dirt5-xbox-1

Review Dirt 5 (Xbox One) – Levantando poeira e deixando rivais no chinelo

Dirt 5 é o quinto título numerado da franquia Dirt, da Codemasters. O jogo traz visuais impecáveis, jogabilidade acessível e mesmo tempo desafiadora, e uma vasta de lista de carros para o jogador colocar suas habilidades de piloto virtual à prova.

Desenvolvimento: Codemasters
Distribuição: Codemasters
Jogadores: 1-4 (local) e 1-12 (online)
Gênero: Corrida
Classificação: 10 anos
Português: Dublagem, legendas e interface
Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC
Duração: 9 horas (campanha)/16 horas (100%)

O ás das corridas

O modo Carreira de Dirt 5 consiste em concluir eventos, adquirir selos de progresso nas fases e ganhar pontos de experiência e reputação com patrocinadores, a fim de se tornar o melhor piloto nas diversas categorias presentes. O jogador pode escolher sua nacionalidade, número de corrida e apelido. E é isso.

Para avançar nos capítulos e desbloquear novas corridas e locações, é necessário acumular quantias específicas de selos, os quais são concedidos de acordo com o desempenho nas disputas. O nível da inteligência artificial na dificuldade padrão é bem desafiador e por vezes agressivo, exigindo domínio das características dos veículos usados e que coloque em prática seu conhecimento sobre as pistas e suas curvas.

Corrida na lama

São mais de 130 eventos disponíveis, cada qual com desafios próprios, incluindo desafios específicos dos patrocinadores que podem ser desde realizar derrapagens longas até tirar tinta de outros carros. De acordo com os feitos do jogador, provas contra rivais específicos também são desbloqueadas, testando suas habilidades em disputas acirradas no 1 contra 1.

Conforme a carreira progride, a história do piloto é acompanhada de perto pelos podcasters James Pumphrey e Nolan Sykes, que não apenas elucidam a evolução do jogador, mas também dialogam com outros pilotos sobre seu desempenho e o mundo das corridas e eventos de rally.

O mais legal de tudo aqui é a dublagem em português brasileiro de Pumphrey, realizada de forma magistral por ninguém menos do que Wendell Bezerra, o eterno Goku. O dublador proporciona um carisma sem igual aos diálogos, tornando os podcasts excelentes passatempos entre as corridas.

Uma garagem e tanto

Dirt 5 conta com 61 veículos, sendo a grande maioria baseada em contrapartes reais, com algumas poucas máquinas originárias das mentes dos desenvolvedores para completar o pacote.Dos potentes Lancer Evolution e Subaru Impreza até os fictícios WS Racing Mudclaw e WS Auto Racing Titan, o jogo oferece experiências variadas de acordo com cada veículo selecionado. São 13 categorias ao todo, com máquinas possantes que diferem em peso, potência, manuseio e desempenho.

Corrida na terra

Essa variedade de características é o que desafia de fato o jogador, afinal é preciso aprender a domar cada uma dessas feras automobilísticas para obter sucesso nos eventos. Aqui, duas características se destacam: desempenho e manuseio. Estas são classificadas entre C e S, sendo a última a melhor classificação. É nítido que veículos de desempenho S levam vantagem em praticamente todos os cenários, especialmente se forem veículos parrudos 4×4.Porém, Dirt 5 peca por não oferecer customização e aplicação de melhorias em seus veículos. O jogador deve se contentar com as características pré-estabelecidas, o que limita bastante suas escolhas.

Para os visuais dos carros, o jogador tem uma vasta seleção de cores, padrões de adesivos e outros floreios estéticos coloridos a seu dispor para criar visuais únicos de acordo com seu gosto. Novas opções desbloqueiam conforme o nível de piloto e de patrocinador aumentam, e basta comprá-las com o dinheiro adquirido nas corridas. Uma pena não ser possível modificar peças como capôs, pára-choques, saias laterais e outras peças visuais dos veículos.

Tour mundial

Dirt 5 conta com locações reais em cinco continentes, com provas em locais como Brasil, China, Itália, Estados Unidos, Noruega e Marrocos. Cada localidade é repleta de detalhes e elementos nos cenários, com uma apresentação visual impecável.O grande destaque de Dirt 5, no entanto, está em seu sistema de alteração de clima em tempo real e avanço de tempo. O jogador pode iniciar uma corrida em uma tarde seca, e finalizá-la sob muita chuva, ou à noite e com seu carro completamente coberto de lama.

Essas alterações não afetam o layout das pistas, é claro, mas exige adaptação por parte do jogador. Nuvens podem cobrir o trajeto e tornar tudo mais escuro, assim como as penumbras da noite dificultam a visão do caminho em locações menos iluminadas. Tempestades de neve podem dificultar ainda mais a visão. Poças de água têm efeito de resistência em veículos menores, o que também exige atenção caso esteja usando carros mais leves.

Corrida na chuva

A alternância entre asfalto, terra, lama, neve e lagos congelados como pistas também se mostra como desafio único para as habilidades do jogador. Correr em pistas de terra significa enfrentar morros e alterações no trajeto, exigindo maior controle vertical por parte do piloto; provas no gelo exige, por outro lado, são mais exigentes no controle horizontal do veículo, que desliza com muito mais facilidade do que em outros terrenos, independentemente de suas características como tração e manuseio.

Tudo o que foi dito até aqui sobre a alteração de clima e avanço dos períodos do dia em tempo real foi para reconhecer que essas características, em conjunto com as pistas e as locações únicas onde se encontram, são tão rivais de quem está jogando quanto outros pilotos controlados pela inteligência artificial. É um dinamismo que traz vida para as pistas, e essa é uma qualidade inegável do título da Codemasters.

Como nem tudo são flores…

Tecnicamente, Dirt 5 não faz feio. No Xbox One X, plataforma utilizada para a análise, há dois modos: fidelidade visual e taxa de quadros. O modo de taxa de quadros diminui a resolução do jogo, e conta com qualidade visual inferior para entregar 60 quadros por segundo de fluidez. Funciona muito bem, no geral, com quedas eventuais em momentos de tela cheia de carros e efeitos visuais, mas que passam rápido e não afetam em nada a experiência. O modo de fidelidade visual trava a taxa de quadros em 30 fps, mas oferece maior resolução, melhor qualidade de texturas, sombras e efeitos visuais. Cabe ao jogador selecionar a opção melhor compatível com seu gosto pessoal. Ambas funcionam muito bem e têm qualidades enormes.

Derrapando na curva lamacenta

Graficamente, Dirt 5 é maravilhoso, especialmente pela qualidade visual das pistas, como já mencionado. Destaque também para a qualidade de iluminação do título, que enriquece as transições climáticas e temporais nas corridas. Entretanto, é preciso mencionar um aspecto que, particularmente, é bastante incômodo. Em algumas corridas noturnas, partes iluminadas de uma das pistas na Itália podem piscar sem mais nem menos. Esse problema, chamado de “flicker”, não é constante, mas é bastante perceptível para quem for exigente no aspecto de fidelidade visual.

No modo de desempenho, ainda sobre os aspectos visuais do jogo, objetos do cenário e até mesmo efeitos de luzes e sombras tendem a aparecer somente quando o jogador está muito perto de seu ponto de origem. Compreensível, no entanto, afinal o modo de desempenho atinge seu principal objetivo ao custo de melhorias visuais.

Uma experiência mais que recomendada

Dirt 5 é uma experiência única. É um jogo cuja pilotagem dos carros é gostosa. O jogo é desafiador, mas ao mesmo tempo é acessível a jogadores novatos, puxando sua jogabilidade para algo não tão simulação quanto a subsérie “Rally” da franquia. Opções de auxílios cuidam de jogadores casuais e novatos, enquanto os veteranos podem desligar todo tipo de ajuda de pilotagem e buscar cumprir seus desafios pessoais em dificuldade acentuada.

Dirt 5 conta com um excelente número de veículos distribuídos em categorias distintas e diversas localidades incrivelmente lindas a serem visitadas. O sistema de clima e período do dia em tempo real torna as pistas verdadeiras oponentes de quem joga, e dá um dinamismo e uma variedade muito interessante ao título. E, de quebra, Dirt 5 pode ter sua vida útil estendida na criação de trajetos personalizados e ao correr em desafios criados por outros membros da comunidade no Editor de Pistas.

Esta review foi feita com uma cópia de Xbox One cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Dirt 5

9

nota final

9.0/10

Prós

  • Jogabilidade acessível, mas desafiadora
  • Vasto número de carros e pistas
  • Variedade de eventos
  • Sistema de clima e período do dia em tempo real
  • Visualmente impecável

Contras

  • Veículos sem modificação de desempenho
  • Personalização do jogador é limitada