Desenvolvimento: Good Feel
Distribuição: Spike Chunsoft
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Plataforma, Ação
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: PC, Switch
Duração: 9,5 horas (campanha)/18,5 horas (100%)
Precisamos libertar o Japão
Em Bakeru, você controla o personagem-título em uma aventura para impedir que o vilão Oracle Saitaro domine o país. Para isso, você precisará viajar por todas as 47 prefeituras do arquipélago para libertar o Japão. Isso mesmo: você passa por todo o país no jogo, com cada fase sendo repleta de referências culturais e históricas, num misto de modernidade e tradição. Bakeru é desenvolvido pela Good Feel, empresa conhecida por desenvolver jogos exclusivos da Nintendo, como Kirby’s Epic Yarn, Yoshi’s Woolly World e o recente Princess Peach: Showtime! Bakeru é apenas o segundo jogo da empresa que não é uma encomenda da Nintendo. O game foi lançado no ano passado e chega agora ao ocidente, sendo lançado também para o PC.
Bakeru é essencialmente um jogo de plataforma 3D em que cada fase representa uma das prefeituras do Japão, além de algumas outras fases. Além de correr e pular, o jogo foca também em ação e combate, com Bakeru carregando duas baquetas que usa para atacar os diversos inimigos espalhados pelas fases. Com uma baqueta em cada mão, o botão L usa a mão esquerda e o botão R, a direita. Essencialmente, não há diferença em qual delas você usa, mas o revezamento entre os botões cria combos mais divertidos e eficientes, principalmente quando há vários inimigos. Além disso, há outros golpes executados ao segurar os botões.
Várias ações e habilidades disponíveis
O personagem principal também é capaz de esquivar e defender (com um tambor, claro). Esquivas e defesas no momento que você seria atingido causam efeitos especiais. Por fim, Bakeru pode também se transformar em quatro formas que o deixam temporariamente com poderes diferentes, que são interessantes para enfrentar tipos específicos de inimigos ou alcançar lugares diferentes. Essas transformações são dependentes de uma barra que você enche coletando recursos no ambiente, e vai sendo gasta enquanto você está transformado.
Em suma, Bakeru oferece um jogo de plataforma com um sistema de combate razoavelmente elaborado para um título cujo objetivo é apenas chegar ao final das fases. Se você quiser, pode passar reto pelos inimigos em boa parte do game, coletando apenas os três tambores necessários para liberar o final de cada estágio. Mas estaria perdendo boa parte da diversão: é bastante satisfatório vencer as hordas de inimigos usando o repertório de habilidades de Bakeru, além de útil para coletar moedas e adquirir itens e upgrades.
Procure segredos ou não, como preferir
Como todo bom jogo de plataforma, Bakeru oferece também diversos colecionáveis espalhados e escondidos pelos cenários. Cada fase possui cinco pequenos personagens que, ao serem encontrados, te contam uma curiosidade aleatória, seja sobre comida, a prefeitura em que a fase se passa, ou outros temas diversos. Também há três itens decorativos, inspirados no local da fase, que ilustram a sua nave. Por fim, a partir de um momento no jogo, podemos encontrar um tanuki (espécie de guaxinim, que também inspira a roupa voadora do Mario em Super Mario Bros. 3) em algumas fases, que podem ser libertados e também vão para sua nave.
Claro, procurar os segredos é opcional, mas isso também adiciona mais uma camada de diversão e replay ao game. As fases tem um tamanho médio, sendo tranquilo rejogar alguma caso tenha perdido algum segredo – mas se prepare para explorar bem, pois os tanukis estão bem escondidos. Como mencionei, o jogo é repleto de referências ao Japão. Por exemplo, na fase da prefeitura de Nara é introduzido um novo inimigo, um cervo. Por acaso, eu sabia que na cidade de Nara existem cervos que andam livremente em algumas partes, então captei essa referência. Mas foi uma pequena coisa que notei em um jogo com mais de 50 fases. Ou seja, quem é mais aprofundando na cultura e mitologia do país provavelmente vai se deleitar com o que é apresentado aqui.
Excelente visual e agradável de jogar
Os gráficos de Bakeru são muito bonitos, abusando de cores para criar um mundo muito vivo e variado. As fases são bastante diversificadas, com cenários variando entre praias, cidades, florestas, festivais, entre muitos outros. Alguns slowdowns acontecem quando há muitos elementos na tela, mas nada que atrapalhe a experiência no geral. Também há algumas fases com variações na jogabilidade, como corrida e luta, além das batalhas contra chefes.
Good Feel entrega mais jogo de qualidade
Bakeru é um ótimo jogo de plataforma, recomendado a todos os fãs do gênero. O game oferece uma jogabilidade divertida, com pulos, ação e segredos, tudo isso envolto em um mundo colorido e vivo, repleto de referências ao Japão.
Cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisão: Julio Pinheiro