Review Citizen Sleeper Capa

Review Citizen Sleeper (PS4) – Sobrevivendo entre ciclos

Citizen Sleeper é um RPG narrativo sobre como sobreviver entre ciclos em uma sociedade capitalista que se mantém a partir da exploração dos seus habitantes. O precursor para o desenvolvimento de tudo é uma mecânica de dados de tabuleiro, que informa a efetividade de nossas ações. Enquanto isso, nos aprofundamos em uma narrativa densa, cheia de sub-histórias e uma constante sensação de deterioração e perigo. 

Desenvolvimento: Jump Over The Age

Distribuição: Fellow Traveller

Jogadores: 1 (local)

Gênero: RPG

Classificação: 12 anos

Português: Não

Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X/S 

Duração: 6 horas (campanha)/11 horas (100%)

Acorde, Sleeper

Os curiosos e únicos personagens de Citizen Sleeper.

Sleeper é uma consciência humana artificial que está presa em um corpo robótico. No caso, em Citizen Sleeper, estamos fugindo da corporação que é dona de nós. É a partir da contundente frase “Wake Up, Sleeper” que tudo se inicia em um contêiner no meio de um ferro-velho de naves. Quando acordamos, Earlin’s Eyes é nossa única chance de sobreviver, mas também torna-se nossa prisão.

Nesta estação interplanetária somos mais um trabalhador lutando para conseguir o mínimo para ver o próximo ciclo. O nosso objetivo principal é a fuga de Earlin’s Eyes. No entanto, até conseguir tal meta, encontraremos outros sobreviventes dessa colônia capitalista. Todos possuem uma história e podem te pedir ajuda. Desde um pai cuidando de uma filha que não é sua até um caçador de recompensas que está caçando o Sleeper, mas tem ótimos motivos para não matá-lo.

No fim das contas – ou dos ciclos -, Citizen Sleeper é riquíssimo e valioso por causa de sua narrativa. A profundidade e a essência de sobrevivência de cada personagem secundário complementa de forma bela nossos ciclos. No entanto, há uma quantidade de textos grande e nenhuma localização para português, o que é meio inaceitável depois de ser um dos indicados como Jogo de Impacto no The Game Awards 2022.

Trabalhando sem parar

Trabalhando em uma nave para sobreviver mais um ciclo.

O que move a narrativa de Citizen Sleeper são os ciclos e o que fazemos neles. Como estamos em uma estação espacial, não existe noção de dia e noite, então, podemos levantar e já encerrar um ciclo. No entanto, para conseguir comprar o que comer ou melhorar nosso Sleeper, é necessário sempre trabalhar. Seja em desmontar naves espaciais, servir um bar ou encontrar nódulos históricos sobre Earlin’s Eyes, você sempre precisará usar dados.

Sempre que finalizamos um ciclo, recebemos dados de tabuleiro que são a quantidade de ações que podemos tomar. Caso seja completamente amarelo, maiores são as chances de finalizar os trabalhos de forma positiva, conseguindo bônus. Por outro lado, os brancos possibilitam finalizar no neutro ou negativo. Caso a última opção aconteça, haverá perda de energia e deterioração.

O máximo de dados que conseguimos ter são seis, mas a quantidade pode diminuir dependendo da deterioração do Sleeper. Ela é representada por uma barra pontilhada que fica acima dos dados. Há também a energia, que fica abaixo dos dados e representa o cansaço ou fome do Sleeper. Todos os pontos se afetam, por exemplo, fazer um trabalho com energia aumenta a chance de ter um resultado negativo. 

A árvore de habilidades estranha.

Toda essa administração de ciclos e ações em Citizen Sleeper requer uma estratégia e cuidado. Conforme completamos história secundárias, recebemos pontos de upgrade, contudo, a árvore de habilidade não traz sistemas muito recompensadores e é confusa. Portanto, novamente, caímos na importância da história e de seus personagens, como reais motivadores para tudo que passamos.

Uma estação simples, mas que cumpre seu propósito 

Uma pequena região da estação Earlin's Eyes.

Em Citizen Sleeper, a Earlin’s Eyes é uma estação espacial comprida dividida em setores. Nossa interação com ela é através dos locais representados por um círculo. Além disso, esses ambientes também apresentam o tempo ou ciclos necessários de atuação para que a história siga.

Embora seja uma forma simples, toda a arte dos personagens, como a trilha sonora, dão um ar de melancolia ao sobreviver nessa estação. A união de ambos com a fácil movimentação e exploração da estação fazem tudo ser responsivo, rápido e interessante. Na realidade, o maior desafio em Citizen Sleeper é não ficar parado sem fazer nada só escutando a trilha sonora. A sensação de solidão espacial é notável e torna-se ritma com a história do Sleeper.

Merecedor, mas precisamos de mais

Citizen Sleeper é incrível por conta de sua narrativa densa e crítica. Todo o gerenciamento de nossas ações nos ciclos traz uma forte sensação de sobrevivência constante, reforçando a história. Porém, também nos leva a depender da sorte para conseguir fazer trabalhos positivos e facilitar nossas vidas, já que não temos controle de tudo. No entanto, a falta de legendas em português pesa demais em cada decisão, como a de passar mais de 5 minutos lendo enormes textos em inglês.

Cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão: Ailton Bueno

Citizen Sleeper

9

Nota final

9.0/10

Prós

  • História densa, crítica e interessante
  • Personagens únicos e bem desenvolvidos
  • Design audiovisual
  • Mecânica de jogos de tabuleiro
  • Modelo da estação ágil e simples.

Contras

  • Falta de legendas em pt-br
  • Árvore de habilidades confusa