Capa de Drink More Glurp para Nintendo Switch

Review Drink More Glurp (Switch)

Drink More Glurp é um party game que oferece uma experiência frenética e hilária, e uma jogabilidade complexa mas acessível utilizando poucos comandos. Ainda que tenha como foco o multiplayer, ele permite que um jogador sozinho jogue o modo principal e ainda possa enfrentar certos desafios exclusivos, garantindo algumas horas de diversão.

Como um povo alienígena, com acesso aos nossos sinais de rádio, televisão e internet, veriam nossos esportes? E mais que isso: quantos equívocos seriam colocados em uma tentativa de reproduzir essas provas em outro planeta? Glurp é a bebida enlatada que atua como principal patrocinador dessa competição imaginária, e a estética frenética e imperativa da propaganda é a alma das provas esportivas que o jogador deve enfrentar em Drink More Glurp.

Desenvolvimento: CATASTROPHIC_OVERLOAD

Distribuição: Yogscast

Jogadores: 1-20 (local)

Gênero: Party, Multiplayer

Classificação: Livre

Português: Sim

Plataformas: Switch

Duração: Sem registros

Uma palavrinha de nossos patrocinadores

"E agora, uma palavrinha de nossos patrocinadores"

Não é todo dia que uma premissa tão criativa serve de base para um jogo de videogame. Todos temos familiaridade com competições esportivas como os Jogos Olímpicos ou brincadeiras e gincanas físicas como as que a televisão aberta trazia (e traz até hoje). Também estamos acostumados ao papel mais ou menos intrusivo que assumem os patrocinadores dessas provas: chega a parecer que o foco de tais competições é na realidade a propaganda e a visibilidade aos produtos anunciados. Drink More Glurp parte dessa impressão e traz uma releitura de diversas competições reconhecendo e exagerando a centralidade da propaganda.

Os competidores são seres esféricos que têm como únicos movimentos a rotação de seu corpo (que se dá na interação com os cenários) e a rotação independente de seus dois braços, cada um deles capaz de agarrar-se ao chão, às paredes ou a objetos. É possível customizar em certa medida as cores da roupa e da pele dos seres, além de seus chapéus. As provas, por sua vez, assumem vários formatos: algumas inspiradas por provas atléticas como maratona, salto à distância e arremesso de peso e outras que exigem completar tarefas mais criativas como coletar objetos, atravessar percursos e jogar pinball.

Cada competição, entretanto, pode ser alterada pelo patrocinador da vez. Patins neon se tornam jatos, braços explosivos tornam os movimentos mais erráticos, espremedores de frutas que atrapalham o rolamento dos personagens, bolas de ferro acorrentadas aos competidores… as possibilidades são inúmeras e tornam o jogo complexo e imprevisível — no melhor sentido possível, o que me fez gargalhar a cada prova.

Que comecem os jogos!

Maratona patrocinada pela bola de ferro "stress ball".

Há dois modos de jogo: esta e Desafios. No primeiro, é possível escolher um nível de dificuldade, quantidade de provas e o número de participantes, que pode variar de um a vinte. As provas são sorteadas e, igualmente, os patrocinadores se associam a cada um dos eventos, o que faz com que as possibilidades de combinação sejam muito numerosas e raramente joguemos exatamente o mesmo jogo.

Mesmo no modo multiplayer, cada participante joga individualmente para ter os resultados comparados e uma pontuação atribuída. Pequenos detalhes fazem toda a diferença e esse modo não exige um comprometimento total dos jogadores, já que é possível adicionar ou remover pessoas a qualquer rodada, assim como adicionar mais provas ao final da competição, mantendo a pontuação. O resultado final pouco importa, terminando com uma tela simples com um pódio. A facilidade dos controles contrasta com a surpresa de cada combinação de prova e patrocinador: a cada minuto jogado, a experiência é totalmente diferente e raramente as mudanças se tornam frustrantes.

O segundo modo de jogo, exclusivo para um jogador, é menos diverso, apresentando certas provas pré determinadas que sempre serão patrocinadas pelos mesmos produtos. Cada um dos desafios estabelece valores para premiar com medalhas de ouro, prata ou bronze, que por sua vez liberam novos chapéus para a customização dos “atletas”. A pontuação, bem como o curto vídeo com a técnica utilizada, é enviada a um servidor e é possível participar de rankings para cada prova com jogadores de todo o mundo, e conferir o replay de suas provas.

O espírito da propaganda está sempre presente em Drink More Glurp.

Essa adição oferece uma nova perspectiva sobre o jogo, tornando-o mais competitivo que festivo e aí é que se percebe como a jogabilidade simples, de poucos comandos, se torna complexa na física de cada prova. Enquanto a perspectiva é competir entre amigos, o fracasso nas provas pode ser até mais divertido que o sucesso: a física pode levar a momentos hilários como correr sem sair do lugar, rolar morro abaixo logo antes de chegar ao cume, arremessar um objeto que acaba indo para trás em vez de pra frente. No modo Desafio, entretanto, o fracasso perde um pouco de seu charme e pode se tornar extremamente frustrante, principalmente porque os critérios para medalhas parecem ser muito pouco tolerantes.

Em algumas provas — e creio que isso ocorra de forma diferente para cada jogador — eu não conseguia sair do zero, “penando” para alcançar uma mísera medalha de bronze. Nesse caso, os replays foram de grande ajuda, já que entre os primeiros colocados, em cada prova, havia inúmeras técnicas possíveis para se atingir os objetivos. Reprodução dessas técnicas tampouco é fácil, uma vez que é preciso entender a sequência de movimentos para fazer movimentos mais agudos, mais restritos, criar estilingues ou catapultas com suas próprias pernas. A distribuição do ranking mostra ainda que a curva de conquista de medalhas não é sempre a mesma: em algumas provas são poucas dezenas de jogadores com a pontuação necessária para a medalha de ouro, enquanto em outras grande parte consegue ao menos a medalha de bronze com certa facilidade.

É possível imaginar que inúmeras técnicas e estratégias possam ser desenvolvidas pela comunidade de jogadores, mas para esse modo específico faz falta algumas instruções ou dicas dentro do jogo para tornar um pouco menos frustrante a tentativa, já bastante difícil, de alcançar as medalhas de ouro. Para os completistas, conseguir todos os chapéus será um verdadeiro desafio.

Premiação

De forma geral, Drink More Glurp oferece uma excelente opção para quem pode jogar com amigos e familiares. Os controles são simples o bastante para permitir que jogadores de níveis diferentes de habilidade se divirtam, seja pelo sucesso nas provas, seja pelo fracasso hilário dos personagens. Para quem vai jogar sozinho, é preciso ter uma dose de perseverança para enfrentar os desafios e explorar as inúmeras possibilidades que a física do jogo permite. Entre propagandas ridículas, provas absurdas e sons e visual frenético, Drink More Glurp é a promessa de diversão.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

8.5

nota final

8.5/10

Prós

  • Controles fáceis para começar e difíceis de dominar
  • Visual hilário e absurdo
  • Variedade de jogabilidade nas combinações das provas

Contras

  • Modo desafio (single player) difícil
  • Certas combinações de provas e patrocínios podem ser frustrantes