review-aragami-capa

Review Aragami: Shadow Edition (Xbox One) – Espírito vingativo

Aragami é um jogo de stealth desenvolvido e publicado pela Lince works para diversas plataformas, onde iremos controlar um espírito vingativo que faz uso das sombras para enganar e matar seus inimigos da forma mais furtiva possível.

Desenvolvimento: Lince Works
Edição: Lince Works
Jogadores: 1 (local) e 1-2 (online)
Gênero: Ação, Aventura
Classificação indicativa: 16 anos
Português: Não
Plataformas: Xbox One, PS4, PC e Switch
Duração: 7 horas (campanha)/ 19 horas (100%)

Stealth das sombras

Iniciamos o jogo ao sermos invocados por Yamiko, uma garota que está presa na fortaleza da cidade de Kyuryu e solicita nossa ajuda. Iremos então seguir para esse local, passando por diversos obstáculos e inimigos que fazem uso da luz para acabar conosco, um espírito das sombras, que utiliza as mais diversas habilidades sobrenaturais.

O jogo nos dá a liberdade de explorar os mapas das missões da forma que quisermos, assim cabe ao jogador decidir ir diretamente ao objetivo ou ir atrás de itens secundários da forma que preferir.

Iniciando a jornada.

Habilidades e upgrades

O nosso principal poder é conseguir teleportar para locais com sombra – locais iluminados nos impede de utilizar nossas habilidades – a fim de não sermos notados pelos inimigos.

As habilidades usam nossa energia, que é regenerada enquanto estamos em locais sem luz, e a quantidade fica à mostra na nossa capa (o que deixa a interface bem limpa e minimalista), evitando que enfrentemos o inimigo com pouca energia e que sigamos para uma morte certa.

Além disso, podemos utilizar itens como um guizo, para atrair inimigos e assim os eliminar facilmente, ou podermos nos infiltrar em algum local sem sermos avistados. Podemos melhorar qualquer skill com pontos que coletamos em diversos locais espalhados pelo mapa. 

Árvore de habilidades.

Desafios e pontuação

Aragami conta com uma campanha relativamente curta, com suas seis, sete horas de duração. Para os jogadores que não fiquem satisfeitos com a duração, temos um fator replay bem interessante, como tentar cumprir os desafios de finalizarmos as missões sem sermos avistados ou avançar sem matar ninguém na maior dificuldade possível, que é uma boa forma de manter o jogador entretido por mais umas boas horas.

Também está disponível um modo coop online que permite que dois jogadores façam os mais diversos e mirabolantes planos de assassinato e distração na campanha, aumentando e muito a diversão da obra.

Podemos hostear uma partida ou tentar encontrar alguma, sendo possível jogar com jogadores aleatórios ou amigos, embora o jogo esteja bem vazio atualmente e não conte com um lobby de salas, o modo online funciona bem desde que se tenha uma boa conexão.

A edição Shadow Edition ainda conta com uma dlc de historia chamada Nightfall, que acrescenta um pouco mais de conteúdo.

Desafios extras.

Gráficos e trilha sonora

O estilo gráfico presente em Aragami e belíssimo, lembrando obras como Okami e outros estilos cartunescos. Os cenários são bem únicos e construídos de forma a fazer criarmos a melhor estratégia possível usando o terreno a nossa favor.

As músicas ambientes e a trilha sonora do jogo são ótimas e encaixam muito bem com a jogatina, fazendo o jogador apreciar cada momento enquanto espera sua próxima vítima estar ao alcance.

Gráficos estilosos.

Coisas que incomodam

A jogabilidade peca em diversos momentos. Ela não é ruim, mas aparenta já ser bem ultrapassada, já que não é possível pular obstáculos, como cercas e elevações no terreno. Também não podemos carregar corpos, que é algo bem frustrante em um jogo de stealth, pois precisamos esconder os corpos de nossas vítimas constantemente.

Teleportar pode ser difícil em alguns momentos, pois o retículo da mira não foca em locais com sombra, isso nos faz perder algum tempo até conseguirmos executar a habilidade. Mesmo com esses probleminhas, Aragami é um título para qual os fãs de stealth definitivamente devem dar uma chance quando surgir a oportunidade.

Esta review foi feita com uma cópia de Xbox One cedida pelos produtores

Revisão: Samuel Leão

Aragami: Shadow Edition

7

Nota final

7.0/10

Prós

  • Gráficos únicos e estilosos
  • Trilha sonora
  • Fator replay

Contras

  • Jogabilidade um pouco datada
  • Falta de precisão para teleportar