Assassin's Creed Shadows capa

Review Assassin’s Creed Shadows (Switch 2) – Um port com muito a melhorar

Assassin’s Creed Shadows chega ao Switch 2 alguns meses após o lançamento inicial, trazendo seu grande conteúdo para o híbrido da Nintendo. Ainda que o jogo continue sendo divertido, apresenta um desempenho que, ao menos no momento, deixa a desejar.

Desenvolvimento: Ubisoft Quebec
Distribuição: Ubisoft
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Aventura
Classificação: 18 anos (violência, conteúdo sexual, drogas lícitas)
Português: Dublagem, legendas e interface
Plataformas: PC, PS5, Switch 2, Xbox Series X|S
Duração: 34.5 horas (campanha)/97.5 horas (100%)

Assassinando no Japão feudal

Yasuke também pode andar por telhados e ser furtivo, mas com muito menos eficiência
Naoe é especialista em infiltração e furtividade

Assassin’s Creed Shadows, o mais recente capítulo da franquia da Ubisoft, finalmente nos leva ao Japão, na era costumeiramente chamada de Japão feudal, a partir de 1579. O ambiente do game utiliza elementos históricos dessa época, como a presença portuguesa e jesuíta no arquipélago e o auge do poder de Oda Nobunaga. Como de costume, diversas figuras históricas são representadas, incluindo o samurai de origem africana Yasuke, um dos protagonistas.

Temos um típico mundo aberto da Ubisoft, seguindo a linha de Assassin’s Creed desde Origins. Após as primeiras missões e tutoriais, somos liberados no grande mundo aberto. Exploramos algumas províncias do centro do Japão, onde podemos invadir castelos e templos, enfrentar samurais, coletar materiais para melhorar armas e nosso esconderijo, entre várias outras possibilidades. Além de Yasuke, jogamos também com Naoe, uma jovem kunoichi que busca vingar seu pai.

Escolha o que fazer ou onde ir

Para limpar uma base com Naoe, vai ser necessário assassinar todos no silêncio
Precisa enfrentar vários ou poderosos inimigos? Mude para Yasuke para ter alguma chance

O jogo é uma experiência bastante não linear, oferecendo liberdade aos jogadores para escolher a ordem para cumprir a grande quantidade de missões da campanha. Yasuke e Naoe possuem diferenças de jogabilidade, com o guerreiro sendo focado em mais armas e combate bruto. Já Naoe é mais ágil e ataca com shurikens e kunais, além de ter ênfase na furtividade. Tentar encarar de frente muitos inimigos simultaneamente com ela não é uma boa ideia, por exemplo. Assim, diferentes missões possuem diferentes abordagens, cabendo ao jogador escolher o personagem mais fácil para aquele cenário ou tentar encarar um maior desafio. Nas primeiras horas do game, controlamos Naoe, e depois podemos alternar entre os dois personagens.

Não achei o combate muito elaborado ou refinado, mas é um tanto divertido. A progressão é um pouco lenta, estimulando o jogador a explorar o mundo aberto, onde temos atividades e interações dos mais variados tipos, sempre apresentando bonitas paisagens e cenários, entregando recompensas de diversos tipos. No entanto, me incomoda que não raro a viagem entre dois pontos no mapa é bastante vazia, sem pouco o que ver ou fazer no cenário.

É um bom jogo. Porém…

O jogo apresenta cenas em CG pré-renderizado, como nos tempos clássicos do PS1
Close em rostos é uma das coisas menos agradáveis desse port

Em suma, o jogo é bastante divertido, a história e contextos são envolventes e o conteúdo é generoso. O problema vem especificamente no desempenho dessa versão para o Switch 2. Naturalmente, não espera-se o mesmo resultado que as versões de PC, PS5 e Xbox Series, ainda mais que esse foi o primeiro game da série desenvolvido exclusivamente para a atual geração, sem versões para PS4 e Xbox One. Mas esperava-se algo melhor do que temos entregue no lançamento. Shadows roda com um desempenho mediano, tanto na qualidade dos gráficos quanto na taxa de quadros. Eu acabei acostumando, mas não deixa de ser um pouco incômodo em alguns momentos, como efeitos de luz e sombra com comportamento claramente não adequados e menus pouco responsivos.

Mas o principal problema mesmo é que, em certas partes, o game trava completamente e é fechado. Em um determinado momento da história tive isso constantemente, com o jogo fechando alguns segundos depois de carregar o save novamente. Foi difícil, mas eventualmente consegui passar dessa parte. Os relatos sobre isso são muito comuns na internet, mostrando que não é um azar específico meu, e a própria empresa já reconheceu que existem problemas de estabilidade e prometeu um patch para breve. Mas fica a dúvida se valia mesmo a pena lançar o jogo nesse estado ao invés de esperar mais algumas semanas ou meses para entregar um produto mais polido, ao invés de um lançamento manchado – que chega ainda sem a expansão Claws of Awaji, disponível desde setembro.

Logo de quem tem exemplo em casa

Yasuke tem mais dificuldades em escalar assim
O clássico salto para o feno sempre presente

O irônico é que, ao mesmo tempo, a própria Ubisoft trouxe uma das mais elogiadas adaptações para o Switch 2 até o momento, com Star Wars Outlaws. Certo que são jogos desenvolvidos por estúdios diferentes, mas a discrepância não deixa de chamar atenção.

No geral, exceto os problemas de travamento repentino, que a empresa promete que serão corrigidos, a experiência é divertida. Uma vez que você se acostuma com os gráficos não tão bonitos (seja em cenários, efeitos de luz e, principalmente, nos rostos dos personagens) e a taxa de quadros inferior, encontra um ótimo jogo com um grande mundo a ser explorado e muitos samurais para serem vingados.

Talvez valha a pena esperar um pouco

Assassin’s Creed Shadows chega ao Switch 2 com limitações, mas é possível usufruir da aventura — exceto pelos travamentos que ocorrem com certa frequência, ao menos no momento. Uma vez que isso seja consertado, temos, no híbrido da Nintendo, um dos melhores capítulos da franquia, com muitas horas de exploração, combate, história e muito mais.

Assassin's Creed Shadows

7.5

Nota final

7.5/10

Prós

  • Grande conteúdo
  • Jogabilidade divertida
  • Prato cheio para quem gosta de aprender sobre a história e contexto da época

Contras

  • Problemas de desempenho e estabilidade
  • Expansão Claws of Awaji ainda não está disponível