Armored Core VI: Fires of Rubicon é um jogo de ação e aventura em terceira pessoa, no qual controlamos um mecha em batalhas frenéticas e explosivas. Após quase uma década sem novos lançamentos, a franquia que já foi a mais conhecida da FromSoftware retorna trazendo em sua estrutura toda a experiência que foi adquirida pelo estúdio nos últimos anos.
Desenvolvimento: FromSoftware
Distribuição: Bandai Namco
Jogadores: 1 (local) e 1-9 (online)
Gênero: Ação, Aventura
Classificação: 12 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: 15 horas (campanha)/36 horas (100%)
Ressurgindo como uma fênix
Após anos no congelador da FromSoftware, Armored Core finalmente está de volta, e isso é ótimo. E mesmo agradando a um nicho bem específico, a série conquistou uma grande base de fãs ao longo do tempo, principalmente devido à escassez de lançamentos no gênero de mechas.
Armored Core V não recebeu notas tão favoráveis da crítica especializada e do público, com uma pontuação de 65 no Metacritic. Essa recepção morna, juntamente com o enorme sucesso de Dark Souls na época, provavelmente foi o que levou a franquia a ser deixada de lado por um tempo. No entanto, depois de muita espera, com o estúdio tendo impactado o mercado de jogos de forma permanente com suas obras excepcionais, Armored Core VI: Fires of Rubicon chega como mais um sucesso absoluto.
Vasto conteúdo e fator replay
A campanha não é tão longa quanto a dos jogos anteriores da desenvolvedora, levando cerca de 15 horas para ser concluída. No entanto, o fator replay estende sua duração em dezenas de horas. Com três finais diferentes, é necessário jogar a campanha três vezes para ver todos os desfechos. Além disso, o jogo possui um modo New Game + que oferece novos desafios aos sedentos por batalhas. E também traz o modo arena, algo comum na franquia, no qual os jogadores enfrentam um inimigo por vez enquanto competem para se tornarem o melhor piloto de mecha em um longo ranking, ganhando diversas recompensas no processo. Como pontos que nos permitem adquirir diversos tipos de melhorias.
Já o online é desbloqueado à medida em que progredimos na história, permitindo que os jogadores se familiarizem com os controles de suas máquinas antes de embarcarem em batalhas 1×1 ou 3×3. Mas é nos rankings das missões onde o fator replay brilha – durante minhas jogatinas, muitas vezes repeti a mesma missão para alcançar uma classificação S. No entanto, essa repetição não se tornou maçante, graças à estrutura de missões rápidas do jogo, que faz com que ele tenha um loop de gameplay muito agradável.
Jogabilidade excepcional
Os fãs de longa data da franquia sabem que Armored Core nem sempre teve uma jogabilidade fácil e intuitiva, com piadas internas da comunidade sobre a necessidade de se ter vários polegares para poder jogar de forma satisfatória. No entanto, os controles de Armored Core VI são muito bem adaptados. Nosso mecha possui quatro armas/dispositivos, uma para cada mão e ombro. Elas são manipuladas pelos gatilhos da manete (LB, LT, RB e RT), que fazem com que os controles sejam simples e de fácil adaptação. Além disso, existem comandos para mirar, pular, usar kits de reparo, esquivar e levantar voo, todos muito precisos. O jogo também oferece vários tutoriais para ajudar os jogadores a se familiarizarem com as funções essenciais dos seus gigantes de aço.
Construindo nosso mecha
A personalização é mais um dos pontos altos de Armored Core VI. Existem várias peças e armas disponíveis, e temos total liberdade de personalização, desde que tenhamos dinheiro o suficiente, logicamente. Podemos optar por construir um mecha mais pesado, com maior poder de fogo, ou um mais ágil, focado em ataques corpo a corpo. No entanto, durante a construção, é crucial considerar dois fatores: peso e energia.
Construir um mecha acima do peso pode prejudicar sua eficácia durante as missões, e o mesmo vale para o consumo de energia. Portanto, a escolha das peças deve ser feita com cuidado, levando esses fatores em conta. A personalização também permite que os jogadores deixem seu mecha com a aparência desejada, seja criando um visual único ou tentando recriar algum Gundam famoso.
História, gráficos e trilha sonora
A história de Armored Core VI não é tão elaborada quanto a de um Dark Souls, mas ainda possui uma certa complexidade. Inicialmente, somos apresentados como um dos cães de guerra do treinador Walter, que nos atribui missões. Por meio delas, nos aventuramos pelo planeta de Rubicon, devastado por guerras, onde organizações privadas competem pela extração do Coral, uma substância misteriosa e valiosa que serve como fonte de energia. Cumprimos missões para quem pagar mais e, gradualmente, descobrimos a verdade sobre a origem dessa substância.
A obra apresenta gráficos impressionantes e uma direção de arte excelente. Embora haja algumas críticas aos aspectos visuais da obra, minha experiência no Xbox Series X foi extremamente positiva. A trilha sonora também é de alta qualidade, o que é típico da FromSoftware, conhecida por sua habilidade em criar atmosferas envolventes por meio da música.
Armored Core VI é incrível
Armored Core VI é um título desafiador, com chefes impressionantes, jogabilidade excepcional, gráficos e trilha sonora excelentes, além de vários modos, um forte fator de replay e uma estrutura incrível. Ele é, sem dúvida, o melhor jogo de mechas que já joguei e um dos melhores da FromSoftware. A experiência e o esmero do estúdio com seus jogos é algo notável, e me arrisco em dizer que eles não produziriam algo ruim mesmo se tentassem.
Armored Core VI: Fires of Rubicon é uma experiência marcante e impecável, imperdível para todos os fãs do gênero. Mas, é importante ressaltar que, apesar de ser uma obra da FromSoftware, ele não é um soulslike. Portanto, se você estava esperando um Dark Souls de robôs, sinto lhe decepcionar, mas não é isso que irá encontrar aqui, e isso é uma coisa muito boa. A franquia finalmente está de volta, e em grande estilo.
Cópia de Xbox Series X/S cedida pelos produtores
Revisão: Júlio Pinheiro