter no começo, principalmente por ser rica na mitologia da franquia. Entretanto, a narrativa em si é bem fraca, com diálogos ocorrendo dentro da Endeavor entre personagens sem o menor carisma e o(a) protagonista mudo(a). Além disso, nenhum dos bonecos mexe a boca quando falam, sendo algo inadmissível para os padrões atuais.

Os visuais, no entanto, aliados aos efeitos sonoros e a uma trilha sonora que remete muito a clássicos como “Sessão da Tarde” ou “Supercine”, enriquecem a experiência. Há uma variedade boa de cenários, desde corredores de naves abandonadas, até hangares, depósitos e ninhos xenomorfos. No que diz respeito à ambientação, o jogo faz jus ao universo Alien, além de trazer equipamentos de personagem, como vestimentas e armas, contribuindo assim para a imersão nesse mundo.

Macetando bala no espaço sideral

Atirando em um alien com rifle de pulso

Fireteam Elite oferece seis classes distintas para escolha: Technician, Phalanx, Demolisher, Doc, Recon e Gunner. Cada classe oferece um conjunto duplo de habilidades específicas a ela, que podem ser melhoradas com circuitos modificadores e amplificadores de potência desbloqueados à medida em que a classe sobe de nível. É preciso um time balanceado, com habilidades sinérgicas, para obter sucesso contra os inimigos mais fortes.

O armamento é vasto, mas as classes são limitadas à categorias de armas. A Demolisher, por exemplo, pode usar rifles de assalto, pulso e semi-automáticos e armas pesadas, como a Metralhadora Inteligente L56A3; já a classe Technician tem disponível armas de combate à curta distância, como escopetas e submetralhadoras, e pistolas. Combinar armas, habilidades especiais e modificadores e amplificadores acentua o aspecto estratégico do jogo na hora de formar uma equipe com outros jogadores.

O personagem principal tem sua eficiência e capacidade medidas por meio da Classificação de Combate, que é uma somatória dos valores de combate de cada item equipado na classe atual; desde habilidades, amplificadores e modificadores, até as armas, seus anexos e até mesmo o nível de estrelas das armas, que pode ser aumentado com a experiência ganha ao fim de cada missão.

Menu de seleção de cartas de desafio

Para incrementar os desafios de cada operação, cartas de desafio são disponibilizadas, e vão desde alterações visuais, como gráficos “pixelados”, em preto e branco ou com efeito de câmera de vídeo, até modificadores de dano dos inimigos, aumento de resistência dos oponentes e redução de eficiência das armas. Ativar essas cartas é totalmente opcional, mas várias delas oferecem multiplicadores de recompensas (créditos e experiência). 

Há dois modos extras disponíveis após a conclusão da campanha: Defesa de Ponto e o Modo Horda. O modo Horda é, basicamente, uma sobrevivência sem fim da equipe, que luta contra ondas de inimigos incessantes com o objetivo de sobreviver o máximo que puder. Já o Defesa de Ponto coloca a equipe de Marines para combater inimigos e defender três artefatos dos Engenheiros, a raça dita como precursora dos seres humanos. Ambos são desafios semelhantes, embora Defesa de Ponto tenha desafios mais atrelados aos pontos que devem ser protegidos e consertados para ter sucesso e conseguir recompensas. 

Uma proposta honesta do começo ao fim

Colonial Marine em um corredor escuro

Estruturalmente, Aliens: FE. é bastante linear em suas fases. Os objetivos são sempre os mesmos: coletar determinado item ou ativar um botão e defender a área de hordas de Xenomorfos e Sintóides Joe. É possível alocar armadilhas pela área, como campos elétricos e criogênicos, ativar torretas automáticas e até mesmo carregar a arma equipada com munição incendiária. Esse processo se repete por aproximadamente trinta minutos, que é o tempo que costuma levar para a conclusão de cada nível.

Os desafios são consistentes, com novas versões de xenomorfos aparecendo ao longo da campanha, variando entre cuspidores de ácido, explosivos, esmagadores, dentre outras versões mais fortes do alienígena. Há também novas versões dos Sintóides Joe, equipados com metralhadoras pesadas e lança-chamas. Defender as áreas é sempre uma loucura total, com hordas imensas de inimigos preenchendo a tela e atacando a equipe sem piedade. Ao fim da campanha principal, a qual consiste em 12 fases divididas em quatro capítulos, a sensação é de satisfação com o que foi apresentado. 

O fator replay existe, com recompensas que podem ser anexadas e melhoram as características das armas, e cosméticos para os Marines. Essas recompensas podem ser  desbloqueadas ao encontrar caixas especiais nas fases e concluir missões diárias e semanais, assim como compradas na lojinha da Endeavor com créditos adquiridos ao concluir as fases. Há muito o que se desbloquear, o que é um prato cheio para coleccionistas fãs de Alien.

Por mais que o que foi mencionado possa parecer repetitivo e pouco inspirado, Fireteam Elite, em momento algum, propõe-se a ser algo mais do que uma ação cooperativa descompromissada. Isso, somado à uma jogabilidade simples, desafiadora e divertida quando encarada com amigos, torna a experiência positiva.

Tão inóspito quanto a própria Katanga

A bem da verdade, a Katanga tem mais presenças dentro de si do que os servidores de Aliens: Fireteam Elite. Lançado há pouco tempo, o jogo já se encontra com uma base de jogadores pequena. Isso significa que jogar com outras pessoas por meio do sistema de organização de partida é extremamente difícil, principalmente se for para uma missão específica da campanha. Ao finalizá-la, o modo Jogo Rápido é desbloqueado, e ao menos nele, com a busca por uma missão aleatória, é mais fácil encontrar partidas. Ainda assim, fica a recomendação veemente para encontrar dois amigos dispostos a encarar a aventura em conjunto.

Aliens: Fireteam Elite é honesto em sua proposta, possui uma jogabilidade simples e embasada em ação frenética e descompromissada. Os visuais são muito bonitos e, junto com a parte sonora, eles criam uma atmosfera imersiva e digna do universo Alien. É uma experiência melhor aproveitada com amigos, mas cujo saldo final é bastante positivo.

Cópia de PS5 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Aliens: Fireteam Elite

9

nota final

9.0/10

Prós

  • Jogabilidade frenética, simples e divertida
  • Jogo é honesto e fiel à sua proposta
  • Visualmente e sonoramente imersivo
  • Diversas classes e armamentos que incentivam a cooperação da equipe
  • Variedade de inimigos é boa para o número de fases

Contras

  • A narrativa da história é esquecível
  • Pouquíssimos jogadores online atualmente