review-neogeo-pocket-color-selection-vol-1-switch

Review Neo Geo Pocket Color Selection Vol. 1 (Switch) – A SNK deixa seu legado

Em comemoração aos 20 anos do Neo Geo Pocket, a SNK vem lançando desde o ano passado alguns dos jogos mais memoráveis do portátil para o Nintendo Switch. Inicialmente, foram lançados seis jogos como parte da coletânea Neo Geo Pocket Color Selection, que levaram ao híbrido da Big-N um pouco da pancadaria que fez tanto sucesso no portátil da SNK. Dessa vez, a gigante dos fliperamas resolveu juntar tudo em um único pacote, adicionando mais quatro aventuras de diferentes gêneros, mostrando que o Neo Geo Pocket não era só mais uma máquina de luta de bolso. Será que a coletânea faz jus ao legado do poderoso portátil?

Desenvolvimento: SNK
Distribuição: SNK
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Luta, Ação, Aventura e Esporte
Classificação indicativa: 12 anos
Português: Não
Plataformas: Switch
Duração: Sem registros

Tudo junto e misturado

A coleção traz 10 jogos para você escolher e se divertir!

Se você é fã de jogos de luta e acompanha os principais lançamentos do gênero para o Nintendo Switch, provavelmente já conhece os jogos avulsos da coleção Neo Geo Pocket Color Selection. Ao todo, já foram lançados seis jogos individuais, contendo as franquias mais famosas da SNK como The King of Fighters, Fatal Fury e Samurai Shodown.

Os jogos são emulados diretamente no Switch de maneira muito fiel aos originais do Neo Geo Pocket. Eles ainda ganharam uma roupagem nova, com a adição de filtros de tela, zoom, opção de rebobinar a qualquer momento e multiplayer local com apenas um Switch.

Agora, a SNK decidiu juntar tudo em um único pacote, adicionando também jogos de ação, esporte e aventura. Foram incluídos quatro jogos, até então inéditos no Nintendo Switch, totalizando 10 títulos na coleção. São eles: 

  • Big Tournament Golf (Novo)
  • Dark Arms: Beast Buster (Novo)
  • Fatal Fury: First Contact
  • King of Fighters R-2
  • The Last Blade: Beyond the Destiny
  • Metal Slug: 1st Mission (Novo)
  • Metal Slug: 2nd Mission (Novo)
  • Samurai Shodown! 2
  • SNK Gals’ Fighters
  • SNK vs. Capcom: The Match of the Millennium

A coletânea chega como uma forma de contar um pouco da história do portátil da SNK, que, mesmo com um vida curta, mostrou uma biblioteca bem diversificada,  provando que nem só de luta vive um portátil.

Diversificando um pouco

Big Tournament Golf é uma boa pedida para os fãs de golfe do NES.

Foram adicionados quatro jogos  inéditos no Switch, deixando a coletânea um pouco mais variada, além de conseguir atrair fãs de gêneros diferentes de luta e pancadaria.

O primeiro deles é o Big Tournament Golf, lançado originalmente em 1999 para o Neo Geo Pocket. Ele apresenta uma jogabilidade bastante simples e casual, que lembra muito os antigos jogos de golfe para NES e Mega Drive. Possui seis personagens de diferentes nacionalidades para você escolher (incluindo um brasileiro), sendo que cada um tem seus atributos únicos de mira, controle e força. Embora o jogo não possua uma grande variedade de níveis, cada partida é única, pois você deverá prestar atenção na direção do vento e usar sua força e mira de maneira adequada para chegar mais perto do “hole in one”.

Dark Arms: Beast Buster é um jogo de terror com elementos de RPG.

Se é de seu gosto um jogo de aventura com elementos de RPG, Dark Arms: Beast Buster é feito para você. Perfeito para um portátil, trazendo uma história curta e jogabilidade bastante simples, o título mistura ação com umas pinceladas de RPG. Nele, você controla um caçador de demônios que, com a ajuda de um ser sobrenatural, deve capturar a alma dos mortos-vivos de outra dimensão para melhorar suas armas e salvar o mundo. A cada alma coletada, novas habilidades são desbloqueadas e você poderá avançar pelos cenários escuros e sombrios do game.

Metal Slug: 1st Mission é um Metal Slug de verdade, só que em miniatura.

Agora, se você é da galera que curte bombardeios e explosões, a coletânea traz não um, mas dois títulos da série Metal Slug em miniatura. Metal Slug: 1st Mission e Metal Slug: 2nd Mission são dois títulos arrasadores que irão agradar aos fãs dos aclamados jogos run ‘n’ gun da SNK. Mesmo na tela pequena, os jogos são bem fiéis aos originais dos arcades. O trabalho ficou impecável e traz tudo que amamos na franquia, como uma boa variedade de armas e cenários caóticos, com bombas e tiroteios para todos os lados.

Metal Slug: 2nd Mission trouxe uma repaginada do game anterior com novos personagens e itens.

Também é bacana conferir a evolução entre os dois jogos. Com quase um ano de diferença, a SNK conseguiu partir de um simples jogo de tiro com um personagem sem nome para uma aventura mais complexa com dois protagonistas de gêneros diferentes e desbloqueáveis pelo caminho. Ambos os jogos possuem belas animações, uma barra de vida simples e a opção de mudar de arma com um mero toque do botão Options do Neo Geo, ou + do Switch.

Mas se o seu negócio é luta…

Fatal Fury: First Contact é o game mais simples do pacote da SNK.

Além dos quatro jogos inéditos citados acima, a coletânea ainda traz mais seis jogos de luta bem famosos do portátil da SNK. Infelizmente, nenhuma melhoria foi adicionada a estas versões em conjunto, se compararmos às versões avulsas já lançadas para o Nintendo Switch.

O mais simples e também o mais pobre em jogabilidade é o Fatal Fury: First Contact. O game nasceu como uma proposta de trazer ao Neo Geo Pocket uma versão portátil de Real Bout Fatal Fury 2: The Newcomers, optando por uma paleta de cores mais simples e sem o sistema de luta em dois planos. Mesmo com poucos botões o resultado é satisfatório e muito divertido para os que procuram um jogo de luta mais simplificado e fácil de controlar. Também existe a possibilidade de jogar em multiplayer local para dois jogadores no mesmo Nintendo Switch.

Jogue com as garotas da SNK em SNK Gals’ Fighters.

Já em SNK Gals’ Fighters, você poderá controlar as garotas mais famosas de todos os jogos de fliperama da SNK. Trazendo uma jogabilidade simples como a vista em First Contact, o game se diferencia por seus cenários mais vivos e coloridos e seu sutil toque de humor. O título conta com opção para dois jogadores e disponibiliza várias lutadoras para desbloquear.

O próximo da lista é King of Fighters R-2. Mesmo sendo um pouco mais velho que First Contact, R-2 possui um visual mais detalhado e com a opção de criar times com três personagens diferentes, como é costume na série King of Fighters. Não chega a ser tão vívido quanto Gals’ Fighters, mas sem sombra de dúvidas é um belo presente para os fãs de KoF, trazendo 23 lutadores, diversos conteúdos para desbloquear e opção para dois jogadores.

Escolha até três personagens para sua equipe em King of Fighters R-2.

Em março de 2000, o Neo Geo Pocket ganhou uma versão simplificada dos conhecidos jogos de combate com espadas da SNK: The Last Blade: Beyond the Destiny. O título, em sua versão no Nintendo Switch, conta com uma boa quantidade de conteúdo desbloqueável e diferentes modos de jogo. Ainda possui um modo história para cada personagem e opção para dois jogadores. A movimentação é bastante simples, mas bem responsiva aos comandos do Neo Geo Pocket.

A luta de espadas corre solta em The Last Blade: Beyond the Destiny.

Outra franquia que não poderia ficar de fora da coleção é Samurai Shodown. Lançado originalmente em 1999, Samurai Shodown! 2 foi inspirado em Samurai Shodown 64: Warriors Rage. Foi um projeto bastante audacioso para a época, trazendo quase todos os personagens de SS64 e ainda adicionando dois novos, Charlotte e Jubei Yagyu. Apesar das limitações de hardware, o jogo conseguiu ser bastante fiel às versões de fliperama, com uma jogabilidade fluida, adicionando uma grande quantidade de conteúdo desbloqueável e multiplayer local.

Samurai Shodown! 2 para o Neo Geo Pocket é um verdeiro espetáculo!

Por último, temos SNK vs. Capcom: The Match of the Millennium, um título promissor que trouxe dois universos gigantescos dos fliperamas para dentro do pequeno portátil. O game conta com diversos personagens amados da Capcom e da SNK, e ainda inclui diferentes modos de jogo e minigames inspirados em títulos famosos das duas empresas como Ghost ‘n Goblins e Metal Slug. Como nos jogos da série Fatal Fury, também temos a possibilidade de criar times de até três lutadores e possui cenários vivos com sprites animados como na série Street Fighter.

Uma coleção de peso

Os lutadores da SNK e Capcom se enfrentam em SNK vs. Capcom: The Match of the Millennium,

Com jogos bem diversificados, Neo Geo Pocket Color Selection Vol. 1 traz um gostinho do que foi o Neo Geo Pocket naquela época. Contudo, a coletânea peca ao trazer pouca adição aos jogos já lançados de forma avulsa no Switch. A única novidade fica por conta da opção de jogar os títulos em japonês e também a opção de tela em preto e branco, como no Neo Geo Pocket clássico. Além disso, traz a possibilidade de ver em 3D a caixinha de cada título e dar uma conferida de perto no cartucho, algo raro para nós, brasileiros.

Todo o resto, como multiplayer local (nos jogos que possuem essa opção), manual de instruções, opção de retroceder a qualquer momento, filtros de tela, zoom e capas personalizáveis para o Neo Geo Pocket já estavam presentes nas versões avulsas.

Você pode conferir as capinhas e os cartuchos dos jogos em 3D na tela do seu Switch.

Tomara que a SNK lance os jogos inéditos separadamente, já que, por enquanto, a única maneira de jogar Metal Slug, Dark Arms e Big Tournament Golf é dentro da coleção para o Nintendo Switch. As adições são bem-vindas, mas não são essenciais. Talvez possam agradar aos mais saudosistas e fãs de portáteis antigos mas, ao todo, não passam de uma mera curiosidade para quem não teve acesso a um Neo Geo Pocket durante o seu curto tempo de vida.

Os jogos são bem fiéis aos originais e muitos trazem conteúdos desbloqueáveis, o que ajuda a prolongar a jogatina desses títulos que eram exclusivos, até então, do portátil da SNK. Vale a pena dar uma olhada, se você ainda não tem alguns dos jogos presentes no pacote.

Cópia de Switch cedida pelos produtores.

Revisão: Kiefer Kawakami

Neo Geo Pocket Color Selection Vol. 1

8

Nota Final

8.0/10

Prós

  • Coleção bastante variada de jogos
  • Títulos com vários desbloqueáveis e modos de jogo
  • Função de rebobinar a qualquer momento
  • Multiplayer local em vários jogos
  • Opção de jogar em japonês e em preto e branco

Contras

  • Pouco conteúdo novo em relação às versões avulsas
  • Sem recursos online