review-GranTurismo7-1

Review Gran Turismo 7 (PS4) – A prova máxima de amor ao automobilismo

A franquia Gran Turismo é conhecida pelo desejo de seu criador, Kazunori Yamauchi, em recriar virtualmente seu amor por carros. Gran Turismo 7 é a mais recente tentativa do desenvolvedor de chegar o mais próximo possível da linha tenûe que separa realidade do mundo virtual.

Desenvolvimento: Polyphony Digital

Distribuição: Sony Interactive Entertainment

Jogadores: 1-2 (local) e 1-20 (online)

Gênero: Corrida

Classificação: Livre

Português: Legendas e interface

Plataformas: PS4, PS5

Duração: Sem registros

Carros, uma paixão, milhares de histórias

Gran Turismo 7 é perfeito para os amantes de automobilismo

Gran Turismo 7 possui como um de seus principais pontos ser uma carta de amor a uma das mais importantes criações da humanidade: carros. Além de ser um fantástico game de corrida, o título também serve como um museu para a história automobilística. Logo ao iniciar, somos agraciados com um longo vídeo de introdução mostrando um pouco da evolução dos veículos de quatro rodas, perfeito para os aficionados.

Apresentando mais de 420 carros diferentes, Gran Turismo 7 possui veículos dos mais diferentes produtores automobilísticos. Marcas famosas como Chevrolet, BMW e Honda, marcam presença aqui, assim como algumas com menos pedigree, como a Tesla de Elon Musk.

Além de ter recriado cada veículo, a Polyphony Digital também incluiu uma detalhada descrição que inclui além de informações básicas, curiosidades e até dicas sobre como pilotar melhor tal carro. Também é possível saber mais sobre as criadoras de automóveis disponíveis no game por meio de vídeos especiais, que podem ser acessados através de um menu especial.

Assim como em outros games da série, GT7 oferece uma grande lista de carros para o jogador adquirir

Assim como é de costume nos outros jogos da série, você precisará adquirir novos veículos para poder entrar nas mais diferentes competições. Como já é tradição, Gran Turismo 7 oferece lojas especializadas onde é possível comprar os carros. Infelizmente, o primeiro ponto negativo do título começa aqui. No passado, Gran Turismo separava os veículos em pequenos shoppings que eram de acordo com seu país de origem. No novo game, foi decidido utilizar apenas três estabelecimentos: um focado em carros usados, outro para modelos lançados a partir de 2001 e, finalmente, um especializado em automóveis icônicos.

Fãs de carros mais antigos terão problemas em adquirir suas máquinas mais tradicionais. Se o veículo em questão não estiver disponível na loja lendária – e mesmo que esteja -, será necessário pagar bem mais caro do que o convencional, chances são de que ele só apareça no shop de usados. O problema é que tal estabelecimento usa um sistema de gerador de número aleatórios para oferecer ao jogador uma lista de veículos disponíveis naquele dia. Como Gran Turismo 7 requer conexão online para funcionar, outro problema em si, fica sendo necessário esperar que o lote mude e o carro que você queira fique disponível para compra.

Outras formas de adquirir veículos são: ganhando-os em competições e completando as licenças, os desafios que servem para lhe ensinar como jogar o game. A primeira opção será bastante utilizada pelos jogadores, principalmente aqueles que quiserem completar o novo sistema de objetivo introduzido ao game.

Um passo de cada vez no mundo do automobilismo

Existem várias competições para os jogadores participarem em GT7

Gran Turismo sempre permitiu uma liberdade maior em seu vasto modo carreira. Após a compra inicial de um veículo, era possível então partir para uma variedade de eventos distintos, com o único limite sendo a potência e tipo do carro. Gran Turismo 7 vai pelo caminho oposto, guiando os novos pilotos a passos lentos e de forma mais linear.

Logo ao iniciar Gran Turismo 7, é perceptível que o game não libera todo seu conteúdo de uma única vez. Após adquirir seu primeiro veículo, o café é introduzido e, junto com ele, os “cardápios”, que são pequenos desafios que são oferecidos por Luca, dono do local. Tais missões, que geralmente se resumem a adquirir certos veículos, servem como um tutorial das diversas opções extras, e cumpri-las abre mais possibilidades disponíveis.

Como tal, as primeiras horas de Gran Turismo podem ser consideradas um longo período de tutorial que impede o jogador de progredir à sua própria maneira. Por isso, o game é uma experiência bem mais lenta do que o esperado em outros títulos de corrida, o que pode desagradar aqueles que querem colocar suas mãos em veículos rápidos e acelerar pelas pistas.

GT7 faz com que os jogadores experimentem muitos tipos diferentes de veículos

Outro ponto negativo dessa decisão é que muitas das corridas obrigam o jogador a usar veículos diferentes. Por um lado, é bom experimentar cada um dos diferentes modelos de carros e ir se acostumando aos poucos, mas, o fato de não ser possível utilizar seu automóvel favorito ou algum modelo específico no qual investiu dinheiro, pode ser chato.

A lentidão de Gran Turismo 7 também pode ser sentida com aqueles que querem curtir disputas com amigos. As partidas multiplayer não estão disponíveis no início, sendo necessário completar alguns dos cardápios para poder ter acesso a este modo. Para algo que foi exibido bastante como um de seus principais modos, trancá-lo é no mínimo uma ideia estranha.

Seu próprio estilo de pilotagem

Novatos poderão aproveitar uma série de opções diferentes de acessibilidade

Como um bom simulador de corrida, Gran Turismo 7 oferece uma multitude de diferentes opções de controles. Os corredores podem selecionar formas distintas para movimentar seu carro pela pista: utilizando o analógico esquerdo, direcional ou com movimentos para os lados. Também é possível escolher uma das três formas de acelerar e frear, seja com os gatilhos L2 e R2, X e quadrado – igual na geração PS1 – ou com o analógico direito. Os jogadores também podem utilizar um dos muitos acessórios em formato de volante caso queiram uma experiência mais real.

Além das formas diferentes de controlar, também é possível selecionar uma variedade de diferentes opções que podem auxiliar durante o manuseamento do veículo. Existe uma série de sistema de ajudas como linha de pista, indicadores de onde frear e auxílio no controle durante manobras, que podem ser ativados ou desativados de acordo com a preferência dos jogadores. 

Essa gama de opções diferentes ajuda os novatos a conseguirem participar da diversão que pode ser encontrada em Gran Turismo 7. Obviamente vão existir debates sobre o quanto um jogador com auxílio está realmente experimentando o game, contudo, o GT7 não pune aqueles que não tem habilidade.

Os testes de licença retornam aqui

Para incentivar os pilotos a melhorarem, os famosos testes de licença retornam aqui. Divididos em cinco tiers diferentes, os pequenos desafios ensinam desde o básico de frear e acelerar até a fazer as mais diferentes curvas que podem ser encontradas nos circuitos. Apesar da repetição de alguns testes, completá-los é essencial para conseguir participar de alguns campeonatos.

Além de poder adquirir novos veículos e peças para melhorá-los, Gran Turismo 7 também permite que o corredor possa customizar a performance do seu carro manualmente. Enquanto muitos novatos certamente não utilizarão desta mecânica, a possibilidade de alterar pessoalmente o veículo da forma que quiser irá aumentar bastante o tempo dos pilotos mais experientes com o título.

Realismo é o nome do jogo

O game apresenta belos visuais em seus veículos

A série Gran Turismo sempre prezou por tentar se aproximar do realismo. Gran Turismo 7 continua com essa tradição, apresentando uma jogabilidade que busca recriar dentro da tela da televisão como é a sensação de controlar carros e correr em circuitos e estradas. Obviamente é impossível ser 100% realístico, mas o game consegue chegar perto deste objetivo de uma forma que vai agradar bastante os fãs do gênero.

Cada um dos diferentes tipos de veículos possui suas peculiaridades, e alternar entre eles requer um aprendizado para que o piloto se acostume à sua nova máquina. Carros com tração na roda da frente são mais estáveis em curvas, enquanto os que focam nos pneus dianteiros requerem mais braço para acabar não rodando.

As pistas também possuem peculiaridades únicas e a física do game foi adaptada perfeitamente para se adequar aos diferentes locais que são palco para as corridas. Curvas elevadas requerem uma melhor habilidade de controle do veículo do que aquelas feitas em plano reto, por exemplo. Já os circuitos baseados em estradas reais tem barreiras e outros limites, fazendo assim com que os jogadores precisem saber o momento certo de acelerar e frear.

O modo fotografia deixa os visuais ainda mais bonitos

Uma das novidades de Gran Turismo 7 é o seu sistema de clima, que muda conforme o tempo de corrida e as condições climáticas daquela área específica. A alteração acontece naturalmente, e um exemplo seriam as corridas que começam ao entardecer e terminam já à noite. Chuva também é outro desafio que pode surgir durante as disputas e, uma das coisas mais legais é que, dependendo do circuito, apenas uma parte pode sofrer com a água, enquanto a outra fica seca. Tais mudanças acabam refletindo nos carros, que além de ficarem um pouco mais complicados de se controlar, também possuem efeitos únicos como para-brisas ativados e luzes extras.

O realismo também pode ser encontrado fora das pistas: Gran Turismo 7 tem uma apresentação impressionante. Os desenvolvedores re-criaram tudo o que pode ser encontrado dentro e fora dos circuitos, como lagos, montanhas, prédios e monumentos especiais. Antes do início de campeonatos especiais, uma câmera panorâmica mostra a bela paisagem que cerca alguns dos locais e tudo impressiona pelos ricos detalhes.

Os modelos dos veículos também são muito bonitos. O que chama a atenção é que a Polyphony Digital também recriou o interior de muitos dos veículos disponíveis. Amantes de carros irão ficar agradados com os resultados finais, pois até seus mínimos detalhes foram esculpidos pelos artistas.

Correr não é tudo

Os pilotos mais criativos podem utilizar as opções extras do título para criar visuais únicos para seus veículos

Correr é o principal objetivo do Gran Turismo 7. Seja contra a AI, amigos ou pessoas online, o game oferece uma série de competições e desafios únicos para os pilotos. Além de participar de disputas amigáveis, também é possível entrar no modo Sport e competir como um piloto de verdade, com corridas com regras e punições para aqueles que tentam correr de forma ilegal ou atrapalhar os outros.

Para os amantes de veículos que desejam apenas exibir seus carrões, Gran Turismo 7 também oferece um refinado modo de fotografia, intitulado Scalpes. Nele, os pilotos podem escolher tirar fotos de suas máquinas em diversos lugares diferentes espalhados pelo globo. Para aqueles que não tem experiência fotográfica, o instrutor do local poderá ajudá-lo a preparar algumas imagens bem bacanas. Contudo, os mais experientes podem utilizar a ferramenta para criar verdadeiras obras de artes.

Além dos veículos, também é possível customizar a aparência do seu piloto

Para os designers, Gran Turismo 7 também fornece a opção de customização visual de veículos, que marcou sua estréia na série em Gran Turismo Sport. É possível utilizar peças para alterar a aparência de seu carro, adicionar adesivos ou importar imagens através do site oficial para recriar icônicos visuais de filmes, séries e games. Como Gran Turismo 7 possui famosos carros da cultura pop, como o Toyota AE86 e a BMW M3, é possível facilmente encontrar estilos, criados por outros jogadores e compartilhados dentro do próprio jogo, inspirados em séries como Initial D e Need For Speed.

Também é possível customizar a aparência do piloto, apesar de ser simples comparado ao que é possível em Forza, por exemplo. Capacete e macacão podem ser pintados e modificados com imagens e adesivos para recriar a experiência de ser um piloto de corrida com patrocinadores ou apenas ser um grande meme.

Um belo game com uma bela trilha sonora

Visuais e música se combinam para oferecer uma experiência única

Gran Turismo 7 foi lançado para ambos PlayStation 5 e PlayStation 4, com todos os seus trailers e imagens mostrando todo o poderio do novo console da Sony. Confesso que eu estava preocupado com a falta de demonstração da versão rodando no videogame anterior. Felizmente, para a minha grata surpresa, meus medos estavam errados, e GT7 é bonito até mesmo em um hardware mais fraco.

Os efeitos de iluminação e a modelagem de veículos e pistas é incrível. A apresentação inteira do título merece palmas, mostrando mais uma vez que a Polyphony Digital se preocupa bastante com os visuais. Obviamente que algumas partes, como o modelo dos personagens humanos presentes ao redor das pistas, são bem fracos, mas, o game é bonito naquilo que mais importa.

Junto com gráficos, Gran Turismo 7 também impressiona com uma boa trilha sonora. A lista de músicas possui uma mistura de clássicos temas presentes em títulos anteriores da franquia e novas músicas. A parte sonora é tão boa que um modo especial de desafio, batizado de Music Rally, foi criado para desafiar jogadores a completarem o máximo possível de voltas enquanto uma canção toca.

O Brasil marca presença em Gran Turismo

GT7 possui vários veículos que ficaram famosos no Brasil

Apesar de não possuir veículos nacionais, Gran Turismo 7 ainda mostra um carinho especial pelo Brasil. Além de estar totalmente traduzido em nossa linguagem, o famoso circuito de interlagos é uma das pistas disponíveis. A descrição de alguns dos carros que são queridos em nosso país também mencionam os diversos apelidos criados pelos moradores de nossa terra.

Além disso, um dos oponentes digitais que é possível enfrentar é Igor França, o campeão da Copa das Nações da FIA de Gran Turismo Sport em 2018. O Brasileiro também é um dos professores do modo licença e oferece dicas importantes para os pilotos novatos melhorarem suas habilidades automobilísticas.

Nem tudo é perfeito

GT7 é bom, mas o game tem seus problemas

Apesar de todos os seus pontos positivos, Gran Turismo 7 não é um game perfeito. Existem alguns problemas de estabilidade na versão de PS4, o que é esperado, afinal de contas, o console da Sony já é bem velho e seu hardware não consegue competir diretamente com o seu sucessor. Apesar disso, GT7 faz o seu melhor para rodar estavelmente no aparelho.

Os principais pontos negativos de Gran Turismo 7, em minha opinião, são três: A necessidade de ficar online, microtransações e a remoção de um elemento importante na experiência. Começando pelo foco de precisar estar conectado à rede mundial de computadores, o jogo é um produto que pode ser aproveitado sozinho, contudo, é impossível prosseguir e salvar seu progresso se o console não estiver online. Algo que já era uma reclamação presente no Gran Turismo Sport e que novamente continua aqui.

Apesar dos bons visuais, GT7 sofre alguns problemas de estabilidade no PS4

Já as microtransações existem para dar um apoio extra aos jogadores que querem pular diretamente para os veículos rápidos. Obviamente isso implica em uma certa desvantagem para aqueles que desejam prosseguir naturalmente, mas a sua existência em um game que preza pela lentidão e aprendizado é de se estranhar. O preço também é bem salgado, principalmente se comparado com Gran Turismo Sport.

Por fim temos a remoção de um importante elemento de Gran Turismo: a possibilidade da venda de veículos. Conseguir créditos nunca foi difícil na série, mas, a revenda dos carros adquiridos ou conseguidos como prêmios, era uma das principais formas de os jogadores conseguirem atingir os milhões necessários para comprar as super-máquinas facilmente. Com Gran Turismo 7 recompensando jogadores com muitos carros, seria muito bom poder se livrar de alguns que você não queira mais utilizar. Infelizmente, foi decidido remover essa possibilidade e agora sua garagem fica lotada com muitos veículos que nunca serão utilizados.

Uma vitória para os amantes automobilísticos

Gran Turismo 7 pode não ter dado a largada nos jogos de corrida para consoles da nova geração, contudo, ele encerra a era do PlayStation 4 com uma vitória surpreendente. Apesar de possuir alguns problemas, o título da Polyphony Digital entrega uma experiência sensacional que os amantes de carros irão curtir bastante. Com uma grande lista de veículos e diversos circuitos espalhados pelo mundo, todos vão ter bastante conteúdo para se distrair por um bom tempo.

Cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Gran Turismo 7

9.5

Nota Final

9.5/10

Prós

  • Visuais muitos bons
  • Jogabilidade simula bem o controle de um carro
  • Muitas opções de customização de controles
  • Uma carta de amor aos automóveis e sua longa história

Contras

  • Sempre online
  • Início do game é lento e muito limitado
  • Alguns problemas de perfomance podem ser vistos no PS4