Capa do Cooking Simulator

Review Cooking Simulator (PC) – A arte da gastronomia de maneira divertida

“Comida é tudo o que somos. É uma extensão do sentimento nacionalista e étnico, da sua história pessoal, sua província, sua região, sua tribo, sua avó. Ela é inseparável dessas coisas desde o princípio.” De acordo com Anthony Bourdain, falecido escritor, apresentador e chef gastronômico, cozinhar é muito mais do que uma simples ação do dia-a-dia. Quando este sentimento é trazido para o mundo dos jogos, será que as altas expectativas são atendidas?

Cooking Simulator é um simulador de cozinha altamente realista desenvolvido pela Big Cheese Studio e distribuído pela PlayWay S.A. Com desafios intrigantes e um cardápio bem variado, o título encontra-se disponível para PC, Xbox One e Switch.

Desenvolvimento: Big Cheese Studio
Distribuição: PlayWay S.A.
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Simulação
Classificação: Livre
Português: Interface e Legendas
Plataformas: PC, Xbox One, Switch
Duração: 9 horas (campanha)/43 horas (100%)

Nós não esperamos nada além da perfeição

Ser um chef renomado é, provavelmente, o maior sonho das pessoas apaixonadas pelo mundo da culinária. As dinâmicas envolvidas na criação e elaboração de pratos desde os mais simples até os mais complexos, conseguem captar nossa atenção, nos fazendo seguir de maneira estrita passo-a-passos essenciais para que os clientes não saiam insatisfeitos.

Em Cooking Simulator, temos dois modos de jogo: o modo Carreira e o modo Sandbox. Neste primeiro, os jogadores se tornam donos de um pequeno restaurante até então desconhecido pela sociedade com o objetivo de fazê-lo crescer e se tornar um dos maiores do país. Conforme as tarefas vão sendo cumpridas, seu nível de fama e experiência aumentam e, progressivamente, novas receitas vão sendo desbloqueadas para atender os fregueses cada vez mais exigentes. Com os pontos ganhos, ainda é possível comprar habilidades e perks que auxiliam bastante na cozinha, como garrafas inquebráveis e visão térmica, para verificar a temperatura de ingredientes sem a necessidade de abrir o forno.

Lista de perks do jogo

O modo é organizado num sistema que contabiliza os dias de trabalho no restaurante e os divide em expedientes pré e pós jornada de trabalho. Os períodos pré e pós servem para a organização do espaço, como realizar a compra dos alimentos que serão usados no dia, limpar o chão, lavar utensílios e jogar fora embalagens vazias. Rotinas assim são comuns nesses ambientes na vida real, o que acaba sendo um ponto positivo do título no quesito imersão e sendo bastante útil para os jogadores mais organizados.

Durante o expediente normal, os clientes fazem os pedidos enquanto aguardam no salão principal. Na cozinha, a lista de pedidos pode ser acessada através de telas logo acima do balcão central, dando a opção do jogador ver as instruções caso não as tenha decorado. As refeições precisam ser entregues exatamente como solicitadas e dentro do tempo estimado, do contrário haverá reclamações, notas baixas e, claro, nada de gorjeta. No final de cada dia é exibido um apanhado geral com os lucros e a quantidade de fama recebida.

Resultados finais do dia

Não está interessado em seguir regras e ter de esperar para poder fazer pratos mais difíceis? Sem problemas! No modo Sandbox, o jogador é livre para misturar os ingredientes da maneira que preferir, sem qualquer tipo de restrição. Todas as receitas já se encontram disponíveis no laptop e o dinheiro ilimitado permite que você esbanje com os melhores utensílios gourmet do mercado.

E se não estiver afim de cozinhar? Essa é uma questão bem peculiar dado os objetivos de um jogo cuja finalidade é literalmente essa, mas por quê não? Ainda no Sandbox e graças à física presente, você poderá arremessar pratos somente para vê-los quebrando contra as paredes, empilhar caixas e garrafas como torres e até colocar fogo no ambiente para, em seguida, extingui-lo com um extintor de incêndio. O limite é sua imaginação.

Orgulho da “profissión”

Se tratando de quesitos mais técnicos, Cooking Simulator é realmente bem desenvolvido. A atmosfera de um restaurante se faz presente ao ouvirmos os sons das campainhas de pedidos no balcão, através do barulho característico de louças sendo lavadas e de carnes assando no óleo em frigideiras. A física dos objetos, conforme exemplificado acima, também não deixa a desejar, se tornando um desafio não somente na hora de manusear alimentos e colocá-los em panelas, como também na hora de cortar frutas, legumes e vegetais. Diversas receitas requerem quantidades específicas, em grama, que só podem ser alcançadas através dos cortes certos.

Canja de galinha sendo colocada numa panela no fogão

A qualidade gráfica impressiona pelo nível de detalhes, como o reflexo das luzes em superfícies metálicas e a representação realística do cenário e de todos os objetos presentes. Nada é somente decoração, quase tudo é interativo, o que só aumenta o nível de imersão. Além dos sons ambientes, a trilha sonora se dá através de um rádio numa bancada ao lado do notebook. Basta escolher sua estação de música preferida e – com a licença do trocadilho – pôr as mãos na massa.

Não falta “tômpero”

Poucos jogos de simulação conseguem ser tão bem feitos quanto Cooking Simulator. A variedade de ingredientes – mais de 140! – e de opções de pratos em conjunto da liberdade criativa proporcionada pela engine é suficientemente boa para que gastemos horas na tentativa de nos tornarmos chefs 5 estrelas.

Contudo, o desempenho e a otimização são aspectos que decepcionam: mesmo em um computador com especificações técnicas acima das recomendadas, há quedas de fps que, vez ou outra, prejudicam a jogabilidade. Dentre outros erros comuns, bugs na interface exibem a mensagem “skip_tutorial_message” ao invés do botão apropriado, porém nada mais grave que isso. Se você é fã do gênero, com certeza vai querer dar uma chance para Cooking Simulator.

Cópia de PC adquirida pelo autor

Revisão: Jason Ming Hong

Cooking Simulator

8

Nota final

8.0/10

Prós

  • Gráficos realistas
  • Variedade de receitas e ingredientes
  • Progressão satisfatória
  • Física bem trabalhada

Contras

  • Má otimização
  • Quedas de fps
  • Bugs na interface