O mercado de emuladores é um verdadeiro Velho Oeste, e a maioria desses produtos tentará enganá-lo se você não for alguém informado. Pense no emulador de GBA que foi lançado oficialmente pela primeira vez no iOS há algumas semanas, que acabou rastreando seus dados pessoais e provavelmente vendendo-os para anunciantes. Portanto, é crucial prestar atenção a esses golpistas e encontrar uma publisher confiável.
Desenvolvimento: Antstream Ltd
Distribuição: Antstream Ltd
Jogadores: 1-4 (local)
Gênero: Arcade, Ação, Aventura, Corrida, Estratégia, Luta, Party, Puzzle
Classificação: 18 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: Xbox, PC, iOS, Android
Duração: Sem registros
Um serviço 100% legalizado
E é por isso que estou chamando sua atenção para o Antstream Arcade, hoje. Este software é um emulador 100% legal que obteve a aprovação dos principais nomes para disponibilizar seus jogos no serviço. E estou falando de grandes empresas como Konami, Warner Bros, SNK, etc. No entanto, isso é uma faca de dois gumes, dado o fato de que os criadores terão que lidar com questões de licenciamento para manter esses grandes games em seu catálogo, ou tudo o que restará são jogos desconhecidos ou underground – falo mais daqui a pouco sobre isso.
Isso tem acontecido desde a data de lançamento, considerando que alguns sucessos do passado costumavam estar lá, como Mortal Kombat, e já desapareceram de vista. No momento desta análise, felizmente, ainda temos jogos como Metal Slug (a trilogia), Double Dragon e Ninja Gaiden. Mas já vi pessoas reclamando que compraram a assinatura por causa de Earthworm Jim, por exemplo, que foi removido depois de um tempo.
Desempenho e recursos
Mas catálogo e variedade à parte, o desempenho do serviço funciona muito bem, com algumas quedas e artefatos na tela devido à comunicação ruim do servidor em apenas cerca de 20% do tempo. Minha internet é realmente rápida (650 mbps), e o ping não é ruim – mesmo o serviço acusando que a distância do meu console para com o servidor é alta. Não senti nenhum atraso significativo na entrada de comandos que afetasse minha experiência, nem minha esposa reclamou de não conseguir se divertir ou enviar comandos corretamente para a tela.
Outra característica legal que gostei muito é que o game salva automaticamente o seu progresso depois que você sai de um jogo, e você pode continuar de onde parou no exato momento. Isso significa que você não precisa salvar constantemente para evitar esquecer de fazer tal coisa antes de sair, o que é muito bem-vindo. No entanto, se preferir, você sempre pode pausar e salvar manualmente.
Falando em recursos, fiquei muito desapontado por não haver maneira de remapear os controles dos botões, o que me deixou um pouco irritado em alguns títulos. Metal Slug, por exemplo, é um jogo cujo mapeamento de controles nativo não gosto muito, porque me parece tão estranho e antinatural pressionar algumas teclas na ordem estabelecida. Sinto que isso é uma grande falha no serviço por não oferecer essa opção.
Além disso, há alguns recursos interessantes e legais aqui, como Conquistas para realizar tarefas específicas no jogo, e Desafios que permitem competir contra desconhecidos ou amigos específicos da sua lista de amigos, dando uma sensação de recompensa pelo seu esforço. Ah, e felizmente você pode jogar com até 2 jogadores local, o que ainda não é possível em serviços baseados em nuvem renomados, como o Xbox Cloud Gaming.
Por outro lado, não existe o multiplayer online, algo que muitos emuladores normalmente fazem quando relançam jogos antigos. Até mesmo a emulação oficinal no Nintendo Switch traz tal recurso, nos permitindo diversão através da internet desde o NES até o N64 e Mega Drive.
Em termos de custo, os preços são quase impraticáveis para os brasileiros, custando R$149,95 por ano ou R$402,45 para o plano vitalício. Prefiro muito mais assinar serviços como o próprio Game Pass. Não consegui encontrar nenhuma opção de plano mensal na Microsoft Store, o que vi ser uma opção em países como os EUA – você pode comprá-lo no Brasil, mas terá que pagar em dólares.
Um serviço decente que sofre com títulos quase anônimos
O Antstream Arcade é definitivamente um serviço decente que consegue oferecer aos jogadores muitos produtos nostálgicos, embora a grande maioria de seu catálogo seja composta por títulos desconhecidos ou underground que ninguém ouviu falar sobre – ou mesmo se importa. Dito isso, o serviço é altamente dependente de fechar acordos com grandes nomes da indústria de jogos para sobreviver, ou seus desenvolvedores certamente fecharão os servidores em breve.
Cópia de Xbox Series X|S cedida pelos produtores