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Review Clash: Artifacts of Chaos (Xbox Series X) – Punhos do desperdício

Clash: Artifacts of Chaos é o mais novo lançamento da ACE Team, do Chile. Você é um Pseudo e terá a tarefa de proteger uma criança ingênua. Apresentando um belo filtro de desenho a lápis em cima de um design de arte impressionante, você entrará em um mundo estranho e vibrante, que é cheio de combate, exploração e possui música incrível. O termo “Soulslike” surge e, neste caso, é uma versão realmente feia que acaba transformando o que deveria ser um jogo excelente em uma obra bastante complicada de ser apreciada. 

Desenvolvimento: Ace Team
Distribuição: Nacon
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Aventura
Classificação: 14 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: Xbox One, Xbox Series X/S, PC, PS4, PS5
Duração:  Sem registros

Um conto sobre pseudos

O jogo começa com um tutorial de combate. Você desperta como uma versão ainda mais estranha do protagonista, que se chama Pseudo. Depois de derrotar alguns manequins de treinamento e inimigos fáceis, você acordará para uma noite cheia de versões semelhantes de si mesmo. O game nunca lhe dá nenhuma indicação de onde ir ou o que fazer, então a primeira coisa a se fazer é encontrar uma versão completa de si mesmo e despertá-la. Durante o dia, o Pseudo é um ser feio, mas completo. Com um traje de carne de pele amarela e uma aparência bizarra que parece uma batata murcha. Tudo neste jogo é super fora da casinha, e descobri que sempre foi assim se tratando desse mundo feito pelos chilenos. 

Clash: Artifacts of Chaos tem um incrível estilo desenhado a lápis. A paleta de cores, os designs dos personagens e o estilo geral da arte são os destaques do título. Este é um mundo bizarro e lindo, cheio de inimigos que querem acabar com você. A principal razão pela qual eles vão querer lutar contra você é a pequena criança parecida com um pássaro com quem você faz amizade desde o início. A antagonista do jogo envia uma variedade interminável de bandidos atrás de você, e cada luta com uma criatura bizarra permitirá que você invoque a “regra única”. Que é basicamente um jogo de dados em que ambos os lados podem ganhar um bônus se vencerem. Existem dezenas deles e eles variam desde o primeiro golpe até a desaceleração dos inimigos e muito mais.

Sousa Like atrapalhado

Bom no combate 1VS1
As vitórias de pseudo

Clash é um Soulslike, e não é do melhor tipo. O jogo não respeita o nosso tempo. Não existe um sistema de nivelamento, em vez disso, você ganha experiência (lentamente) e a cada nível ganho você ganha três pontos de habilidade. Eles se dividem em quatro categorias diferentes. As quatro categorias são Poder (dano causado), Resistência (seu medidor de guarda), Agressividade (seu super medidor) e Constituição (receber menos dano). 

A questão principal é como o checkpoint e a morte são tratados. Se você morrer como Pseudo de carne durante o dia, acordará à noite e será forçado a correr de volta para seu cadáver e derrotar o inimigo que o matou como Pseudo de Pedra. Se você morrer no corpo pedregoso, você obtém uma tela de game over e é enviado de volta ao seu último checkpoint. 

Você nunca recebe nenhuma indicação de onde ir para progredir na história; em vez disso, é mais comum encontrar inimigos que são de nível muito mais alto do que o seu e podem em partes obscuras do mapa, que tem um level design muito parecido com o de quase todos os Souls da vida. O game se destaca no combate 1v1, mas você raramente consegue isso. Em vez disso, você luta com mais de 3 inimigos com frequência e a obra não lida bem com isso. Na maioria das vezes, ganhamos os embates na pura sorte.

Uma coisa que pode aborrecer a maior dos jogadores é explorar um mundo aberto sem nenhuma pista de para onde está indo

Uma coisa que pode aborrecer a maior dos jogadores é explorar um mundo aberto sem nenhuma pista de para onde está indo, onde está ou o que deve fazer na maior parte da campanha.  O game espera que tenhamos uma paciência que nem todos dispõem para vagar por um mapa confuso por horas sem objetivos e sem muita ação. Apesar da boa relação de Pseudo com seu baby Yoda penoso e do bom visual, isso não apaga a frustração que é o jogo.  

Conclusão

Apesar de desapontar muito, Clash é impressionante de se ver e ouvir. Possui excelente combate 1 contra 1 em um mundo exclusivamente louco. A total falta de noção quanto ao mapa a ponto de causar uma frustração enlouquecedora atrasa o que deveria ser um dos títulos mais atraentes do ano. Se você tiver habilidade, paciência e um guia passo a passo, pode valer a pena dar uma olhada neste à venda, pois é inegável que ele é criativo, e tem bons pontos. Mas se não: passe longe!

Cópia de Xbox Series X/S cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Clash Artifacts of Chaos

6.5

Nota final

6.5/10

Prós

  • Bom combate 1VS1
  • Criativo
  • Arte diferenciada

Contras

  • Combate complica quando são muitos inimigos
  • Mapa confuso
  • Level design deixa a desejar
  • Não cativa